Psol cresce e cariri terá no mínimo três nomes de peso como pré-candidatos a prefeito


Demontier, Zuleide e Edson são pré-candidatos a prefeito em Juazeiro, Crato e Potengi,
respectivamente. (FOTO/ Reprodução/ Facebook/ Montagem/ Blog Negro Nicolau).

Por Nicolau Neto, editor-chefe

Definido a nova data das eleições para novembro em face da pandeia do novo coronavirus que já matou mais de 77.000 (setenta e sete) mil pessoas no país, o desafio dos partidos é lançar nomes para concorrerem a vagas no legislativo e no executivo.

Em Altaneira, na microrregião do cariri oeste, a disputa ficará centrada entre PT (do atual prefeito Dariomar Rodrigues) e o PDT (do ex-prefeito Delvamberto Soares) - antes aliados políticos e hoje adversários. Essa disputa se verificará inclusive nas cadeiras para a Câmara, visto que vereadores e vereadoras aproveitaram o prazo eleitoral e migraram para essas duas agremiações. PSD e Podemos, ambos oposição ao prefeito, devem também lançar pré-candidatos/as a casa legislativa. Mesmo já tendo apresentados nomes para fazer frente ao atual prefeito, a tendência é que ambos formem alianças com o PDT e este venha como cabeça de chapa.

O mesmo não se verificará em outros municípios do cariri. Nesses os/as eleitores/as poderão ir às urnas com mais possibilidades de escolha. E o melhor, com um projeto de governo diferente dos sempre vistos. Projetos que se se articulam com as lutas antifascistas, antirracistas, com as causas antihomofobia, do feminismo com recorte para o feminismo negro, com as lutas em favor de trabalhadores/as, dentre outras.

Em Juazeiro esse projeto vem sendo levantado pelo jornalista Demontier Fernandes; em Crato pela professora universitária Zuleide Queiroz e em Potengi pelo agricultor Edson Veriato.

Já na capital, há disputas internas e um debate deverá apontar qual nome representará a sigla na disputa ao executivo. O deputado estadual Renato Roseno e a ativista social Helena Vieira são os nomes que disputam a preferência da militância do Psol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!