31 de março de 2025

Golpe militar completa 61 anos com legado de repressão e violência contra a população negra

 

Mulheres negras do Movimento Negro Unificado (MNU) em manifestação na Bahia, durante o regime militar. (FOTO | Reprodução | Memórias da Ditadura).


Em 31 de março de 1964, um golpe militar derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart, instaurando no Brasil uma ditadura que durou 21 anos. Além da supressão de direitos políticos, censura e tortura contra opositores, o regime direcionou uma violência específica contra a população negra, criminalizando suas organizações, apagando sua história e reforçando estruturas racistas que persistem até hoje.

30 de março de 2025

Livro reúne propostas de educadores para fortalecer combate ao racismo nas escolas

 

Ednéia Gonçalves, coordenadora executiva da Ação Educativa e uma das autoras do livro “Educação Antirracista em Diálogo”. (FOTO | Reprodução | Ação Educativa).

Com o objetivo de ampliar os debates sobre o antirracismo na educação brasileira, a Ação Educativa realiza no dia 4 de abril, das 18h às 21h30, o lançamento do livro “Educação Antirracista em Diálogo”, realizado em parceria com o Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista).

29 de março de 2025

UFCA tem primeiro doutorado próprio aprovado pela Capes

 

(FOTO | José Ernandes | No Cariri Tem).

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) teve a aprovação de seu primeiro doutorado próprio, em Biblioteconomia, anunciada na última quarta-feira (26). O curso recebeu conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), após avaliação criteriosa que considerou, entre outros fatores, o nível de publicações científicas do corpo docente.

Sítio Urbano do Gesso é mais do que se pensa

 

Sítio Urbano do Gesso. (FOTO | Reprodução).

Por Alexandre Lucas, Colunista

Num mundo onde as cidades se expandem de forma caótica, sufocadas pelo concreto e pela desigualdade, o Sítio Urbano do Gesso emerge como um farol de esperança. Localizado em Crato, no Ceará, essa experiência comunitária transformou uma área antes abandonada às margens da linha férrea - entre a Estação Crato do Metrô e a Escola Maria Violeta Arraes - em um vibrante espaço de cultivo, convivência e resistência. Mais do que um simples jardim urbano, o Sítio representa uma poderosa resposta às crises ambientais e sociais que assolam nossos centros urbanos, materializando na prática os princípios do direito à cidade.

28 de março de 2025

Estatuto da Igualdade Racial de Altaneira ainda não foi sancionado

 

Da esq. para a dir., Ana Maria, secretária, Valmir Brasil,  presidente e Deza Soares,  Vice-presidente. (FOTO | Reprodução | Câmara Municipal).

Por Nicolau Neto, editor

O município de Altaneira, no cariri, se tornou no último dia 10 de março o 1° do Ceará a aprovar uma legislação que trata do Estatuto da Igualdade Racial.

27 de março de 2025

UECE divulga resultado do curso em Formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas

 

UECE.(FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

A Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais – SATE, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, divulgou na manhã desta quarta-feira, 26, o resultado preliminar da Chamada Pública nº 94/2024, referente a seleção de ALUNOS para o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas – ERER, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Estadual do Ceará.

25 de março de 2025

Ceará terra da luz?

 

Lívia Nascimento. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Lívia Nascimento, advogada

O negro não esteve sob um regime autoritário apenas durante os vinte anos de governo militar; nós estamos sob o regime do autoritarismo há quase 500 anos. Para nós, todos os governos, todos os regimes deste País têm sido ditatoriais, autoritários, e por isso precisamos, agora que falamos em abertura, que estamos às vésperas da construção de um Brasil novo, ter em mente esse dado fundamental para essa nova organização social e política do nosso País. [Os negros que] construíram com sangue, suor, lágrimas e muito sofrimento este País e são considerados cidadãos de segunda classe. Tanto que nos condenam com um racismo ao reverso, quando advogamos o nosso direito de igualdade, o nosso direito de nos vermos representados em todos os níveis de poder. [...] Enquanto não existir a presença negra em todos os níveis de poder, em todas as instituições deste País, estaremos aqui clamando: este Brasil não tem o direito de falar em democracia. (NASCIMENTO, 2014, p.79).

(Depoimento do artista, ativista, intelectual e político Abdias Nascimento à Assembleia Nacional Constituinte de 1987).

