Justiça Federal determina que site retire do ar postagens mentirosas sobre vacinas

 

(FOTO | Reprodução).

A 20ª Vara Federal do Rio de Janeiro atendeu pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e concedeu liminar, para determinar a remoção de publicação do site Tribuna Nacional de notícia mentirosa sobre vacinas contra covid-19. A decisão vale para o canal no Telegram do veículo direitista. A publicação negacionista associa os imunizantes a doença que não existe, que o site chama de “síndrome de imunodeficiência adquirida por vacina”, ou “VAIDS”. A decisão é da última sexta-feira (15), mas foi divulgada pela AGU, em seu site, nesta segunda (18).

A liminar determina ainda a retirada de outras 20 publicações do mesmo site, que disseminam fake news contra as vacinas. O prazo para a retirada do conteúdo é de 24 horas a partir da intimação dos responsáveis, sob pena de multa diária de R$ 10 mil relativa a cada publicação no ar. Os responsáveis pelos canais estão proibidos de fazer novas postagens mentirosas sobre o assunto.

Se a decisão é bem recebida pela comunidade científica, ela vem tardiamente, já que uma postagem sobre vacinas no canal desse veículo no Telegram alcançou pelo menos três milhões de pessoas. Uma visita ao site pode constatar que seus “jornalistas” continuam publicando desinformação e notícias falsas.

A ação foi movida contra Luiz Cláudio Custódio da Silva, Vinicius Mariano de Souza e Maria Cristina de Almeida Barroso, donos do domínio. Segundo a AGU, no dia 5 de outubro deste ano foi observado um aumento expressivo nas menções ao termo “VAIDS” na internet. O cruzamento de dados apontou que a fonte da tendência era a publicação dessa Tribuna Nacional.
-----------
Com informações da RBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!