O
Projeto Leituraço, realizado desde o último dia 3 pela Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo, propôs maior reflexão para a sociedade a respeito de
suas raízes, neste mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20) em
alguns municípios. Até amanhã (14), quando termina o projeto, 800 mil alunos de
1.462 escolas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio terão
realizado leituras simultâneas de obras africanas e afro-brasileiras.
A
reportagem da TVT, em visita ao CEU Vila Curuçá, na zona leste da cidade,
conversou com Gustavo Gomes da Silva, de 10 anos, que deu uma aula sobre
cidadania. Veloz e consciente nos argumentos, o garoto da 5ª série do
fundamental, falou sobre a importância de se conhecer a cultura afrobrasileira
para combater o racismo.
“Se eu sou mesmo afrodescendente, eu quero
saber as histórias da África, porque mesmo que não apareça a moral, como nas
fábulas, elas têm uma moral escondida que você aprende.” Para Gustavo, os
heróis negros desses contos ajudam as pessoas a respeitar os outros, ensinam
que ninguém vive sozinho, isolado. “São
todos em conjunto para combater o preconceito, a fome.”
Gustavo
defende o debate proposto pelo Leituraço, já que “sempre haverá alguém racista”. “É
importante mostrar a realidade a partir do ponto de vista do próprio negro”,
defendeu.
Confira
o vídeo
Com Pragmatismo
Político/Portal Gelede
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!