O
resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 está previsto para sair
na primeira semana de janeiro de 2015. A informação foi liberada pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em contato
realizado pelo Super Vestibular na manhã desta segunda-feira, 10 de novembro.
As
provas do Enem 2014 foram aplicadas neste final de semana, nos dias 08 e 09 de
novembro, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente. No sábado, a
prova foi composta por 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias
(geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 questões de Ciências da
Natureza e suas Tecnologias (biologia e química).
No
domingo, os inscritos responderam mais 45 questões de Linguagens, Códigos e
suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de
Matemática e suas Tecnologias (matemática e física), além da confecção de uma
redação, que teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil".
O tema surpreendeu os candidatos.
As
notas dos testes também devem ser liberadas no dia do resultado do Enem. De
acordo com o Guia do Participante, a nota da prova objetiva não é calculada
levando-se em conta somente o número de questões corretas, mas também a
coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que
formam a prova realizada. Sendo assim, mesmo que o candidato confira quantas
questões acertou, ele ainda não saberá ao certo a nota que ele tirou nos
exames.
Em
2009, o Enem passou por uma reformulação, na qual o Inep adotou uma nova
metodologia de correção das questões objetivas: a Teoria de Resposta ao Item
(TRI). Além de avaliar as habilidades e conhecimentos do estudante, ela também
foi instituída com a proposta de detectar os chutes cometidos pelos alunos.
A
partir dessa ideia, o Inep dividiu as questões objetivas do Enem conforme os
graus de dificuldade. A prova é constituída, basicamente, por 25% de perguntas
fáceis, 50% intermediárias e 25% difíceis. Segundo a TRI, o candidato que erra
questões fáceis não consegue responder as difíceis e vice-versa. Assim, após
identificar o perfil do aluno, o sistema detecta as respostas fora do padrão,
considerando-as como “chutes”.
Via
Vestibular Mundo Educação
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