19 de outubro de 2014

Ebola: ex-presidente cubano oferece ajuda aos Estados Unidos para combater doença


Tema sugerido pela professora Valéria Rodrigues

Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, esquecendo as rivalidades do passado e àquelas do presente como resquícios das de outrora veio a público oferecer ajuda aos Estados Unidos com o propósito de combater o ebola e evitar que esta doença se propague pela a América Latina.

Temos prazer em cooperar com os americanos nessa tarefa; e não na busca da paz entre dois Estados que têm sido adversários durante tantos anos, mas pela paz no mundo, um objetivo que podemos e devemos alcançar”, arguiu o ex-presidente cubano em artigo publicado no sábado, 18 de outubro, no jornal oficial Granma.

No artigo que recebeu o título “A hora do dever”, ele discorre que ao cooperar com o país vizinho, com quem Cuba teve relações diplomáticas rompidas desde 1961, se evita que o ebola se espalhe, além de proteger a população cubana e de toda a América Latina.

Segundo informações do Diário do Centro do Mundo e do portal BBC, os norte-americanos foram, depois da Espanha, o segundo país que não se encontra no continente africano onde se verificou contágio desta doença em seu próprio território.

É digno de registro ainda que duas enfermeiras americanas foram contaminadas com o vírus ebola em um hospital do Texas, ao tratarem de um paciente que contraiu a doença na Libéria e acabou morrendo nos EUA.

Ainda em conformidade com os portais supracitados o ebola já matou mais de 4.500 pessoas, a maioria na Libéria, Guiné e Serra Leoa. A Organização Mundial de Saúde - OMS estima que haja, nesses três países, mais de 9 mil pessoas infectadas pelo vírus, que mata em 70% dos casos.

Note-se também que em outro desdobramento trágico, a Organização das Nações Unidas - ONU informou que o ebola já deixou ao menos 3,7 mil crianças órfãos nos três países que vem sendo assolados pela doença, sendo que muitas delas perderam tanto o pai como a mãe em face da epidemia.





Marilena Chaui classifica preconceitos de médicos e de FHC a nordestinos como “fascismo”


A filósofa Marilena Chauí, professora aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, considera abominável o que o grupo de médicos e estudantes de medicina anti-PT pregam na internet. De castração química a holocausto aos nordestinos que votaram na candidata Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições presidenciais. Uma violência fascista, segundo a filósofa.

Marilena: "Preconceito dos sulistas contra nordestinos é histórico, faz parte da violência institucional da sociedade brasileira". 
O que caracteriza a violência fascista é não suportar a diferença, a alteridade, e partir para a eliminação. Você elimina o diferente, você elimina o outro. O primeiro aspecto abominável disso é o fato de que o que se propõe é, pura e simplesmente, genocídio dos nordestinos. O que é uma coisa inominável, inacreditável, inaceitável", desabafa, em entrevista à Rádio Brasil Atual, acrescentando: "A segunda coisa que é terrível é que isso exprime uma certa direção tomada por uma certa classe média reacionária e conservadora, que vive no sul do país, e que é capaz dessas afirmações e propostas de um grau extremo de violência".

Incapacidade em lidar com ideias, concepções e visões da política diferentes, ao ponto de fazer com que essa diferença seja destruída com a morte do outro é uma coisa que a professora nunca tinha visto no Brasil. É a primeira vez que ela vê um grupo propor o extermínio de uma parte da população brasileira.

Essa posição – mesmo que não seja a do candidato oposicionista, tenho certeza que ele próprio jamais diria uma coisa dessas – exprime uma parte do eleitorado dele, portanto, a violência social que isso pode acarretar. Estou muito preocupada porque eu nunca tinha visto coisa igual no Brasil. Nem na ditadura, nem em 69, quando foi editado o AI-5, que se proclamou a existência de um inimigo interno que precisaria ser excluído, nem lá houve esse grau de violência, porque a ideia era estar num combate, numa guerra civil, a ideia de que haveria mortes e uma guerra. Agora não, não chega nem aos pés do que a ditadura propunha.”

Marilena Chaui vê fascismo em ataques a nordestinos.
Foto: Divulgação.
"É preciso averiguar esse grupo de supostos médicos", diz a filósofa, porque com base na Constituição brasileira, estamos diante de um crime horrendo. Fere a constituição, os direitos humanos, a dignidade humana, portanto, é uma ação criminosa, uma ilegalidade que a justiça brasileira precisa investigar.

Marilena explica que o preconceito dos sulistas contra os nordestinos é histórico, faz parte da violência institucional da sociedade brasileira, que é autoritária, violenta, hierárquica, minada por preconceitos de todo tipo e, para ela, há um agravamento dessa posição pela grande mídia, que reforça esse ódio.

A CartaCapital (revista) fez um quadro comparando o que acontece de agressão na mídia à Dilma, à Marina e ao Aécio. Para a Marina, quase nada. Para o Aécio, muito pouco. E para Dilma, uma página inteira de agressões cotidianas, que ela recebe pelo rádio, pela televisão, e pelos jornais e pelas redes. Então, há um ódio que foi afinado pela grande mídia. E agora, nós estamos colhendo um dos frutos desse ódio, que é a retomada do preconceito com os nordestinos na forma de violência de tipo fascista.”

A professora titular do Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Cynthia Sarti considera surpreendente a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, logo após o primeiro turno das eleições. Ela não esperava que um cientista social pudesse afirmar que os votos que Dilma ganhou nos estados do Norte e Nordeste do país foi dos mais pobres, pessoas desinformadas. "Isso é preconceito", afirma a antropóloga.

