17 de fevereiro de 2026

Mocidade Alegre vence o Carnaval de São Paulo em 2026 com enredo sobre Léa Garcia

 

Foliões da escola de samba Mocidade Alegre se apresentam durante o desfile de carnaval no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, Brasil, na madrugada de 15 de fevereiro de 2026. (FOTO | Nelson Almeida | AFP).

A Mocidade Alegre é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo em 2026. O anúncio ocorreu durante a apuração das notas nesta terça-feira (17). A escola do bairro do Limão, na zona norte, conquistou seu 13º título desde 1965, aproximando-se da Vai-Vai, recordista com 15 taças.

Terceira agremiação a desfilar na segunda noite do Carnaval no Sambódromo do Anhembi, no sábado (12), a Mocidade Alegre liderou quase toda a pontuação da apuração. O enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra” celebrou o pioneirismo e o protagonismo negro da atriz Léa Garcia, que morreu em 2023 aos 90 anos.

O enredo da Mocidade Alegre contou com composição coletiva assinada por Aquiles da Vila, Fabiano Sorriso, Lucas Donato, Marcos Vinícius, Márcio André, Fabian Juarez, Fábio Gonçalves, PH do Cavaco, Salgado Luz, Tomageski, Mingauzinho e Chico Maia. A escola investiu na articulação entre a narrativa biográfica e os elementos visuais das alegorias e fantasias.

A escola utilizou o carro abre-alas para abordar a ancestralidade da artista por meio de indumentárias africanas. A narrativa visual das alegorias percorreu marcos da carreira de Léa Garcia, como a premiação no Festival de Cinema de Gramado, representada pelo troféu Kikito. O desfile também exibiu figuras da religiosidade de matriz africana, incluindo uma escultura de Iemanjá equipada com sistema de vazão de água.

Na alegoria final, a atriz Adriana Lessa interpretou Léa Garcia na premiação do Festival de Cinema de Gramado, local onde a artista morreu antes de receber uma homenagem. A evolução recebeu destaque entre os quesitos avaliados, embora a escola tenha apertado o passo no final e encerrado a apresentação nos segundos extras para evitar punição por estouro de tempo.

Trajetória de uma pioneira

A Mocidade Alegre descreveu em seus perfis nas redes sociais o enredo como uma rapsódia negra que colocou em foco a trajetória artística de uma das maiores atrizes do país. “Léa foi uma das pioneiras no teatro e no cinema brasileiros. Estreou no palco do Teatro Experimental do Negro, foi celebrada com a Palma de Ouro em Cannes e premiada no Festival de Cinema de Gramado. Tornou-se a vilã mais vista do mundo na novela ‘Escrava Isaura'”, registrou a apresentação oficial da escola.

A sinopse do desfile estabeleceu conexão com a história da própria agremiação. “Aqui, na Mocidade Alegre, o negro sempre esteve em protagonismo. Por isso, lembramos o carnaval de 1982, que já celebrava os nossos companheiros de jornada como ‘Malungos’. E, assim, cumprimos a missão de trazer à cena mais uma vez uma figura feminina negra de relevância internacional”, afirmou o texto.

O termo “malunga” integrou o título do enredo como saudação à atriz. “Saudamos Léa como nossa malunga, companheira de luta. Esse enredo é um tributo àquelas que ousaram existir além dos papéis que lhes foram dados. Lembramos o nome e o rosto de quem forjou a história do nosso país”, completou a escola.

Rebaixamento e acesso

A apuração também definiu as escolas rebaixadas no Grupo Especial. Rosas de Ouro e Águia de Ouro obtiveram, respectivamente, 248,4 e 248,2 pontos e disputarão o grupo de Acesso 1 em 2027. As duas escolas foram campeãs do Grupo Especial no Carnaval de 2025 e 2024, respectivamente.

Na manhã desta terça (17), a Acadêmicos do Tucuruvi venceu o Acesso I do Carnaval paulistano. A Pérola Negra, escola da Vila Madalena, ficou em segundo lugar. As duas agremiações devem integrar a elite do Carnaval de São Paulo em 2027.

As vencedoras do Grupo de Acesso I voltam para se apresentar no Desfile das Campeãs, neste sábado (21), junto da Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé e Barroca Zona Sul, do Grupo Especial, e Morro da Casa Verde e X-9 Paulistana, campeã e vice-campeã do Grupo de Acesso II.

--------------

Com informações da Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!