Divulgada a programação completa do IX Artefatos da Cultura Negra




Entre os dias 18 e 22 de setembro, em Crato e Juazeiro do Norte, ocorrerá o IX Artefatos da Cultura Negra que tem como temática “Aquilombar é Preciso”.

O Congresso Artefatos da Cultura Negra vem desde sua primeira edição, em 2009, sendo construído em constate diálogo com movimentos negros, estudantes, professor@s da educação básica e pesquisador@s vinculad@s às questões da população negra no Brasil e em outros países, bem como instituições de ensino superior do Estado do Ceará e tem se tornado um valoroso espaço de formação política, pedagógica e cultural de professor@s, estudantes de graduação, ativistas dos movimentos sociais e potencializado a produção acadêmica na temática a partir de palestras, mesas redondas, produção científica e oficinas.

Esses diálogos têm pautado sempre a necessidade da construção de uma educação antirracista que positive a presença negra na história e na cultura brasileira. Segundo consta no site oficial do evento, “nesta edição, o evento promoverá mesas de debates, feiras culturais, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, atividades culturais, sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa, relatos de experiências, dentre outros. Pretende-se ainda realizar, como parte da programação do Congresso, o I Mostra de Cinema Africano do Cariri Cearense, com exibições de documentários acompanhadas de rodas de conversa em várias comunidades da região do Cariri cearense: quilombos, ONGs, escolas de educação básica, praças públicas e outros lugares”.

A realização é do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER), Departamento de Educação (URCA), Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Clique aqui e confira a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!