Blog Ubuntu Notícias completa 14 anos

 

(FOTO | Reprodução).

Por Nicolau Neto, editor

14 anos do Ubuntu Notícias | do cariri oeste para o mundo”. Foi com esse título que a professora e comunicadora popular Lucélia Muniz celebrou nesta terça-feira, 19, mais de uma década dedicada ao seu portal de comunicação, outrora denominado de “Reflexões de Lucélia Muniz”.

A comunicação assim como quaisquer outras áreas ainda é masculinizado e a região do cariri, sobretudo em Nova Olinda, a única mulher e negra envolvida no ambiente da blogosfera é Lucélia Muniz. Pioneira em seu município em comunicar a partir de blogs, ela iniciou sua trajetória em 2009 junto ao trabalho profissional no laboratório de informática da EEMTI Padre Luís Filgueiras.

No texto celebrativo, ela destaca que se deparou “com o desafio de criar um blog para divulgar as ações e atividades desta instituição de ensino”. Para não cometer erros no ambiente virtual, ela preferiu criar “um blog teste” e o nomeou de “Reflexões de Lucélia Muniz”. Anos depois, o denominou de “Portal de Comunicação do Cariri Oeste-Ceará Ubuntu Notícias”.

Com quase 2.700.00 (dois milhões e setecentos mil) acessos, o blog veicula quase que diariamente textos referentes a temáticas como educação, cultura e políticas públicas, além de ser um grande divulgador de biografias e de leitores/as aniversariantes.

Para ela, o nome “Ubuntu” é em referência a filosofia africana, que no sentido original significa “eu sou porque nós somos.” Isso nos leva a perceber que só a humanização é possível para superar as desigualdades.

Parabéns, Lucélia, pelo seu pioneirismo na blogosfera de Nova Olinda e mais ainda, pela efetividade e constância.

Um comentário:

  1. Gratidão pela matéria! Você faz parte das pessoas que nos encorajam a continuar e também são motivadores, exemplo da persistência em manter um trabalho com foco e dedicação. Avante!

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!