![]() |
Estudantes da Padre Luís Filgueiras vivenciam assembleia legislativa fictícia. (FOTO | Professor Nicolau Neto). |
Por Nicolau Neto, editor
Com a finalidade de contribuir para que as (os) estudantes compreendam a importância da Democracia, principalmente pelo contexto da formação histórica do Brasil - com momentos de interrupções deste sistema político a partir das ditaduras de 1937 - 1945 e de 1964 - 1985 – além de tentativas de paralisações entre 2022 – 2023, está sendo desenvolvido nas aulas de Sociologia e nas turmas de 3º ano da EEMTI Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, a proposta de aula em que elas (es) simulam uma assembleia legislativa fictícia.
Para tanto, a sala foi dividida em cinco grupos que representam partidos políticos. Cada um recebeu um projeto de lei que foi previamente discutido ao longo do ano passado e nos primeiros meses deste que deviam ser pesquisados, analisados e defendidos durante a sessão. Os grupos/partidos tiveram duas semanas para discutirem entre si e preparem seus argumentos para a apresentação e negociação com os demais visando a aprovação.
Durante a defesa, os demais estudantes que representavam parlamentares podiam se posicionar no tempo destinado a liderança do seu partido e após os debates eles levantavam uma placa feita com uma folha de caderno com as letras A (aprovado) e R (rejeitado).
Os temas distribuídos para elas (es) foram cinco, a saber: Redução do Número de Deputados Federais, Redução da Maioridade Penal, Taxação das Grandes Fortunas, Fim da Escala 6x1 e Fim do Novo Ensino Médio. Em que pese aos dois primeiros, foi destacado que na Câmara Federal já foi aprovada uma proposta em que o número de deputados federais teve um aumento com a criação de 18 novas cadeiras. A proposta da equipe na sala foi pela necessidade de reduzir e não o contrário; já para o segundo, o grupo que o apresentou se posicionou pela continuidade da maioridade em 18 anos. No que se refere aos três últimos projetos, cada partido se posicionou pela aprovação.
Dentre os cinco projetos apresentados, o que teve aprovação apertada na turma do 3º Ano B foi a redução da maioridade penal. Os demais foram aprovados por unanimidade. Na próxima semana será a vez das outras turmas.
A aula tinha como objetivo principal incentivar os estudantes a debater, negociar, argumentar e tomar decisões coletivas, permitindo que experimentassem e vivenciassem a dinâmica do parlamento. E foi atingido, visto que durante e após a sessão fictícia, o assunto continuou. Clique aqui e veja vídeo da aula no Instagram do professor Nicolau Neto.
As aulas estão sendo mediadas pelo professor da disciplina de Sociologia, Nicolau Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!