Estudantes da EEMTI Pe. Luís Filgueiras elegem novo Grêmio Estudantil

 

Comissão Eleitoral e representantes das duas chapas durante a apuração dos votos. (FOTO |Divulgação | PLF)

Por Nicolau Neto, editor

Estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Luís Filgueiras (EEMTI PLF), localizada no município de Nova Olinda, no interior do Ceará, se revezaram durante todo o dia desta quinta-feira, 30 de novembro, para escolherem seus novos representantes no Grêmio Estudantil.

O processo eleitoral seguiu todos os trâmites burocráticos, desde o lançamento do edital até a apuração e divulgação dos resultados. Duas chapas foram formadas, a saber: Elite e Tribo Niara.

Conforme o blog apurou junto a representantes das duas chapas concorrentes, o nome ELITE foi escolhido em alusão as palavras Esperança, Lealdade, Informação, Talento e Esperança. Já o nome "NIARA" possui duas versões. Uma de origem africana e outra referente aos povos originários (indígenas). No primeiro significado, ele possui origem no idioma suaíli, presente no leste da África. Na tradução é "aquele que tem grandes propósitos." Na segunda, tem a ver com uma mulher determinada a atingir seus objetivos.

Ambas as chapas tiveram dois momentos para demonstrarem suas intenções e seus planos visando representarem bem a classe estudantil. Na fase inicial, apresentaram as ideias e como desenvolver cada ação dentro de cada departamento. Uma semana depois, as duas proporcionaram ao público escolar um debate, onde cada uma tinha que responder perguntas feitas por eles mesmos e também dos demais estudantes.

Durante todo o dia era perceptível a angústia e o nervosismo pelo resultado que só saiu por volta de 20h30 da noite.

A chapa Elite foi a vencedora conseguindo 136 votos, enquanto que a Tribo Niara obteve 97. Ambas foram formadas por estudantes dos primeiros e segundos anos.

Em conversa com blog, Miguel, presidente da chapa vencedora, destacou a sensação de ter sido junto com os demais integrantes escolhidos para representar a classe discente. "Foi uma sensação muito boa ao saber que 136 estudantes votaram na minha chapa e se eles votaram foi porque acreditam que eu juntamente com os meus colegas do grêmio possamos fazer um trabalho extraordinário, pois não vamos deixar ninguém de lado."

O processo foi acompanhado por equipes de fiscalização, eleitoral e de apoio com participação de estudantes e professores.

A organização do certame ficou com a professora Sandra Matos e o professor Welio. Segundo estes, a posse do novo Grêmio Estudantil está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira, 04.

O presidente deve participar já no dia 08 de dezembro do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis que ocorrerá no auditório da EEEP Violeta Arraes, em Crato com a temática "Letramento Racial: Grêmios Estudantis na Construção de Diálogos Antirracista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!