A negação do Ceará e a invenção da terra da luz

 

Reisado Mestre Dedé de Luna durante as celebrações do Dia da Mulher Negra Latino-americana na Praça 7 de setembro na cidade de Milagres-CE, 2024. (FOTO | Carlos César Pereira de Sousa).


Por César Pereira, Colunista

No dia 27 de julho de 2020 a página online do Diário do Nordeste, um dos jornais de maior circulação no estado do Ceará passou a veicular uma curiosa reportagem com a seguinte manchete: Origem do cearense: nórdicos superam índios e negros na genética. O texto é de autoria dos jornalistas Nícolas Paulino e Alessandro Torres que se fundamentam numa pesquisa do professor Luís Sérgio Santos da Universidade Federal do Ceará.

24 de março de 2025

Escola cívico-militar: Uma ameaça à democracia do conhecimento e da criticidade

 

Alexandre Lucas. (FOTO |Acervo Pessoal).

Por Alexandre Lucas, Colunista 

A escola militar, concebida ainda no período colonial brasileiro, consolidou-se em 1889 com a criação do Imperial Colégio Militar (atual Colégio Militar do Rio de Janeiro), no contexto da Proclamação da República. Questiona-se: em que contexto histórico e com quais objetivos essas escolas foram criadas? Esses questionamentos são fundamentais para compreender sua inadequação no cenário educacional contemporâneo.

23 de março de 2025

Organizações da sociedade civil pressionam por Plano Nacional de Educação antirracista e antissexista

 

Na imagem, a criança Beatriz desenhando o banner do blog Negro Nicolau. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Organizações da sociedade civil lançaram, nesta quinta-feira (20), um abaixo-assinado para garantir que o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2025-2034 inclua diretrizes voltadas à equidade racial e de gênero.

22 de março de 2025

Planos de Cultura para outra cultura política

 

Irmãos Aniceto. (FOTO | Allan Bastos).


Por Alexandre Lucas, Colunista

O planejamento da política pública para a cultura, resultante dos fóruns, conferências e outros mecanismos de consulta que culminam nos Planos de Cultura previstos nos sistemas de cultura (municipal, estadual e federal), são prerrogativas políticas com dimensão jurídica. Esses planos podem servir como estratégia para redimensionar e colocar no campo da macropolítica a escala da acessibilidade da diversidade e pluralidade cultural para a classe trabalhadora.

21 de março de 2025

Circuito de Formação Eco Costura tem Início no Projeto Nova Vida

 

(FOTO | Reprodução | WhatsApp).

Teve Início na segunda feira dia 17 na Comunidade do Gesso um curso voltado a moda e sustentabilidade tendo a frente a Pedagoga, Empreendedora Criativa e Costureira Maria Renata.

20 de março de 2025

Ministério anuncia plataforma de formação em Direitos Humanos para toda a sociedade

 

(FOTO | Pexels).

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, apresentou a ‘Rede de Educação’ em Direitos Humanos nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF). A iniciativa é voltada à ampliação e ao fortalecimento da formação em direitos humanos no Brasil.

19 de março de 2025

Primeira escola antirracista do sistema OAB será lançada. Saiba onde

 

Unidade da OAB na Bahia. (FOTO | Reprodução | OAB Bahia).


Nesta quarta-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Bahia lança a primeira escola antirracista do Sistema OAB Brasil. O evento de lançamento será realizado no Auditório do Salvador Shopping Business, em Salvador, das 9h às 12h, com inscrições gratuitas.

17 de março de 2025

Redes de Ensino têm ate 28/3 para realizarem inscrições no Selo Petronilha Beatriz

 

(FOTO | Reprodução).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 28 de março, o prazo para inscrição das redes de ensino no Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Para participar, as redes de ensino precisam ter aderido à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e participado do Diagnóstico Equidade.

16 de março de 2025

Brasil conta com 119 povos em isolamento, diz novo livro do Cimi

 

(FOTO | Marcelo Camargo | Agência Brasil).

No Brasil, há registros de 119 povos em isolamento voluntário, também chamados de povos livres. Dentre eles, há os que vivem em 37 espaços sem proteção e que podem ser invadidos a qualquer momento, o que os ameaça em diversas dimensões e pode culminar em seu extermínio. Os dados constam no livro Povos Indígenas Livres/Isolados na Amazônia e Grande Chaco, lançado na última quinta-feira (13), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

15 de março de 2025

Dona Dinha, de Nova Olinda, é reconhecida Mestra da Cultura pela Secult CE

 

Dona Dinha é reconhecida Mestra da Cultura pela Secult -CE. (FOTO | Acervo Pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult -CE) divulgou, na última quinta-feira (13), o resultado do edital “Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará, edição 2024."

