Antonieta de Barros integrará livro dos heróis e heroínas da pátria

 

(FOTO/ Memorial Antonieta de Barros).

Por Nicolau Neto, editor

2023 começou com algumas mudanças. Dentre elas, a ocupação em postos de poder de homens e mulheres pretas. É sabido que é ocupando espaços de decisão junto a luta constante nas ruas que o racismo estrutural no país pode ser combatido de forma mais eficaz.

Valorizar quem antes de nós lutou para uma educação antirracista é um passo importante. Dentro desse movimento, a jornalista, educadora e política Antonieta de Barros, a primeira deputada preta do país integrará o livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Sua luta nas primeiras décadas do século XX incorporou três ideias caras e necessárias e ainda ausentes neste século, a saber: educação de fato para atender a todos, a emancipação e empoderamento feminino e a valorização da história e cultura negra.

Como primeira mulher preta a assumir um mandato popular de deputada estadual em Santa Catarina, ela foi a autora do projeto de lei que criou o Dia do Professor.

A iniciativa de incluir Antonieta no livro é do deputado Alessandro Molon (PSB | RJ). E uma das primeiras ações de Lula (PT) enquanto presidente é esta salutar medida que teve a assinatura da Ministra da Cultura e da Ministra da Igualdade Racial, Margareth Menezes e Anielle Franco, respectivamente.

Antonieta, PRESENTE Sempre. Afinal, como diz a ativista Angela Davis "ao colher o fruto das lutas do passado, vocês devem espalhar a semente de batalhas futuras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!