![]() |
Campeã contou a história das sacerdotisas voduns. (FOTO |Dhavid Normando). |
A Unidos do Viradouro, escola de samba de Niterói, é a grande campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2024. A agremiação levou para a avenida a sabedoria africana e o culto à cobra com o enredo “Arroboboi, Dangbé”.
Esse é o terceiro título da Viradouro. O primeiro foi em 1997 e o segundo em 2020, com o tema “Viradouro de Alma Lavada”.A escola de Niterói encerrou a segunda noite de desfiles com um enredo baseado nas crenças voduns de povos africanos e na força das guerreiras Mino, que formavam uma poderosa irmandade de guerreiras no reino de Daomé.
Segundo o carnavalesco Tarcísio Zanon, que desenvolveu o tema, “Arroboboi, Dangbé” fala de uma energia manifestada durante as batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé.
Um dos destaques da escola foi a comissão de frente. Uma enorme serpente que surgia entre o balé e deslizava pelo chão da Sapucaí chamou a atenção do público. A bateria, que representou a Revolta dos Malês, incluiu toque de atabaques na batida.
A rainha de bateria, a atriz Erika Januza, também chamou atenção representando um instrumento ritualístico pontiagudo utilizado pelos iniciados da família das cobras no processo de transe. O carisma da atriz ajudou a escola a entreter as arquibancadas até os últimos minutos do desfile no sambódromo.
-------
Com informações do Alma Preta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!