Blogueiros de Altaneira: Humberto Batista


Não resta dúvida que a sociedade atual está carregada mais do que a de outrora de uma perca de valores, muitos deles associados ao ócio da juventude influenciados na sua esmagadora maioria pelo avanço tecnológico e concomitantemente no surgimento e expansão das redes sociais como twitter, instagran, whatsapp e facebook.

Na adolescência, por exemplo, há uma influência pesada do consumismo desenfreado, da aculturação que lhes permitem assumir olhares que não são necessariamente seus, posicionamentos de outros, alem de problemas psicológicos e hábitos prejudiciais a si e a outros, corroborando para conflitos e internos que acabam por proporcionar um desvio de valor e aprendizagem obtidos outrora. Quando se perde valores compromete-se a ética e quando o risco da ausência desta, necessariamente a prática cidadã não acontece. Tê-se então uma sociedade doente, tanto corporal quando mentalmente.

Ante a este cenário, não resta dúvida da importância que assume a prática esportiva e o quão fundamental o é o envolvimento maciço dos gestores federais, estaduais e municipais para que o esporte aconteça e se desenvolva de forma constante, tornando-se rotineiro. A prática do esporte, seja ele de qualquer modalidade, beneficia a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações, e principalmente ajuda a resgatar valores como companheirismo, solidariedade e amplia o ciclo de amizades. Ele, o esporte, influencia no desenvolvimento saudável dessas e permite o distanciamento das pessoas da mentalidade errônea que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que os praticantes se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

Iniciativas das administrações públicas que valorizem e fortaleçam a cultura esportiva são louváveis, assim como também aquelas que partem necessariamente da iniciativa particular, como a que fez e vem fazendo Humberto Batista, ex-diretor do Departamento de Esporte que cria oportunidades aos jovens altaneirenses, organizando eventos esportivos no município e fora das linhas divisórias desta localidade. Os últimos campeonatos de futebol desta municipalidade, por exemplo, só ocorreu por sua iniciativa (apesar das parcerias). A copa cariri oeste, os campeonatos em Quincuncá (Assaré), além de vários amistosos pelos municípios vizinhos e o reavivamento da Associação Esportiva Altaneirense – AEA, são alguns exemplos do comprometimento e engajamento do Humberto nesse setor.

Não contente apenas com sua organização, ele resolveu publicizar suas ações a partir do blog “Esporte é Vida”. Esta iniciativa se deu em janeiro de 2012 com a finalidade de divulgar de forma exclusiva o esporte local. Apesar de já está três anos na rede mundial de computadores, o portal só veio a ser atualizado e ganhar notoriedade de forma constante este ano. As primeiras publicações só vieram em setembro de 2012. Já são 81 (oitenta e uma) postagens rendendo até este momento 8072 (oito mil e setenta e duas) visualizações. “Pude neste intervalo de tempo mostrar e divulgar, mesmo que de forma acanhada as ações da prática de esporte na localidade”, disse ele quando indagado sobre a arte de ser blogueiro.

Nascido em 10 de junho de 1971 em Altaneira, casado e com um filho, Humberto já foi Diretor do Departamento de Esporte, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e atualmente é o presidente da Associação Esportiva Altaneirense – AEA.



Postar um comentário

0 Comentários