Comissão do senado aprova inclusão do combate ao racismo no currículo escolar

 

(FOTO |Reprodução |Alma Preta).

A Comissão de Educação e Cultura (CE) do Senado aprovou um projeto de lei que obriga os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio a abordarem o combate ao racismo. O Projeto de Lei 288/2022, do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), recebeu relatório favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

O documento prevê a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394, de 1996) para incluir nos currículos escolares o tema de combate ao racismo e de estudo da cultura afro-brasileira e indígena. Entre os assuntos, deverão ser abordados o enfrentamento ao racismo, o respeito aos direitos humanos e às diferenças, os deveres da cidadania e o estímulo à diversidade étnico-racial nas relações sociais.

A Lei 10.639, de 2003, estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas públicas e privadas, no entanto, segundo um levantamento realizado pelo Geledés Instituto da Mulher Negra e pelo Instituto Alana, sete de cada dez Secretarias Municipais de Educação da região Sudeste do Brasil realizam pouca ou nenhuma ação para cumprir o determinado pelo texto.

Para Randolfe, autor do PL 288/2022, a legislação pode avançar mais, incluindo o racismo como tema transversal nos currículos escolares. Já a Professora Dorinha destaca que a proposição acerta ao tratar do tema de repúdio ao racismo, presente na Constituição de 1988 como um dos princípios fundamentais.

O combate ao racismo passa necessariamente pela educação. Se considerarmos que o racismo possui grande base imagética, a criação de perspectivas adequadas desde a infância contribuirá para a formação de indivíduos zelosos para com os demais seres humanos”, destacou a relatora, segundo publicou a Agência Senado.

A proposta foi aprovada na CE em caráter terminativo e poderá receber, até esta quarta-feira (11), recursos para votação em Plenário. Caso não haja recurso, o texto segue diretamente para o exame da Câmara dos Deputados.

____

Com informações do Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!