2 de junho de 2024

Questões de Sociologia

(FOTO |Reprodução).


Por Nicolau Neto, editor

TEMA: abolição da escravidão no Ceará

01 - Nesta última segunda-feira, 25, o Ceará celebrou a Data Magna em referência ao ano de 1884 que, segundo a literatura histórica tradicional ocorreu a “abolição” da escravatura. O fato colocou a província cearense como a primeira do Brasil a libertar as pessoas em condições escravas, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea (1888). Esse fato, porém, é criticado por estudos baseados em fontes. Uma das críticas é:

A. A data reforça a participação de outras pessoas que contribuíram para o fim da escravidão no Ceará;

B. Não existe uma lei que tenha acabado com a escravidão no Estado do Ceará em 1884;

C. Não considera a participação de Dragão do Mar no evento;

D. O que aconteceu em 25 de março de 1884 foi uma festa, fazendo com que apenas Milagres permanecesse com a escravidão.

TEMA: ações afirmativas na educação para a população negra e indígena

02 - Com o tema “20 anos da lei 10.639/2003 – educação, resistência e equidade racial”, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Padre Luís Filgueiras, em Nova Olinda-CE, realizou em 20 de novembro de 2023, Dia Nacional da Consciência Negra, um conjunto de ações desenvolvidas em sala de aula. As atividades foram parte do projeto “aCORde uma voz”, da área de Ciências Humanas. Marque a alternativa que corresponde ao que diz a Lei 10.639/2003:

A. Tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, mas apenas no ensino médio;

B. Tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, mas apenas no ensino fundamental;

C. Tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares, mas apenas na educação infantil;

D. É obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, sendo elas públicas ou particulares. Os conteúdos serão dados em todas as disciplinas e durante todo o ano letivo.

03 - Vindo para incluir outro grupo excluído do ensino nas escolas brasileiras, a Lei 11.645, de 2008, apresenta a seguinte proposta:

A. Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados dentro de uma disciplina de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena que será organizada pelas escolas a partir da aprovação da lei;

B. Obriga que as escolas, publicas e particulares, incluam em todas as disciplinas a temática “História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.”

C. Torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena apenas nas escolas públicas;

D. Torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena apenas nas escolas particulares.

TEMA: ideologia do branqueamento

04 - Nas duas primeiras semanas de junho de 2024, estudantes dos 1º anos A, B e C, da EEMTI Padre Luís Filgueiras (Nova Olinda-CE), participaram da Oficina Antirracista intitulada “A mestiçagem como ideologia de branqueamento.” As atividades contaram com a participação da estudante Maria Edilaine, do 2º Ano B, que foi uma das mediadoras. Esta ação faz parte do projeto “aCORde uma voz” e busca cumprir as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Um dos objetivos da oficina era:

A. Identificar a relação entre os movimentos migratórios e a política de “branqueamento da raça” durante o período imperial;

B. Analisar como a elite brasileira da época buscou sempre promover a união entre as raças;

C. Entender como as migrações pouco foi usada pela elite governante para o que eles chamaram de “purificação” da população brasileira;

D. Demonstrar que nunca houve um projeto racista nas terras indígenas.

05 - Uma das fontes históricas que foi utilizada para o desenvolvimento da Oficina Antirracista “A mestiçagem como ideologia de branqueamento” nas primeiras semanas de junho de 2024, foi o quadro “a redenção de Cam”, uma pintura óleo sobre tela, 199cm x 166cm, de Modesto Brocos, 1895. Analisando o quadro e de acordo com as conversas em sala, marque a alternativa correta.

Modesto Barros y Gomez (1852 - 1936) A redenção de Cam, 1895. Disponívelem: http://www.dezenovevinte.net/bios/bio_mb_arquivos/mb_1894_cam.jpg 

A. Essa pintura foi utilizada para ilustrar um texto científico sobre negritude do poeta argentino e diretor do Museu Nacional, João Batista de Lacerda, no Congresso Universal das Raças, em Londres, em 1911;

B. Essa pintura foi utilizada para ilustrar um texto científico sobre branqueamento do político norte-americano e diretor do Museu Nacional, João Batista de Lacerda, no Congresso Universal das Raças, em Londres, em 1913.

C. Pela pintura, notamos a política eugenista que representou um conjunto de ações racistas que tinha como principal objetivo “melhorar” as características da população. Essa ação consistia em excluir grupos considerados “indesejáveis” (africanizados) para os “intelectuais da época”;

D. É possível destacar o olhar do pai, este branco, que não está orgulhoso ao ver a filha também branca, como uma sensação de injustiça”.

