Encontro na URCA discute os 20 anos da Lei que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira

 

Túlio Pereira, Nicolau Neto e Maria Telvira. (FOTO | Montagem | Blog Negro Nicolau).

 

Projetos da Universidade Regional do Cariri (URCA) promovem encontro nesta segunda-feira, 27, com o tema "Consciência negra o ano inteiro". A ação vai falar sobre a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. O evento começa às 14h, na URCA, Campus Crajubar, e propõe incentivar ações que efetivem o cumprimento da lei nas escolas do Cariri.

O professor e palestrante Nicolau Neto é um dos convidados para falar sobre o tema, junto aos professores e pesquisadores da URCA, Túlio Pereira e Maria Telvira. A ação visa aprofundar as discussões que já ocorrem em novembro, mês da Consciência Negra, além estimular as secretarias municipais no desenvolvimento de ações que promovam a efetivação da Lei. O evento é gratuito e aberto para o público em geral, e as inscrições podem ser realizadas pelo link (https://www.even3.com.br/conscienciagepafro/).

O encontro é realizado pelo  do Grupo de Estudo e Pesquisa Afrodiaspórica (GEPAFRO) em parceria com o Núcleo de História e Cultura Afro Indígena e Africana (NIAFRO), ambos da URCA. Os projetos atuam com atividades de formação, pesquisa, extensão e estudo sobre questões raciais, além de promover o letramento de pessoas multirraciais. Os grupos contam com a participação de professores e estudantes da área das Ciência Humanas. A ação também conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) 18 e 19.

Mesmo depois de duas décadas de existência da Lei, os avanços em sua efetivação ainda são insuficientes. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Alana e Geledés Instituto da Mulher Negra, “71% das Secretarias Municipais de Educação realizam pouca ou nenhuma ação para implementar a Lei”.  As informações do estudo sugerem  a necessidade imediata de  adotar medidas que assegurem seu cumprimento.

Assessoria de Impressa GEPAFRO

E-mail: gepafro@urca.br

Telefone: (88) 99944-1274

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!