Projeto Político-Pedagógico das Escolas Quilombolas do Ceará

 

Projeto Político-Pedagógico das Escolas Quilombolas do Ceará. (FOTO/ Seduc - CE).

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc) lançou, no último dia 24 de fevereiro, o documento Projeto Político-Pedagógico das escolas quilombolas do Ceará. A iniciativa é da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional (Codin) e visa contribuir para o enriquecimento das discussões sobre essa temática no interior de cada unidade de ensino.

A cerimônia de apresentação e divulgação do documento contou com a presença de secretários municipais de Educação, técnicos e lideranças do Movimento Quilombola do Ceará. No dia 25, às 9h, a Seduc promoveu o Encontro Formativo virtual para Técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SMEs) e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) dos 24 municípios com escolas localizadas em territórios quilombolas.

O documento integra o conjunto de ações da Seduc em atendimento à Resolução CNE/CEB nº 8/2012 e às reivindicações do Movimento Quilombola do Ceará.

Organização

Como resposta às demandas apresentadas pelo Movimento Quilombola, a Seduc publicou um chamamento público, selecionou e contratou consultoria especializada na área de Educação Escolar Quilombola para subsidiar a elaboração do documento. A construção do material primou por respeitar a participação das comunidades e escolas quilombolas, legitimando os ideais e as práticas construídas por seus diversos sujeitos. Assim, foram realizados encontros regionais com participação ampla e colaboração daqueles que pensam o projeto de sociedade e de escola dos quilombos do Ceará.

Os encontros resultaram na construção de um documento de referência para as comunidades, escolas, SMEs, Credes e Seduc. O documento apresenta mais do que orientações para a elaboração dos PPPs, trazendo também inspirações para pensar a escola e a educação quilombola como um todo, permeada pelo conceito de Pedagogia de Quilombo e seus Eixos, cunhados nas discussões desenvolvidas nos encontros.

__________________

Com informações do Portal da Seduc - CE. Clique aqui e confira o documento.

Postar um comentário

0 Comentários