Alexandre Lucas prepara livro sobre Cultura de base comunitária

 

Alexandre Lucas é pedagogo e colunista do blog Negro Nicolau. (FOTO | Reprodução).

O pedagogo e escritor Alexandre Lucas prepara o seu oitavo livro, desta vez sobre cultura de base comunitária. O livro deve reunir textos que refletem sobre direito à cidade, organização popular, agitação e propaganda, pontos de cultura, democratização estética, artística e cultural, tendo como referência a experiência desenvolvida pelo Coletivo Camaradas, que fica localizado na comunidade do Gesso, no Crato, Ceará. A previsão de lançamento é dezembro deste ano.

O trabalho do Coletivo Camaradas na comunidade do Gesso ganhou evidência a partir de uma série de ações ligadas ao trabalho comunitário e de articulação em em rede que colocou o Território Criativo do Gesso na pauta da veículos de comunicação e no olhar das pesquisas acadêmicas. O escritor é um dos defensores da produção de uma nova história do lugar, a partir dos aspectos positivos e do protagonismo dos moradores e de suas organizações.

Segundo o escritor, a ideia do livro surgiu "da militância política nos Pontos de Cultura". Lucas enfatiza a necessidade de aprofundar o debate sobre o Cultura Viva enquanto movimento revolucionário e política de estado.

Lucas é o idealizador do conceito Território Criativo do Gesso, realizando um trabalho metodológico de articulação em rede entre sociedade civil e poder público que serve como referência política e pedagógica para a cultura de base comunitária. O escritor iniciou a sua militância politica em 1995, no movimento estudantil. Foi presidente da União dos Estudantes do Crato -UEC, União da Juventude Socialista -UJS e da coordenação do Centro Universitário de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes - Cuca da UNE. É um dos fundadores do Ponto de Cultura Coletivo Camaradas.

-------------

Texto encaminhado ao blog por Paulo Rosi, do Coletivo Camaradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!