![]() |
Unidade da OAB na Bahia. (FOTO | Reprodução | OAB Bahia). |
Nesta quarta-feira (19), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Bahia lança a primeira escola antirracista do Sistema OAB Brasil. O evento de lançamento será realizado no Auditório do Salvador Shopping Business, em Salvador, das 9h às 12h, com inscrições gratuitas.
A iniciativa, idealizada pela Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA), tem o objetivo de promover o desenvolvimento da educação antirracista para contribuir na formação de profissionais comprometidos com a igualdade racial e os direitos humanos. As atividades serão voltadas para o desenvolvimento de ações direcionadas a advogados e estudantes de Direito.
Para a presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges, a entidade busca usar a conscientização como ferramenta para auxiliar na formação de advogados e advogadas comprometidos com a causa antirracista. A ação também visa diminuir os índices de casos de racismo na Bahia.
Segundo Daniela, Dados do Conselho Nacional de Justiça revelam que, com 80% da população autodeclarada negra, a Bahia é líder em ocorrências de injúria racial no país, contabilizando um aumento de 647% dos casos entre 2020 e 2023.
O evento contará com as palestras do juiz Fábio Esteves, auxiliar do ministro Edson Fachin, e da promotora do Ministério Público da Bahia (MPBA), Lívia Vaz. Serão tratados temas como a importância do letramento racial para uma atuação eficiente no sistema de justiça e as regulamentações mais recentes sob a perspectiva antirracista para as pessoas que atuam no sistema.
A diretora geral da ESA-BA, Sarah Barros, destaca que a iniciativa representa um marco para a advocacia e para a luta por equidade racial. O projeto tem como objetivo formar profissionais que, além de compreenderem a estrutura do racismo, também estejam capacitados para combatê-lo na prática jurídica.
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas no site da ESA-BA.
____
Com informações do Notícia Preta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!