![]() |
(FOTO | Alma Preta Jornalismo). |
No primeiro semestre de 2025, o Ceará apresentou uma alta de 13% nas denúncias de racismo. As informações foram divulgadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) nesta segunda-feira (29).
De janeiro a junho, foram registrados 182 casos de racismo. Em 2024, o mesmo período apresentou 161 ocorrências. Segundo o órgão, neste ano, o mês de abril acumulou mais denúncias, somando 46.
Para a Secretaria da Igualdade Racial, a criação da pasta, em 2023, possibilitou o fortalecimento dos canais de enfrentamento à discriminação racial, além de oferecer orientação e ampliar o debate público sobre o racismo.
Assim como a pasta, a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim), da Polícia Civil, também foi inaugurada em 2023.
Para a secretária, Zelma Madeira, o aumento nas denúncias reflete a conscientização sobre o tema. Ela destaca que a interiorização das políticas de equidade racial é uma importante ferramenta no combate ao racismo.
“Atuamos de forma transversal para que todos os 184 municípios cearenses tenham consciência de que o racismo é crime. Seja por meio de formações, de projetos como o Município Sem Racismo ou de ações afirmativas, nosso objetivo é fazer com que mais pessoas saibam identificar e registrar esses crimes, para que sejam punidos conforme determina a legislação”, afirmou em nota à imprensa.
-----------------
Por Verônica Serpa, na Alma Preta Jornalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!