24 de abril de 2024

“Escola: Espaço de Reflexão” debaterá equidade de gênero e proteção às mulheres

 

Estudantes do 1°Ano A e o professor Nicolau Neto. (FOTO | Acervo Pessoal).

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nos próximos dias 29 e 30, a iniciativa “Escola: Espaço de Reflexão”, que tem por objetivo mobilizar as unidades de ensino da rede pública estadual para o debate sobre a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Em 2024, a Seduc instituiu, como tema gerador de suas ações pedagógicas, “Equidade de Gênero e Proteção às Mulheres”. Neste sentido, o evento aprofundará as discussões em torno das relações de gênero na contemporaneidade, assim como as temáticas ligadas à valorização e à defesa dos direitos das mulheres, associando-se ao conceito da Escola Acolhedora.

23 de abril de 2024

Por que ensinar Sociologia e Filosofia para crianças na escola?

(FOTO | Reprodução).

A criança, que pergunta e investiga, vai sendo podada ao longo da vida escolar”, diz o professor Marcos Lorieri. Ele foi integrante do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças, instituição que funcionou entre as décadas de 1980 e 2000.

21 de abril de 2024

Renda dos 10% mais ricos é mais de 14 vezes maior que a dos 40% mais pobres

 

Em 2019, antes da pandemia de covid-19, a relação estava em 16,9 vezes. O ponto mais desigual - 17 vezes - foi atingido em 2021, auge da pandemia. (FOTO | Wikimedia Commons).

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgados nesta sexta-feira (19) pelo IBGE mostram que os 10% mais ricos da população brasileira tiveram renda 14,4 maior que a dos 40% mais pobres em 2023. Essa é a menor diferença já registrada no país.

19 de abril de 2024

Deputado Idilvan Alencar propõe modificação em lei para ampliar cotas para o ITA e IME

 

Idilvan Alencar. (FOTO | Reprodução).

Após decisão que impediu o avanço de seu projeto de lei que reservava 50% das vagas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para estudantes oriundos da escola pública, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) não desistiu de sua luta pela equidade no acesso ao ensino superior. Ontem (18), o parlamentar protocolou um novo projeto de lei (PL 1334/2024) que propõe modificar um artigo da Lei de Cotas (Lei Federal nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) para abranger todas as instituições de ensino superior públicas do Brasil.

O Silêncio dos "inocentes"

 

Prof. Samuel Duarte Siebra. (FOTO | Reprodução!| WhatsApp).

Por Prof.Samuel Duarte Siebra

Desde as primeiras dissidências do PT, - Partido dos Trabalhadores, após a redemocratização, leia–se Convergência Socialista - PSTU, PSol,Rede, Mais,UP,POR, PCO, Resistência e etc.. Um universo de Partidos de esquerda ditos revolucionários, marxistas se apresentaram para amealhar a classe trabalhadora em disputa.

18 de abril de 2024

Saiba quais são os 10 municípios brasileiros com mais indígenas

Uiramutã e Santa Isabel do Rio Negro são alguns dos municípios com a maior porcentagem de pessoas indígenas. (FOTO | iStook | FG Trade).

 

Segundo o Censo Demográfico de 2022 do IBGE, a população indigena no Brasil cresceu 88% em relação ao levantamento anterior, feito em 2010. A pesquisa apontou que 1,6 milhão de pessoas se declaram indígenas.

Projeto Cubo Galeria acontecerá neste sábado na Praça São Vicente no Crato

 

(FOTO |Reprodução |WhatsApp).

Neste sábado, dia 20, a partir das 8h, na Praça São Vicente, no Crato, acontecerá a intervenção artística do Projeto Cubo Galeria que deverá envolver adultos e crianças.  O Projeto integrou cerca 370 estudantes de escolas públicas que compõem o Território Criativo do Gesso. Estudantes do Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, Escola Dom Quintino e Escola de Tempo Integral Estado da Bahia tiveram a oportunidade de conversar sobre a produção histórico-social das artes e produzir autorretratos que irão fazer parte da intervenção.

16 de abril de 2024

Racismo não é bullying: educação antirracista e o enfrentamento ao preconceito no ambiente escolar

 

(FOTO | Reprodução).

No atual contexto social de violências nas escolas o debate sobre bullying volta a ser o centro das atenções nas instituições e na sociedade civil. Inegável que o bullying é uma questão que precisa ser enfrentada e combatida, mas não se pode mais aceitar que não se dedique igual atenção para o enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e se discuta o que configura atitudes racistas ou quais comportamentos são inaceitáveis. Embora o bullying e o racismo possam, muitas vezes, acontecer simultaneamente são formas diferentes de opressão que afetam as crianças em um ambiente de aprendizagem, sendo de suma importância enfrentarmos essas questões como conflitos de natureza, origem e reflexos diferentes para, efetivamente, combater a discriminação racial.