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Estudantes do 3º Ano A, da EEMTI Pe. Luís Filgueiras, em Nova Olinda, durante oficina sobre saberes afro-indígenas no livro didático. (FOTO | Prof. Nicolau Neto). |
A Secretaria da Educação (Seduc) lançará, nesta terça-feira (22), às 10 horas, o Selo Escola Antirracista, iniciativa que tem o objetivo de ampliar o debate em torno da equidade racial na rede pública estadual. A ação reconhecerá as unidades de ensino que se destacarem na realização de projetos pedagógicos inovadores, nos aspectos da inclusão educacional e da superação do racismo, fortalecendo o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a interação com a comunidade escolar. O evento de lançamento do Selo será na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professor Aloysio Barros Leal, em Fortaleza.
As
regras de participação no certame estarão definidas em edital, que também será
divulgado no momento da solenidade. As inscrições para as escolas que desejarem
concorrer ao prêmio ficarão abertas no período de 22 de agosto a 15 de setembro
de 2023.
Uma
Comissão de Avaliação Estadual, composta por técnicos da Coordenadoria da
Educação Escolar Indígena, Quilombola e Campo e de outras Coordenadorias da
Seduc, irão avaliar e selecionar as práticas, de acordo com os critérios
estabelecidos no edital.
O
Selo Escola Antirracista terá validade de dois anos. Após esse prazo, as
escolas poderão concorrer novamente à certificação.
Formação cultural
Com
base em compromissos sociais, políticos e educacionais, percebeu-se a
necessidade de tecer novas possibilidades de enfrentamento ao racismo e à
discriminação racial no contexto escolar. Educar para as relações
étnico-raciais requer a tomada de iniciativas que assegurem a produção,
implementação e divulgação de um conjunto de conhecimentos contextualizados,
atitudes, posturas e valores que possibilitem a superação de todas as formas de
discriminação.
Desta
forma, serão privilegiadas ações pedagógicas afirmativas e antirracistas, para
atender às demandas das populações afro-brasileiras e indígenas, efetivando sua
história e cultura, fundamentando-se nos princípios da diversidade e da
igualdade humana.
Para
uma visão positiva da diversidade étnico-racial e a construção de relações
mútuas de respeito entre estudantes e educadores, faz-se necessário promover o
diálogo e estabelecer canais de comunicação para a troca de experiências e
partilha da responsabilidade.
___________
Com
informações do site da Seduc Ce.
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