![]() |
| Árvore de origem africana, o baobá se destaca pela capacidade de armazenar água em seu tronco. (FOTO | Reprodução). |
Por Nicolau Neto, editor
Na próxima quarta-feira, 18, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) promoverá junto a outros movimentos sociais, grupos de estudos, professores e professoras da educação básica e ensino superior e secretarias de educação de municípios do cariri uma roda de miologem visando a criação de uma licenciatura em Educação Escolar Quilombola no Cariri.
O encontro está alinhado com o Plano Nacional de Educação (2024–2034) e diretamente ligada as diretrizes com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), lançada em 2024 pelo Ministério da Educação (MEC). Por ela, há o reconhecimento do “direito das comunidades quilombolas a uma educação específica, diferenciada e contextualizada, pautada no respeito à identidade étnico-racial e à ancestralidade”, diz em nota o GRUNEC em suas redes sociais.
“A Roda de Miolagem sobre a criação da Licenciatura Especial em Educação Escolar Quilombola no Cariri Cearense representa um marco na consolidação de políticas educacionais comprometidas com a equidade racial e a valorização dos saberes tradicionais”, destacou o grupo.
O evento ocorrerá de forma híbrida (presencial e remota) a partir das 14h00. Para aqueles que desejam se fazer presente, o local será no Terreiro das Pretas, em Santa Fé (Crato).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!