O 25 de Março: 100 anos depois, é instituida a lei que torna o racismo crime inafiançável


O 25 de março é, sem dúvida, uma data histórica. Por vários sentidos, principalmente para a comunidade negra. Foi nesse dia, por exemplo, que se teve a outorga da constituição de 1824 pelo então imperador do Brasil, D. Pedro I. Atribui-se a essa dia também o pioneirismo do estado do Ceará em extinguir a escravidão, por isso chamada de Data Magna  do Ceará.

Quadro montado por este blogueiro a partir da captura do vídeo que é exibido abaixo.

Porém, mesmo com a abolição da escravatura, a classe negra no Brasil além de ter que enfrentar as mazelas sociais, pois não lhe foi proporcionado alternativas e condições de se inserir na sociedade, tiveram que esperar um século para ver um dos maiores cânceres sociais – o racismo - ser colocado em lei como crime inafiançável. Algo importante para a efetivação da igualdade racial e que foi preciso muito envolvimento dos negros e negras e dos movimentos que levam no seu bojo a luta pelo reconhecimento e valorização negra no Brasil

Confira no vídeo um pouco dessa história.

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!