Guedes quer tirar recursos do Fundeb para inflar “Bolsa Família” de Bolsonaro


(FOTO/ Antonio Cruz/ Agência Brasil).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, planeja tirar os recursos do Fundeb, fundo de financiamento da educação básica, para investir no programa proposto pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir o Bolsa Família, o Renda Brasil. A informação é do jornal O Globo.

A transferência dos recursos, no entanto, ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. O Fundeb atualmente está no centro das discussões entre o Legislativo e Executivo, já que o fundo é válido só até o fim deste ano e precisa passar por reforma.

Os recursos do fundo são destinados principalmente a municípios que não atingem o investimento mínimo por aluno, estabelecido anualmente. Para este ano, os repasses estão estimados em cerca de R$ 16 bilhões, segundo o Orçamento.

O plano de Guedes é usar o valor adicional do fundo, que pode chegar a 20% do orçamento original, para criar um benefício adicional no Renda Brasil específico para crianças. O valor pode chegar a R$ 200 por criança, segundo o jornal O Globo.

O Renda Brasil faz parte da estratégia de Bolsonaro para garantir popularidade através de investimentos na área social. A mudança de nome também é uma tentativa de se desvincular do programa criado pelo governo do ex-presidente Lula.

_______________________________

Com informações da Revista Fórum

Postar um comentário

0 Comentários