Setor cultural no Crato tem vitória depois de pressionar publicamente prefeito

 

Setor cultural no Crato tem vitória depois de pressionar publicamente prefeito. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).


Após pressão contra prefeito do Crato setor cultural obtem conquista para ampliação de investimentos. Os movimentos sociais de cultura lançaram na última terça, 09, carta aberta à população denunciando a situação dos equipamentos culturais do Município e a necessidade de mais investimentos na Cultura.

A defesa da destinação de no mínimo 2% do orçamento municipal para cultura conforme deliberado na Conferência Municipal de Cultura realizada em março do ano passado foi a principal reivindicação.

Com a repercussão da carta, imediatamente o prefeito convocou reunião com o movimento. O movimento foi acompanhado pela advogada Luciana Dantas, pesquisadora de políticas culturais e representantes dos Pontos de Cultura do Crato, como o Coletivo Camaradas, Instituto Cultural do Cariri - ICC, Mensageiras da Paz, Ensaio Aberto, Procem, entre outras organizações.

O movimento conseguiu que fosse aprovado no Plano Municipal de Cultura na última quinta-feira, 11, na Câmara Municipal, a destinação inicial de 1% dos recursos não vinculados do município e progressivamente a ampliação para 2% especificamente para a política de fomento.

Para Alexandre Lucas, representante da Comissão Cearense Cultura Viva, essa é uma conquista significativa do movimento. Ele destaca que essa reivindicação teve inicio em 2012. Lucas ressalta que a aprovação do Plano Municipal de Cultura contribuirá para estruturar o planejamento das políticas culturais do Município e ao mesmo tempo é um mecanismo de cobrança jurídica e política do setor cultural.

O presidente do Coletivo Camaradas, o geógrafo e multiartista Ricardo Alves, considera a conquista parcial e enfatiza que a luta terá continuidade nos próximos governos.

A carta foi assinada por mais 50 organizações culturais.

______

Texto encaminhado ao blog por Francisco Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!