Dia da Data Magna no Ceará: quando foi insttituido como feriado

 

Museu Senzala Negro Liberto. Na foto: Casa grande e objetos de época (carta de abolição dos escravos em Redenção) (foto: RAFAEL CAVALCANTE).


Na sexta-feira, 25, é comemorada a Data Magna do Ceará, instituída como feriado estadual no dia 6 de dezembro de 2011, na gestão do ex-governador e atual senador Cid Gomes (PDT). A iniciativa foi do então deputado estadual Lula Morais (PCdoB), o qual apresentou o projeto. O dia celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará. O Estado foi a primeira província brasileira a libertar os escravos. As informações são da Assembleia Legislativa.

O Ceará se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, ocorrendo aqui no dia 25 de março de 1884, há 138 anos, enquanto no restante do País aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

Um personagem teve papel fundamental na luta pela libertação dos escravos da província cearense, Francisco José do Nascimento, também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde. Homem de origem humilde, participou ativamente no Movimento Abolicionista no Ceará.

Para saber mais sobre clique no link abaixo:

Tia Simoa definiu os rumos da abolição da escravidão no Ceará

_____________

Com informações  do O Povo.

Postar um comentário

0 Comentários