2 de janeiro de 2025

Vereador professor Deza é eleito presidente da Câmara de Altaneira

 

Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026. (FOTO | Markos Lima | Câmara de Altaneira).

Por Nicolau Neto, editor

No fim da tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, foi realizada sessão preparatória visando à instalação da 17ª legislatura e posse das vereadoras e dos vereadores eleitas (os) em outubro passado para o mandato 2025-2028.

Conforme preceitua o regimento interno da casa, o momento foi presidido pelo vereador mais votado, o Zé de Zuza, nome que o mesmo escolheu para ser chamando durante sua atuação. Sem registros de faltas, foi lido o juramento pelo presidente e as(os) demais eleitas(os) responderam o tradicional “Assim o prometo.”

Eleição da Mesa Diretora

Apenas o cargo de secretária (o) não teve disputa, tendo sido eleita por unanimidade a vereadora Professora Ana Maria (PT); a vice-presidência teve duas candidaturas registradas: a oposição representada nesta legislatura pelo Partido dos Trabalhadores, veio com o professor Nonato, enquanto Valmir Brasil (PSB) representou o grupo situacionista. O cargo de presidente teve dois registros de candidatura e ambos do grupo oposicionista, a saber: Deza e o Júnior do Povo.

Deza, que nesta legislatura adotou o nome parlamentar de Professor Deza, foi reconduzido ao cargo de presidente, tendo obtido 5 votos. Além do seu, ele contou com todos os votos do grupo situacionista  - PSB (Paulo Robson, Tia Janne, Valmir Brasil e Zé de Zuza); já Júnior obteve quatro votos, todos da bancada que integra, a do PT; a vice-presidência teve resultado igual: Valmir Brasil (PSB) foi eleito com 5 votos. Votaram nele além dos quatro parlamentares da bancada situacionista (PSB), o presidente eleito, Deza (PT); seu concorrente, Nonato, obteve 4 votos do PT, inclusive o dele próprio.

Em seu discurso, o professor Deza destacou sua trajetória política, enfatizando que o mandato para o qual foi eleito será o sexto e agradeceu a sua família, em especial a sua esposa Eliene, ao ex-prefeito Dariomar Rodrigues (PT), a ex-secretária de educação Leocádia Rodrigues e a todas e todos eleitores e apoiadores que contribuíram para sua reeleição.

Quanto à escolha para a presidência, o parlamentar afirmou que a intermediação para seu nome ao cargo foi do empresário Palito, da prefeita eleita Késia Alcântara (PSB) e do ex-vereador Ariovaldo Soares. “Gratidão ao empresário e líder político Palito e a sua esposa eleita prefeita Késia que intermediaram para minha eleição de presidente junto à essa mesa diretora; também ao vereador Ariovaldo pelas intervenções e, claro, aos parlamentares do seu grupo político”, disse ele citando nome a nome: Paulo Robson, Tia Janne, Valmir Brasil e Zé de Zuza “que decidiram votar comigo e me manter na presidência da Câmara Municipal com uma única exigência, que a condução dos trabalhos dessa casa ocorra de forma democrática e imparcial conforme sempre atuei”, emendou. “Portanto, nem considero exigência. Não pratiquei, não fiz negociatas indevidas com nenhum parlamentar, com nenhum líder político e tenho certeza que me respeitam e eu os respeito”, finalizou.

Dessa forma, Deza vai para o seu terceiro mandato consecutivo de presidente eleito. Se considerar, o mandato que teve como presidente interino em 2011, essa será a quarta vez que exercerá o cargo.

O momento foi acompanhado por populares, integrantes das famílias dos eleitos e eleitas, ex-vereadores (as), ex-secretários (as), pela candidata a prefeita derrotada na eleição de outubro, Silvânia Andrade e pelo ex-prefeito Dariomar Rodrigues.

Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026:

Presidente: Professor Deza (PT);

Vice-presidente: Valmir Brasil (PSB);

Secretária: Professora Ana Maria (PT).

Clique aqui e confira a integra do Discurso do Professor Deza (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!