Calçadão de Altaneira concentra dezenas de pessoas em manifesto contra cortes na Educação


Calçadão de Altaneira concentra dezenas de pessoas em manifestação
contra cortes na Educação. (FOTO/José Evantuil).

O município de Altaneira, na microrregião do cariri este, entrou para a lista daqueles que aderiu a paralização nacional contra o bloqueio das verbas.

Na quarta-feira, 15, todos os estados, além de Brasília, registram manifestações. Pela manhã e à tarde houve atos em, pelo menos, 150 cidades. Universidades e escolas também fizeram paralisações após convocação de entidades ligadas a sindicatos, movimentos sociais e estudantis e partidos políticos.

Em Altaneira, o corpo docentes foi dividido. Os da rede estadual de ensino se juntaram aqueles que, no mesmo horário, estavam protestando em Nova Olinda. Os da rede municipal ficaram e realizaram o ato no calçadão, no centro da cidade.

A manifestação começou por volta das 08h00 da manhã e reuniu, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira (SINSEMA), José Evantuil, professores, professoras, demais servidores (as) da educação, a ex-presidente da entidade sindical, Maria Lúcia de Lucena, os secretários de Governo e de Agricultura e Meio Ambiente, Deza Soares e Ceza Cristóvão, o presidente da Associação Universitária de Altaneira (AUNA), Marcos Ferreira, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT), além da Secretária de Educação, Leocádia Rodrigues.

O presidente do SINSEMA informou ao Blog Negro Nicolau (BNN) que todos se revezaram nos discursos e destacou duas falas, a da Secretária Leocádia e a sua.

Leocádia pediu “empenho de todos para não ver a educação morrer à mingua”. Já Evantuil fez um balanço da conjuntura política “enfatizando que economias capitalistas saem novamente a colonizar países que possuem matéria prima para saquear mais uma vez” e concluiu “o Brasil está na mira do colonizador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!