19 de fevereiro de 2026

Com homenagem a sambista que marcou sua história, Viradouro é campeã do Carnaval do Rio

 

Mestre Ciça, no desfile da Viradouro, em 16 de janeiro de 2026. (FOTO | Reprodução | Mauro Pimenta | AFP).

A escola de samba Unidos de Viradouro é a campeã do Grupo Especial do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro. A apuração, ocorrida nesta quarta-feira (18), deu à agremiação o 4º título de sua história.

A Viradouro foi a terceira escola a se apresentar na segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí, com o samba-enredo “Pra Cima, Ciça”, dedicado ao seu mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, referência no mundo do samba. Com uma média de dez em todos os quesitos, a agremiação fechou a apuração com 270 pontos.

Ciça começou sua carreira como passista em 1971 e ingressou na Viradouro em 1999, após passar pela Unidos da Tijuca e pela São Carlos, atual Estácio de Sá. Antes de sua trajetória na bateria, ele também foi mestre-sala. Sua primeira passagem pela escola durou até 2009, quando se afastou. No retorno, dez anos depois, o sambista ajudou a ganhar os títulos de 2020 e 2024. 

Um dos destaques do desfile foi Ciça, que subiu junto aos integrantes da Furacão Vermelho e Branco, bateria da Viradouro, em cima de um carro alegórico, de onde seguiram tocando. A cena foi vista como uma referência a todos os ritmistas da escola.

Além do troféu da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a escola também foi a escolhida como a melhor do Grupo Especial pelo Estandarte de Ouro, principal premiação do carnaval carioca. 

A vice-campeã do Carnaval foi a Beija-Flor de Nilópolis, com 269,9, apenas um décimo de diferença. A azul e branca, que levou o troféu em 2025, apresentou o samba-enredo “Bembé”, celebrando um dos mais tradicionais festejos do candomblé no Brasil. 

O terceiro lugar ficou com a Vila Isabel, que também somou 269,9 pontos, mas perdeu no quesito Harmonia, escolhido como critério de desempate. Além das agremiações do pódio, o Desfile das Campeãs, no próximo sábado (21) também terá a Salgueiro, a Imperatriz Leopoldinense e a Mangueira.

Com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a Acadêmicos de Niterói obteve a menor pontuação (264,6) e foi rebaixada, retornando para a Série Ouro em 2027.

---------------

Por Verônica Serpa, na Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!