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Prof. John Wile ao lado de gremistas da Escola de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo em Fortaleza. (FOTO | Reprodução | Instagram). |
O
III Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis foi encerrado, nesta quinta-feira
(9), após a realização de vasta programação com a participação de lideranças
estudantis de todo o Ceará. Com o tema “Juventudes
e participação democrática – inspirando, engajando e agindo no cotidiano
escolar”, o encontro teve palestras, mesas temáticas e apresentações
culturais ao longo de dois dias, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O
Fórum teve o objetivo de fortalecer a atuação protagonista dos alunos, por meio
do diálogo e da participação nas decisões, de forma que possam contribuir
ativamente com a gestão das unidades de ensino.
Liedson
Alves, de 17 anos, é presidente do Grêmio da Escola Estadual de Educação
Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa Moreira, em Fortaleza, onde cursa a 1ª série
do Ensino Médio técnico em Eventos. Na visão do jovem, a experiência no cargo
tem sido inspiradora e desafiadora, com o conhecimento de habilidades como
flexibilidade e escuta ativa dos colegas.
“Eu queria ser protagonista dessa história. Não
apenas ver, mas fazer acontecer. A escola sempre pode melhorar e considero
muito importante poder dar a minha opinião, escutando também os outros
estudantes, para conseguirmos juntos formar uma voz. A temática do evento é
bastante precisa. Temos que saber o que é democracia e como exercê-la. Temos
que saber o que queremos, para elevar o nível do nosso país”, ressalta
Liedson.
Gestão participativa
Camile
Lima, de 17 anos, cursa a 1ª série na Escola de Ensino Médio (EEM) Manuel
Sátiro, em Jaguaruana. A jovem participa pela primeira vez de um Grêmio
Estudantil e está tendo a oportunidade de exercer a função de tesoureira do
grupo. Conforme a aluna, um dos aprendizados da experiência tem sido fazer com
que os recursos sejam destinados para as áreas consideradas mais necessárias na
escola.
“Eu vi que, participando do Grêmio, poderia
ajudar a melhorar a escola e contribuir com muitas ideias. Estou achando muito
bom fazer parte dessa equipe, que tem bastante diálogo e procura resolver tudo
o mais rápido possível. Todo dia a gente aprende coisa nova. Passamos dois anos
em pandemia e ficamos muito distantes uns dos outros, então, esse evento é uma
forma de começarmos a nos conectar novamente”, avalia Camile.
A
secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, frisa
que a mobilização em torno do protagonismo estudantil ocorre no dia a dia nas
escolas, e não apenas durante o Fórum. “É muito importante que vocês sejam
mobilizadores, no espaço escolar, dos valores importantes para a sociedade,
como o respeito à diversidade, a solidariedade e o senso de coletividade. O
pós-forum é o que vai fazer a grande diferença”, aponta a gestora.
Programação
O
segundo dia do evento foi marcado pelas palestras “Como o engajamento jovem pode transformar sua escola?”, apresentada
pela co-fundadora do Pacto Nacional das Juventudes pelos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS), Lorena Stephanie; e “Desafios e
possibilidades para os jovens no Brasil”, ministrada pelo ex-secretário
nacional de Juventude, ex-presidente da Conjuve e gestor de implementação do
Instituto Unibanco, Gabriel Medina.
O
primeiro dia do Fórum teve palestras e mesas temáticas, que trouxeram ao debate
questões como acessibilidade, inclusão e respeito às diferenças; relações
étnico-raciais; gestão participativa; meio ambiente e sustentabilidade;
cidadania digital e educomunicação; cultura maker e economia criativa; saúde
mental e acolhimento.
Histórico
A
primeira edição Fórum, em 2018, teve como temática “Grêmios Estudantis: (Re)Conhecendo espaços de atu(A)ção na comunidade
escolar”. O encontro ocorreu no Centro de Eventos do Ceará e contou com a
participação de representantes estudantis de todas as unidades escolares da
rede pública estadual, tendo mais de 700 estudantes discutindo as
possibilidades de fortalecimento da atuação dos Grêmios.
A
segunda edição, em 2021, foi realizada de maneira virtual, devido à pandemia da
covid-19 e trouxe o tema “Os Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Educação Protagonista”. A programação
do Fórum contou com webinários no Youtube e colóquios temáticos regionalizados.
Ceará Educa Mais
A
realização do Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis dialoga diretamente com as
diretrizes do Programa Ceará Educa Mais. O programa, que reúne em lei os
pilares da educação cearense, tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico
dos estudantes da rede pública estadual de ensino, buscando a aquisição dos
níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento
das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos. O
programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico;
Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo
Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e
Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.
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Com informações da Seduc CE.