ALB/Araripe descerra placa em fachada original em residência histórica de Potengi



Descerramento da Placa da Fachada Histórica
em Potengi. (Foto: Divulgação).
Em sessão solene da Academia de Letras do Brasil, seccional Araripe – Ce, realizada na tarde do último domingo, 30, houve o descerramento da placa Fachada Original da casa da Senhora Margarida Guedes à Rua Francisco Guedes, nº 313 no município de Potengi, na região do cariri.

A ação é fruto de um decreto presidencial da seccional da ALB, Adriano Sousa, datada do último dia 16 de dezembro em que dispõe sobre “o reconhecimento histórico de Casarões Centenários e Fachadas do Centro Histórico dos municípios”. A ideia é condecorar por meio de diplomas e placa de mérito de conservação históricos para estes patrimônios culturais e históricos.

Segundo informações do blog Ubuntu Noticias, os acadêmicos José Saymon Pereira Rodrigues e Maria do Socorro Guedes Venâncio do município de Potengi começaram as pesquisas a partir do decreto.

Foi das mãos do acadêmico José Evantuil de Sousa, da Comissão de Conservação Histórica da ALB/Araripe-CE que Dona Margarida Guedes recebeu o Diploma Fachada Original que reconhece através da referida academia, a preservação arquitetônica característica da memória e do povo do município de Potengi-CE.

Ainda segundo o blog, o Presidente da Academia, Adriano de Sousa, informou que a instituição entra em recesso e retorna normalmente às suas atividades no dia 15 de janeiro de 2019.


Dona Margarida recebendo o diploma. (Foto: Divulgação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!