Macaé Evaristo é anunciada nova ministra dos Direitos Humanos

 

Na foto, estão presentes o presidente Lula e Macaé Evaristo, nova Ministra dos Direitos Humanos e Cidadania. (FOTO | Ricardo Stuckert).

A deputada estadual por Minas Gerais Macaé Evaristo (PT) será a nova ministra dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), anunciou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (9). A principal cotada para assumir a pasta vai substituir Silvio Almeida, demitido na sexta-feira (6), após acusações de assédio sexual.

Lula recebeu Evaristo no Palácio da Alvorada mais cedo nesta segunda-feira (9). Segundo informações da Folha de São Paulo, aliados já apontavam que ela era a principal candidata e que outros nomes apenas se encontrariam com o mandatário se a conversa com a mineira não avançasse.

Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania”, publicou Lula nas redes sociais. “Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho.”

Formada em Serviço Social e mestre em Educação, Macaé Evaristo foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária de Educação no município de Belo Horizonte (2005 a 2012) e no estado de Minas Gerais (2015 a 2018). Em 2020 se elegeu vereadora da capital mineira e em 2022 foi eleita deputada estadual, cargo que ocupa até hoje.

Além disso, a intelectual foi secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre 2013 e 2014, durante o governo Dilma Rousseff (PT).

Reconhecida no meio educacional e nas discussões sobre racismo, Macaé também esteve no governo de transição para a gestão Lula como integrante do grupo de trabalho da Educação.

Além de Macaé Evaristo, ao menos outros dois nomes foram cogitados para substituir Silvio Almeida: Nilma Lino Gomes, ex-ministra do governo Dilma Rousseff (PT), e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

Atualmente, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania é liderado interinamente por Esther Dweck, que acumula a função com o cargo de ministra da Gestão e da Inovação em Serviço Público.

_____

Com informações da Alma Preta Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!