16 de fevereiro de 2026

Álbum visual inspirado no livro ‘Um defeito de cor’ será lançado no final de fevereiro

 

Regitro do espetáculo"Um Efeito de Cor"no Instituto Brincante, em São Paulo (SP). (FOTO | Thamara Mori).


No dia 26 de fevereiro, o músico e compositor Franco Galvão lança seu primeiro álbum autoral, “Um Efeito de Cor”, que nasce da leitura do clássico “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves. A obra consiste em uma peça instrumental e visual contínua de 50 minutos dividida em dez movimentos, representando aspectos do que vive a protagonista nos dez capítulos do romance.

No álbum, cada capítulo do livro transforma-se em uma composição única, integrando ritmos inspirados nos toques dos orixás da tradição Ketu – ensinados a Franco por Yuri Passos, ogã do Terreiro do Gantois, em Salvador –, e texturas orquestrais com influências da música ocidental impressionista. O resultado é uma atmosfera musical que desconstrói e recria toques tradicionais, transformando-os em texturas e diálogos rítmicos.

Fiz uma leitura do livro buscando entender o que vive a protagonista em cada capítulo, e busquei me inspirar na ideia arquetípica de determinados orixás, com seus respectivos toques e simbologias. As faixas, ou movimentos, apresentam os sopros de uma forma bastante textural e rítmica, em diálogo com esses toques e referências”, conta Franco.

O álbum foi gravado em outubro de 2025 no estúdio Trama NaCena, em São Paulo, em quatro dias de gravações, com uma instrumentação composta por dez sopristas e dois percussionistas, além de sons incidentais captados pelo renomado produtor musical André Magalhães, responsável pela captação, mixagem e masterização do trabalho. A direção musical e as composições são todas assinadas por Franco Galvão, responsável também pela idealização do projeto.

Dos palcos às plataformas digitais

O álbum teve origem no espetáculo homônimo, apresentado no ano passado em São Paulo, no Instituto Brincante e no Sesc Casa Verde, e no Teatro Barracão, em Campinas. As performances reuniram 13 músicos no palco para um encontro inédito entre a música de câmara e os ritmos africanos e afro-brasileiros, e propuseram uma jornada imersiva e multissensorial composta por sons, efeitos de iluminação e projeções que se entrelaçaram para traduzir a força da história contada no livro de Ana Maria Gonçalves.

Para manter a dimensão multissensorial dos palcos, o lançamento inclui também um álbum visual, que combina imagens captadas por Franco e pela artista Kelly Pires, responsável pelo videomapping dos espetáculos ao vivo. Criado a partir das projeções dos shows, o projeto visual exibe momentos do cotidiano urbano, cenas da natureza e efeitos que se entrelaçam com as atmosferas sugeridas pelas músicas e pela obra.

Os vídeos acompanham os movimentos e constroem uma experiência cinematográfica e imersiva. “A proposta do projeto como um todo é construir uma forma de experiência múltipla: sonora, a partir do álbum musical; sensorial, a partir do espetáculo ao vivo, com suas luzes, movimentos e performance; e visual, a partir do filme que acompanha o álbum”, resume Franco.

A produção executiva de Um Efeito de Cor é assinada pela Casa do Batuque Produções Artísticas, liderada por Cida Gonçalves. O projeto foi selecionado no Edital Fomento CULTSP PNAB 24/2024, de Gravação e Lançamento de Álbum Musical Inédito no Estado de São Paulo.

Em breve, o projeto deve anunciar novas datas de shows presenciais. É possível acompanhar as atividades no Instagram.

O álbum visual pode ser ouvido e assistido a partir de 26 de fevereiro em todas as plataformas digitais e no YouTube.

_________

Com informações da Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!