Educação digital e a importância da conscientização do uso da internet

(FOTO/ Reprodução).

A importância da internet atualmente é inegável, faz parte do nosso dia a dia e é praticamente impossível fugir dela. Utilizamos para informar, comprar e entreter, porém é preciso saber administrar a forma que se utiliza e as quantidades de informação que se recebe.

Uma dúvida recorrente é como proteger crianças e adolescentes da utilização excessiva e do compartilhamento de dados e informações pessoais sem moderação? Estamos na época dos virais, memes e noticias que se proliferam por todas as redes. Também temos ouvido falar no fake News, na tradução livre “notícia falsa”, essas informações são compartilhadas excessivamente sem precedentes e acabam gerando burburinho e confusão.

Para combater a disseminação desse tipo de notícia é preciso investir na educação digital, pois a checagem da veracidade do que se compartilha ainda é um desafio enfrentado por jornalistas e usuários das redes sociais. Então, para que se comece a usar a internet de forma positiva e proveitosa é preciso fazer a conscientização e treinamento das pessoas para o uso das tecnologias.

Qual o papel da escola no combate a fake News e na educação digital? Na sala de aula é importante levantar debater sobre o que está acontecendo no mundo, o professor presta papel importante na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A educação digital não é apenas ensinar sobre o uso correto da tecnologia, mas instruir sobre o impacto e importância da internet na atualidade.

___________

Com informações do Educação Digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!