Câmara de Altaneira aprova feriado para o dia Nacional da Consciência Negra

 

Câmara de Altaneira aprova feriado para o dia Nacional da Consciência Negra.
Zumbi e Dandara Palmares são símbolos da luta contra o racismo e a exploração.
(FOTO/ Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A Câmara de Altaneira aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 026/2021 que institui feriado no município no dia 20 de novembro, data em que simboliza todo um histórico de luta e de resistência da população negra que por mais de três séculos foi escravizada. Marca também a morte de um dos principais líderes e defensores da comunidade negra, o Zumbi dos Palmares.

Apresentado pelo vereador e presidente da casa, Deza Soares (PT), o PL destaca que a data ainda que incluída no calendário escolar, não é efetivamente cumprida mesmo depois de 18 anos e não é feriado em todos os municípios. Levantamento feito pelo Blog Negro Nicolau dão conta de que pouco mais de mil municípios decretaram o dia como feriado e apenas cinco estados instituíram o feriado legalmente.

Na justificativa, ele afirmou que esta propositura contribui para que o grupo que representa mais de 56% da população, possa se sentir contemplado, além de demonstrar que Altaneira, por meio deste parlamento, está acenando positivamente para reconhecer a importância da negritude na formação do país.

Tornar o dia em que se relembra toda uma história de resistência e de luta da população negra do país, é uma das 11 (onze) propostas do Plano Municipal de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade apresentado pelo professor e fundador deste Blog, Nicolau Neto, junto aos poderes executivo e legislativo no mês de maio do ano em curso.

Com a aprovação que ocorreu por unanimidade, Altaneira se torna o primeiro município do Ceará a instituir o 20 de novembro como feriado e entra para a seleta lista que conta com pouco mais de 1.000 que já fizeram o mesmo. Altaneira é também o primeiro do Ceará que conta com um Plano Municipal de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade.

A propositura segue agora para a sanção do poder executivo municipal.

Clique aqui e confira o Plano Municipal de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade.

Postar um comentário

0 Comentários