Lula obtém mais de 85% dos votos válidos em Altaneira

 

Luiz Inácio Lula da Silva recebe a maioria dos votos em Altaneira. (EVARISTO SA/AFP). 

Por Nicolau Neto, editor

O resultado das eleições para presidente da República era um dos mais aguardados dos últimos tempos e a noite deste domingo, 02 de outubro, foi sem dúvida uma das mais tensas e demoradas. Mas antes mesmo de ser concluída a apuração total das urnas já era possível decretar a existência de segundo turno entre o atual mandatário, o Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).

As últimas pesquisas até apontaram a possibilidade de vitória de Lula ainda no primeiro turno dentro da margem de erro entre alguns institutos, o que acabou não ocorrendo. Lula obteve 48% do eleitorado, enquanto que Bolsonaro teve a preferência de 43% da população votantes.

O Blog fez uma análise dos resultados para presidente no município de Altaneira, no cariri. Com a totalidade das urnas apurada nas terras alencarinas, Lula teve o apoio de 85,8% do eleitorado, que em números corresponde a 4.283 votos. 

Jair Bolsonaro, por sua vez, foi a segunda preferência dos altaneirenses atingido 7% dos votantes, o que corresponde a 350 votos.

Mas o que esses números significam quando analisamos o desempenho dos/as demais concorrentes, principalmente o Ciro Gomes?

O resultado das eleições para presidente em Altaneira reflete o cenário nacional: Bolsonaro ficou a frente do Ciro. Este obteve 6,3% dos votos válidos (318) enquanto que aquele ficou com a preferência de 7% do eleitorado.

Lula teve ampla maioria, o que já era esperado. Mas é desolador perceber o quanto de altaneirenses que abraçaram o nada, ou melhor, tudo de reacionário e obscurantista representado por Bolsonaro.

O que se pode tirar desses resultados?

Não foi só a estratégia de Ciro que reverteu votos para Bolsonaro ao invés de para si. Percebemos que muitas pessoas estão de fato se identificando com Bolsonaro. E isso é muito perigoso.

É hora de arregaçar as mangas, de colocar o pé  na estrada e conversar com aquelas mais de 1.000 pessoas que deixaram de ir as urnas e explicar a importância de eleger novamente Lula presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!