Secretário de Cultura do Estado participará de ato de entrega do projeto Urbanístico e Paisagístico na Comunidade do Gesso

Comunidade do Gesso, em Crato-CE. (FOTO/ Reprodução/ Whatsapp).

O projeto contemplou a construção de escadarias, corrimões, calçadas, canteiros, espaços de convivência, oratórios e revitalização de terreiros culturais. O trabalho envolveu mão de obra da própria comunidade. De acordo com os integrantes do Coletivo Camaradas, essa ação visa ocupar criativamente a cidade e ao mesmo atrair para localidade ações artísticas, culturais e bem-estar social.         

O projeto também está servindo para consolidar o Sítio Urbano do Gesso, experiência reconhecida por lei municipal, que compreender as margens da linha férrea, no percurso da comunidade. O Sitio Urbano é um exemplo de agricultura urbana que envolve participação comunitária, cuidado coletivo e gestão pública.  

Além da intervenção urbanística e paisagística, o projeto beneficiou cerca de 16 organizações que atuam no Território Criativo do Gesso.

O secretário de Cultura Estado do Ceará, Fabiano Piúba foi um dos articuladores nacionais pela aprovação da Lei Aldir Blanc que contribuiu para reduzir os impactos na economia da cultura no período pandêmico.  

Deverão participar do ato, outros representantes da Secretaria de Cultura do Estado, representantes de pontos de cultura, coletivos, associações comunitárias, universidades, gestores municipais e mestres da cultura popular.

_________________

Texto encaminhado ao Blog por Francisco Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!