TEMA: a construção do pensamento antropológico

06 - O avanço colonialista europeu sobre as Américas, grande parte da África, Ásia e Oceania, alcançado a partir do século XVI, não resultou apenas em dominações, mas também a construção do conhecimento antropológico. Marque a alternativa que contém corretamente as razões que levaram a esse pensamento antropológico:

A. relatos de viagem, narrativas descritivas, investigações e todo tipo de documentos históricos sobre populações até então desconhecidas pelos dominadores; 

B. Estudos científicos que foram realizados logo nos primeiros contados no século XV;

C. Estudos científicos que foram realizados logo nos primeiros contados no século XVI;

D. Essas informações foram produzidas desde o começo das explorações europeias, mas só no século XX foram organizadas em ciência.

07 - A produção de estudos científicos sobre as populações nativas, que os europeus chamavam de “primitivas”, tinham interesses por trás, a fim de conhecê-las melhor. E conhece-las melhor para que? Marque a alternativa que seja capaz de responder a esta pergunta:

A. Para ter uma relação respeitosa com essas populações;

B. Para definir estratégias de uma boa confivência com os indígenas (nativos);

C. Para os administradores coloniais, isso ajudava a dominá-los;

D. Para os religiosos católicos, isso ajudava a entender a cultura dos nativos e a não obriga-los a seguir o catolicismo. 

08 - Uma teoria que foi criticada depois, afirmava que havia sociedades avançadas (as ocidentais) e sociedades atrasadas (as não ocidentais). Críticos dessa ideia afirmaram que ela era etnocêntrica (se julgavam superiores). Marque a alternativa que contenha um elemento que foi base dessa teoria etnocêntrica:

A. O aspecto religioso;

B. Progresso tecnológico;

C. Propriedade coletiva;

D. Parentesco.

09 - Tomando como base a questão anterior, um dos estudiosos desse tema é Lewis Henry Morgan que, elaborou sua teoria em 1877. Assim, desde o século XIX o que definia uma sociedade avançada para as sociedades ocidentais era a existência:

A. Propriedade coletiva;

B. Parentesco;

C. Ausência do Estado;

D. Estado Organizado.

10 - O fato das sociedades indígenas (nativas) não possuírem propriedade privada não significava que elas eram desorganizadas ou atrasadas. Tendo a imagem a baixo como base, marque a alternativa que contem corretamente a forma de organização dessas sociedades:


(FOTO | MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia Hoje: Volume Único. 2ª. Ed. São Paulo: Ática, 2026).

A. Estado;

B. Religião;

C. Ciência;

D. Parentesco.

TEMA: parentesco e propriedade: modos de organização social

11 - “O que costumamos chamar de “família” nada mais é que um nome para um sistema de parentesco.” (Machado, p. 35). Nesses sistemas, além das categorias “pai”, “mãe”, “irmão”, etc,  há também:

A. Papéis determinados;

B. Papéis escolhidos;

C. Papéis que não recebem valores ou obrigações;

D. Uma posição somente.

12 - “Nas sociedades organizadas pelo parentesco, não há a propriedade privada da terra.” (MACHADO, p. 36). Tendo essa ideia como base, as terras para as sociedades nativas (indígenas) eram (são):

A. Particular;

B. De uso individual;

C. Pessoal;

D. Coletivo.

TEMA: invasão europeia na América

13 - Analise a imagem abaixo e marque a alternativa correta sobre a relação entre dominadores (colonizadores) e as populações nativas nas Américas.  


(FOTO | MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia Hoje Volume Único. 2ª. Ed. São Paulo: Ática, 2026).  

A. Nesta charge, existe uma reflexão sobre a relação entre a chegada dos europeus nas Américas e a retirada das terras de posse dos indígenas;

B. Nesta charge, não há nenhuma relação entre a chegada dos europeus nas Américas e a retirada das terras de posse dos indígenas;

C. A desapropriação de suas próprias terras (nativos) não foi consequência da colonização iniciada pelos europeus;

D. A desapropriação de suas próprias terras foi consequência da colonização iniciada pelos europeus, mas os indígenas aceitaram sem lutar.

14 - Do final do século XIX até meados do século XX, antropólogos se dedicaram a documentar a vida indígena em vários lugares do mundo com uma preocupação generalizada: a de que os povos indígenas estavam “acabando”. A justificativa que deram era:

A. O avanço do sistema capitalista;

B. A pouca influência que o capitalismo exercia nessas sociedades;

C. A pouca eficiência do parentesco;

D. O parentesco impedia aquelas sociedades de continuar a se reproduzir.

 

 

 

Gabarito

01 -B; 02 - D; 03 - B; 04 - A; 05 - C; 06 - A; 07 - C; 08 - B; 09 - D; 10 - D; 11 - A; 12 - D; 13 - A; 14 - A.

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