![]() |
| Regitro do espetáculo"Um Efeito de Cor"no Instituto Brincante, em São Paulo (SP). (FOTO | Thamara Mori). |
No dia 26 de fevereiro, o músico e compositor Franco Galvão lança seu primeiro álbum autoral, “Um Efeito de Cor”, que nasce da leitura do clássico “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves. A obra consiste em uma peça instrumental e visual contínua de 50 minutos dividida em dez movimentos, representando aspectos do que vive a protagonista nos dez capítulos do romance.
No álbum, cada capítulo do livro transforma-se em uma composição única, integrando ritmos inspirados nos toques dos orixás da tradição Ketu – ensinados a Franco por Yuri Passos, ogã do Terreiro do Gantois, em Salvador –, e texturas orquestrais com influências da música ocidental impressionista. O resultado é uma atmosfera musical que desconstrói e recria toques tradicionais, transformando-os em texturas e diálogos rítmicos.
“Fiz uma leitura do livro buscando entender o que vive a protagonista em cada capítulo, e busquei me inspirar na ideia arquetípica de determinados orixás, com seus respectivos toques e simbologias. As faixas, ou movimentos, apresentam os sopros de uma forma bastante textural e rítmica, em diálogo com esses toques e referências”, conta Franco.
O álbum foi gravado em outubro de 2025 no estúdio Trama NaCena, em São Paulo, em quatro dias de gravações, com uma instrumentação composta por dez sopristas e dois percussionistas, além de sons incidentais captados pelo renomado produtor musical André Magalhães, responsável pela captação, mixagem e masterização do trabalho. A direção musical e as composições são todas assinadas por Franco Galvão, responsável também pela idealização do projeto.
Dos palcos às plataformas digitais
O álbum teve origem no espetáculo homônimo, apresentado no ano passado em São Paulo, no Instituto Brincante e no Sesc Casa Verde, e no Teatro Barracão, em Campinas. As performances reuniram 13 músicos no palco para um encontro inédito entre a música de câmara e os ritmos africanos e afro-brasileiros, e propuseram uma jornada imersiva e multissensorial composta por sons, efeitos de iluminação e projeções que se entrelaçaram para traduzir a força da história contada no livro de Ana Maria Gonçalves.
Para manter a dimensão multissensorial dos palcos, o lançamento inclui também um álbum visual, que combina imagens captadas por Franco e pela artista Kelly Pires, responsável pelo videomapping dos espetáculos ao vivo. Criado a partir das projeções dos shows, o projeto visual exibe momentos do cotidiano urbano, cenas da natureza e efeitos que se entrelaçam com as atmosferas sugeridas pelas músicas e pela obra.
Os vídeos acompanham os movimentos e constroem uma experiência cinematográfica e imersiva. “A proposta do projeto como um todo é construir uma forma de experiência múltipla: sonora, a partir do álbum musical; sensorial, a partir do espetáculo ao vivo, com suas luzes, movimentos e performance; e visual, a partir do filme que acompanha o álbum”, resume Franco.
A produção executiva de Um Efeito de Cor é assinada pela Casa do Batuque Produções Artísticas, liderada por Cida Gonçalves. O projeto foi selecionado no Edital Fomento CULTSP PNAB 24/2024, de Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito no Estado de São Paulo.
Em breve, o projeto deve anunciar novas datas de shows presenciais. É possível acompanhar as atividades no Instagram.
O álbum visual pode ser ouvido e assistido a partir de 26 de fevereiro em todas as plataformas digitais e no YouTube.
_________
Com informações da Alma Preta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!