Pau de arara em romarias religiosas se torna manifestação cultural

 

(FOTO | Reprodução).

O pau de arara, meio transporte muito utilizado na região Nordeste do país, foi reconhecido como manifestação da cultura nacional quando usado em romarias religiosas. A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2/8).

Fica declarada manifestação da cultura nacional a tradição do uso do transporte de passageiros em compartimentos de carga, conhecido como “pau de arara”, em romarias religiosas”, diz o texto.

A lei nº 14.641 foi decretada na terça-feira (1º/8) e acabou publicada na edição de hoje do DOU. O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O que é o pau de arara

Apesar de ser considerado um transporte irregular, o pau de arara é caracterizado por adaptações feitas em caminhões com o objetivo de transportar pessoas ou alimentos, como frutas. Funciona como uma alternativa aos ônibus convencionais, e é popular no nordeste do país.

O nome do transporte também costuma ser frequentemente confundido com uma das torturas utilizadas durante a época da ditadura militar instalada no Brasil no período de 1964 a 1985.

________

Com informações do Metrópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!