Armamento para o pensamento crítico

 

Alexandre Lucas. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Alexandre Lucas, Colunista 

É indiscutível que a palavra escrita é essencial para o desenvolvimento cognitivo, a associação de ideias, a ampliação da memória e da argumentação. A palavra, enquanto produção histórica e social, reflete demarcadores societários e, hegemonicamente, reproduz ideologicamente as ideias das elites dominantes.

14 de março de 2025

Centro Cultural do Cariri recebe atividades da Pré-Bienal do Livro do Ceará

 

Centro Cultural do Cariri recebe atividades da Pré-Bienal do Livro do Ceará. (FOTO | Samuel Macedo).

Com uma programação que antecede a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, a Pré-Bienal do Ceará promove ações em diversas cidades do Estado, levando literatura a escolas, bibliotecas comunitárias e espaços socioculturais. No Cariri, as atividades acontecem de 12 a 29 de março dentro do Programa Formação Leitora da Biblioteca Baobá, do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

13 de março de 2025

A cada 17h, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil, diz boletim

 

(FOTO | Freepeck).

De acordo com o boletim ‘Elas Vivem: um caminho de luta’, da Rede de Observatórios da Segurança, lançado nesta quinta-feira (13), a cada 17h uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil. Os dados são referentes a nove estados brasileiros, em 2024: Maranhão, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Piauí, Pará, São Paulo, Pernambuco e Amazonas.

11 de março de 2025

Altaneira é o 1° município do Ceará a aprovar Estatuto da Igualdade Racial

 

Da esquerda para a direita: Ana Maria, secretária, Valmir Brasil, presidente e Deza Soares, vice-presidente. (FOTO |Reprodução |Câmara de Altaneira).

Por Nicolau Neto, editor

Nos dia 13 e 26 de maio de 2021, mês em que as atenções se voltaram para relembrar e debater os 133 anos da abolição inconclusa da escravização no Brasil, ocorreu no município de Altaneira, no cariri cearense, e no formato remoto, a apresentação do Plano de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade. A ação partiu deste professor e fundado do blog.

10 de março de 2025

Lei do Feminicídio completa 10 anos com impunidade como desafio

 

São Paulo (SP), 08/03/2025 – Ato unificado pelo Dia Internacional de Luta da Mulher. (FOTO |Rovena Rosa | Agência Brasil).

A Lei do Feminicídio completou dez anos de vigência neste domingo (09). Sancionada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, a norma inseriu no Código Penal o crime de homicídio contra mulheres no contexto de violência doméstica e de discriminação.

Rede Municipal Cultura Viva do Crato solicita audiência com prefeito para discutir deliberações do Fórum

 

Rede Municipal de Cultura Viva do Crato. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

A Rede Municipal Cultura Viva, por meio da Comissão Municipal Cultura Viva do Crato, encaminhou à Prefeitura e à Secretaria de Cultura as deliberações aprovadas no Fórum Municipal Cultura Viva, realizado em fevereiro. O documento apresenta propostas construídas coletivamente pelos Grupos de Trabalho do Fórum, com foco na transversalidade da cultura nas políticas públicas do município.

9 de março de 2025

Professora de Altaneira desenvolve site com recursos e suporte para educadores

 

Syntia Tainan. (FOTO | Acervo pessoal).

Por Nicolau Neto, editor

Em tempos de informações cada vez mais disponíveis, principalmente com a criação de inteligências artificias, a exemplo do ChatGPT, não perdermos a capacidade criativa de escrever e escrever com criticidade tem se tornado uma demanda para ontem.

O caso de Francisca Maria do Socorro e os Estígmas da violência de gênero em Milagres-ce

 

...a menina era de cor morena clara, cabelos louros e lisos, nariz um pouco aquilino, olhos castanhos pardos, de aparência franzina trajando vestimentas paupérrimas. Era impúbere... (Relato de Dona Maria). Francisca Maria do Socorro, imagem gerada por inteligência artificial.


