Museu Orgânico do Mestre Françuli é o segundo do tesouros vivos em Potengi


O Museu do Mestre Françuli é o segundo do tesouros vivos em Potengi. (Foto: Reprodução/Potengi na Internet).

Depois do museu dedicado ao Mestre de Reisado Antônio Luiz de Souza, em setembro do ano em curso na zona rural de Sassaré, o município de Potengi, no sul do Estado do Ceará, ganha mais um Museu dentro do critério “tesouros vivos da cultura”. Trata-se da Oficina do Mestre Françuli.

O agricultor Françuli é conhecido na cidade por Mestre Françuli por fabricar pequenas e grandes réplicas de aviões. Segundo o portal Potengi na Internet, esta é a "sua especial arte e inspiração desde a sua infância” e relata que o evento contou com a participação da população, de representatividades políticas do município  e da região e foi agraciada por “apresentações culturais incluindo apresentações da Banda Cabaçal Santo Antônio além da apresentação do Grupo de Forró Pé de Serra Na Base da Chinela”.

Segundo informa o referido portal, o museu virou o seu grande sonho que foi realizado na tarde desta quinta-feira (15/11). A iniciativa faz parte do projeto de  Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri do Sesc Ceará e da Fundação Casa Grande.

Para quem deseja visitar o espaço, ele fica localizado no centro de Potengi nas intermediarias da Rua Francisco Guedes e Avenida Herculino Marrocos e é chamado pela população “O Beco do Françuli” levando o nome do artesão.


Postar um comentário

1 Comentários

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!