XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra acontecerá no período de 21 a 28 de setembro

 

A imagem é fruto de um encontro do Artefatos da Cultura Negra com a comunidade Carrapato Cultural e com o Maracatu. (FOTO | Reprodução | Instagram).

O Artefatos da Cultura Negra é uma ação de extensão de caráter internacional, interinstitucional e multidisciplinar que busca criar um território de conhecimentos e de promoção de uma educação antirracista envolvendo universidades, movimentos sociais, escolas de educação básica e comunidades tradicionais, ao tempo em que se constitui enquanto espaço importante de proposição de políticas públicas antirracistas em todas as suas dimensões.

Em 2024, com o tema POLÍTICAS AFIRMATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE ÉTNICO-RACIAL a ação pretende estabelecer um diálogo em torno da ampliação das políticas afirmativas de educação e cultura a partir da relação com os territórios de ancestralidade e de tradição oral como diálogo necessário na construção de um projeto de educação comprometida com o enfrentamento ao racismo.

Com isso, reafirmamos a ampliação e o aperfeiçoamento do acesso e permanência das populações negras, indígenas, quilombolas às políticas de educação e cultura pautadas no reconhecimento desses coletivos enquanto sujeitos de conhecimento e de direitos.

As políticas afirmativas e as alterações importantes na LDB Nº. 9.394/96 com as Leis Nº. 10.639/03 e Nº. 11.645/08 tensionam as Universidades, as Escolas de Educação Básica, as Ações no campo da Cultura e as ações dos Poderes Públicos de forma geral para que reconheçam a relevância das experiências desenvolvidas nos terreiros afro diaspóricos e indígenas do Cariri cearense como fundamentais no conhecimento das histórias, saberes, nas formas de organização desses povos e na construção de uma educação para a diversidade.

Com uma programação ampla envolvendo mesas redondas, rodas de conversa, audiências públicas, feiras culturais, terreiradas culturais, exposições artísticas, rodas de miolagem, mostra de cinema, lançamento de livros, oficinas, minicursos, fóruns e comunicações científicas, a ação terá lugar no Cariri cearense percorrendo vários territórios nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Porteiras, Milagres com programação itinerante, culminando na realização do XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, no período de 21a 28 de setembro de 2024. 

A comissão organizadora do evento agradece a todas instituições parceiras e convida a comunidade acadêmica e não acadêmica para a abertura oficial do evento na tarde do dia 21 de setembro, no Terreiro da Mestra Maria de Tié, no Quilombo Souza, Município de Porteiras – CE.

Programação completa do evento: XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra - Políticas Afirmativas para a Promoção da Equidade Étnico-Racial (urca.br)

Instagram: Artefatos da Cultura Negra (@artefatosdaculturanegra) • Fotos e vídeos do Instagram

REALIZAÇÃO: URCA, UFCA, IFCE, GRUNEC, ALDEIAS Ponto de Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!