Por César Pereira, Colunista

No dia 10 de novembro de 2020 a população do município de Milagres cidade da região do Cariri no Estado do Ceará foi abalada por um crime bárbaro que vitimou perante centenas de testemunhas a jovem Cícera Samires dos Santos Souza.

8 de março de 2025

Morre Mestra Margarida Guerreira, expoente da cultura popular do Cariri

 

Mestre Margarida Guerreira. (FOTO |Reprodução |Diário do Nordeste).

Dia de pesar para a cultura popular cearense. Mestra Margarida Guerreira – a eterna Margá do Guerreiro Santa Joana Darc, da região do Cariri – faleceu nesta sexta-feira (7), aos 89 anos.

6 de março de 2025

Independência de Gana: 68 anos do processo que inspirou a emancipação de outros países africanos

 

A foto mostra o líder político Kwame Nkrumah, primeiro presidente de Gana após o processo de independência do país. (FOTO | Reprodução | AFP).


Há 68 anos, no dia 6 de março de 1957, Gana se tornou um país independente. O território, antes chamado de Costa D’Ouro e colonizado pelo Reino Unido, foi o primeiro país da África Subsaariana — ao sul do deserto do Saara — a conquistar sua independência.

Altaneira adere à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola

 

Entrada de Altaneira-CE. (FOTO | Professor Nicolau Neto).

Por Nicolau Neto, editor

O município de Altaneira, na região do cariri cearense, deu um importante passo visando promover ações de combate ao racismo no sistema educacional e de construção da equidade ao aderir, junto a Ministério da Educação (MEC) à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Ponto de Cultura é processo e não produto

 

Alexandre Lucas, do Coletivo Camaradas, em ação. (FOTO | Reprodução).

Por Alexandre Lucas, Colunista

A ideia de que o Ponto de Cultura é a afirmação da trajetória e da permanência da continuidade tem como referência o fato de que não se trata de produzir um novo produto para ofertar ao Estado, uma lógica semelhante à do mercado. Pelo contrário, o Estado deve garantir que experiências de base comunitária e territorial consigam se afirmar economicamente e politicamente, colocando o processo como parte fundamental de um Ponto de Cultura. Essa é a concepção basilar e de ruptura com as políticas culturais dominantes, que deram origem ao Cultura Viva no país.

5 de março de 2025

‘O poder dos EUA está nos imigrantes’, diz Chimamanda, autora de novo livro que aborda imigração

 

Imagem da escritora Ngozie Adichie durante palestra. (FOTO | Reprodução | Flickr).


Na próxima terça-feira (11), a escritora nigeriana Chimamanda Ngozie Adichie lançará o livro “A Contagem dos Sonhos”. O novo romance será lançado no Brasil, Estados Unidos, na Inglaterra e no Canadá.

4 de março de 2025

O emocionante discurso de Dilma, vítima da ditadura, sobre Oscar de Ainda Estou Aqui

 

Dilma Rousseff. (FOTO | Reprodução | El País).


A ex-presidenta Dilma Rousseff foi às redes sociais, na madrugada desta segunda-feira (3), para publicar um emocionante discurso sobre a conquista histórica do longa-metragem Ainda Estou Aqui, obra dirigida por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional.

3 de março de 2025

‘Ainda Estou Aqui’, que conta a luta de Eunice Paiva por memória pós ter marido morto pela ditadura militar, vence oscar

 

'Prêmio vai para uma mulher que decidiu não se curvar', afirmou o diretor do longa, Walter Salles. (FOTO | Patrick T. Fallon/AFP).

A produção brasileira Ainda Estou Aqui levou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Embora o país já tenha concorrido a estatuetas mais de vinte vezes, essa é a primeira vez que o Brasil traz o troféu para casa.

2 de março de 2025

Professor(a), a educação antirracista esta entre as suas tarefas históricas?

 

Imagem retirada do site Lunetas.

Em toda minha memória escolar, dois contextos me marcaram muito:

1.:  todas as situações de racismo explícito, especialmente as chacotas ao meu cabelo. Na época eu usava muito tranças. Tão certo assim, logo quis alisá-lo. Passei guanidina, escovava, passava prancha e até ferro. Tudo isso era muito mais hostil com as meninas pretas retintas, de cabelos crespos. Alguns professores (as) sabiam e não falavam nada, era tudo muito naturalizado como “brincadeira”.