Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é feriado em 5 estados brasileiro e em uma cidade do Ceará

 

Professor Nicolau Neto durante fala sobre o papel da escola na construção de uma educação antirracista na trajetória pedagógica em Altaneira, em 03/08/21. (FOTO/ João Alves).

Desde 2003, o dia 20 de novembro é oficialmente o Dia da Consciência Negra no país. A data, que marca o aniversário de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, assassinado na mesma data em 1695, não é feriado nacional, mas em algumas partes do país há legislações específicas que transformaram a data em feriado estadual ou municipal.

O caso mais recente de lei sobre o tema foi em São Paulo, onde no último mês de setembro uma lei definiu que a data é feriado estadual. Antes, o 20 de novembro era feriado municipal na capital e em outras cidades do estado. Agora, vale para todos os municípios paulistas.

Além de São Paulo, o dia 20 de novembro é feriado em todos os municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. No Distrito Federal, é decretado ponto facultativo, e as repartições públicas distritais não funcionam.

Já no Estado do Ceará, o único município em que há legislação específica tornando o 20 de novembro feriado, é Altaneira, na região do cariri. A Lei nº 819, de 17 de novembro de 2021 com este teor foi sancionada pelo prefeito Dariomar Rodrigues (PT) e circulou na edição do mesmo dia do Diário Oficial dos Municípios do Ceará.

O texto foi apresentado pelo vereador e presidente da Câmara, Deza Soares (PT) e é fruto do Plano Municipal de Combate ao Racismo e de Promoção da Equidade apresentado pelo professor e fundador deste Blog, Nicolau Neto, junto aos poderes executivo e legislativo no mês de maio de 2021.

_____

Texto construído em colaboração com o Brasil de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!