1 de fevereiro de 2026

Cine Gesso completa 13 anos como ferramenta de transformação social no Crato

Cine Gesso completa 13 anos como ferramenta de transformação social no Crato. (FOTO | Reprodução | WhatsApp).

O Cineclube Cine Gesso, iniciativa do Coletivo Camaradas, celebra 13 anos de atividade ininterrupta em 2026. Desde sua fundação em 2013, o projeto tem como missão levar o audiovisual produzido na região do Cariri para dentro da comunidade, fomentando o acesso, o debate e a produção cultural local.

O que começou na comunidade do Gesso expandiu-se significativamente, atuando hoje por todo o Território Criativo do Gesso. A ação contempla escolas, pontos de cultura e diversas organizações da cidade do Crato, realizando em média 3 a 4 exibições mensais.

Para Ana Ruty Paz, presidenta política do Coletivo Camaradas e coordenadora do projeto, o objetivo central é "produzir e reproduzir, a partir da comunidade, conteúdos que façam sentido ao público, sem abrir mão do campo da arte". Ela destaca a escolha do filmes é  comprometida com produções nacionais e regionais e enfatiza que o Cine Gesso se consolida como um espaço para "consumir e pensar a produção audiovisual como ferramenta de transformação social".

Atualmente, o projeto conta com a parceria do Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB), que fortalece sua capacidade de ação.

Próxima sessão e expansão das atividades

A comunidade já pode agendar a próxima sessão: será no dia 07 de fevereiro, às 17h, no Terreiro do Coletivo Camaradas. A exibição do curta “Amor em Cores”, da diretora pernambucana Cinthia Maria, integrará a programação da tradicional Roda de Poesia no Gesso.

Olhando para o futuro, a expectativa para 2026 é ampliar o público e o impacto do projeto. O plano inclui fortalecer as parcerias com escolas públicas, democratizar o acesso ao audiovisual e promover debates que abordem tanto a necessidade quanto os caminhos para a produção audiovisual regional, "dando acesso ao povo".

Sobre o Cine Gesso:

Projeto de cineclube comunitário idealizado pelo Coletivo Camaradas, atua há 13 anos no Território Criativo do Gesso, no Crato/CE. Tem como foco a exibição de filmes nacionais e regionais, seguida de debates, visando  contribuir para ampliar a visão social de mundo através da arte e da cultura.

_____

Texto encaminhado ao blog por Francisco Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!