Tema da redação do Enem é a invisibilidade do trabalho da mulher no Brasil

(FOTO | Wilson Dias | ABr).

Os estudantes que prestam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (5), primeiro dia da prova 2023, têm como tema da redação os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Trata-se de uma questão social relevante, pois abre a possibilidade de o aluno discorrer sobre o trabalho de cuidado com os filhos, com a família, que é desprezado e sem remuneração.

Após quatro anos do governo de Jair Bolsonaro (PL), que atacou a educação e desestimulou a participação, que teve queda nas inscrições, a prova deste ano voltou a ter crescimento, com maioria de mulheres. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, atuaram diretamente para incentivar os estudantes.

“Espero que, daqui pra frente, mais jovens se inscrevam no Enem. E adultos e idosos também. Quem sabe qualquer dia desses eu até me inscreva para fazer um curso de Economia. Curso de gente muito sabida. Estou torcendo para que cada jovem que está indo fazer a prova, com sua caneta preta, não fique nervoso. Se estiver com dificuldade, respire. Tudo vai dar certo”, escreveu o presidente em suas redes sociais.
--------------

Com informações da RBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!