Por que quem vota no PT é desinformado? Porque não lhe ocorre que essas pessoas votaram no PT porque a vida delas está melhor com o governo do PT. Essa hipótese, ninguém fez uma pesquisa ainda sobre o voto nessas eleições, mas é evidente, há um indício que as pessoas votaram porque elas fizeram uma escolha. Então dizer que elas votaram porque têm menos informação, são desinformadas, é uma maneira de desqualificar o voto", protesta a antropóloga.

Para ela, é uma afirmação muito grave partindo de um cientista social. "Tem uma arrogância nessa maneira de tratar populações pobres, associar à desinformação e desqualificar o voto. Elas fizeram uma escolha. Votaram no PT porque fizeram uma escolha, não porque são desinformadas. Ao contrário, fizeram uma escolha e, talvez, ele não gostou dessa escolha. É uma maneira muito arrogante de tratar o voto contrário ao que ele esperava.”

A atitude de FHC fez lembrar à antropóloga o que ocorreu com a deputada federal Luiza Erundina, do PSB, quando foi eleita, em 1988, prefeita de São Paulo pelo PT. "É o mesmo tipo de preconceito", afirma Cynthia. "Existia um setor da cidade que protestava contra Erundina e uma das coisas que se dizia na época é que ela era nordestina."

Quando você tem uma oposição política, você desqualifica pela condição social, criando um estigma, assim como é a região Nordeste, com os negros, gays. São várias formas de desqualificar a pessoa porque ela tem uma posição política que é diferente da sua. Eu acho isso muito grave, e as pessoas criam um clima de eleição muito perigoso, porque vai havendo animosidade e um tipo de ‘regra do jogo’ muito complicada", denuncia a antropóloga.

Segundo Cynthia, esse posicionamento pode ter repercussões muito ruins na campanha porque é uma maneira de desqualificar o voto contrário. "É muito desqualificador, por isso que eu chamo de arrogante, porque a arrogância é exatamente isso, a desqualificação do outro. A arrogância é muito violenta. É lamentável, uma pena, essa maneira de lidar com o voto contrário àquilo que o PSDB espera. O suposto Sudeste avançado está se revelando muito retrógrado.”

Via Rede Brasil Atual

18 de outubro de 2014

Professor Tolovi propõe realização de audiência pública para debater falta de água em Altaneira


O Professor universitário Carlos Alberto Tolovi, que leciona filosofia na Universidade Regional do Cariri – URCA e, que ora encontra-se afastado de suas atividades docentes em face de estar cursando doutorado em São Paulo, abordou na manhã deste sábado, 18 de outubro, no seu programa “Esperança do Sertão”, na Rádio Comunitária Altaneira FM, o problema constante que pelos quais os altaneirenses passam, a saber, a falta de água.

Durante toda a semana passada, entre os dias 13 e 17 do mês em curso, a imagem que se via era a de famílias correndo contra o tempo em busca de água para suprir as mínimas necessidades diárias – para lavar roupas, louças, tomar banho e, claro, para beber. A falta de água é uma constante em Altaneira. Vire e mexe há um cano quebrado ou algo semelhante. O problema, em algumas oportunidades foi levado à única emissora radiofônica do município onde os moradores reclamavam do serviço ineficiente da companhia responsável pelo abastecimento de água, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). 

No programa “Esperança do Sertão” que vai ao ar a partir da 08h00 da manhã, no quadro “Local”, o professor Tolovi afirmou que uma das saidas para a solução do problema é a realização de uma audiência pública com a promotoria com a finalidade de discutir a responsabilidade da CAGECE, para que ela se sinta pressionada a dar um fim a falta de água no município. O professor ressaltou que em São Paulo há falta de água porque não se tem de onde tirar, uma vez que os reservatórios estão secos. Toda via, disse ele, não se percebe o mesmo em Altaneira. Há reservas de água. O que falta é a CAGECE respeitar o consumidor e procurar resolver a falta de infraestrutura. Não há como justificar a falta de água por tantos dias. Não há justificativa para que haja apenas um cano bombeador.

Segundo Tolovi a realização de uma audiência precisa ser assumida pelos poderes executivo e legislativo. Mas afirmou que caso não venha nenhuma iniciativa por parte deles, o terceiro setor – Fundação ARCA e a Associação Beneficente de Altaneira (ABA), órgão responsável pela manutenção da rádio, deve assumir essa responsabilidade envolvendo toda a comunidade.

É digno de registro que somente na madrugada da sexta para o sábado a água caiu nas torneiras das famílias altaneirenses.





17 de outubro de 2014

I Mostra de Ciência e Cultura move alunos e comunidade na EEEP Wellington Belém


A Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo que atende em forma de consórcio alunos e alunas dos municípios de Nova Olinda (sede da escola), Altaneira e Santana do Cariri, todos localizados na região do cariri, recebeu durante todo o dia de sexta-feira, 17 de outubro, em suas dependências, gestores, professores, pais de alunos e discentes de outros municípios para a realização da I Mostra de Ciência e Cultura.

Alunos e alunas dos cursos de Redes e Edificações por ocasião da I Mostra de Ciência e Cultura da EEEP Wellington Belém de Figueiredo. Foto: Professor José Nicolau.
As edições da I Mostra integram as atividades da VII Feira Regional de Ciências e Cultura: Do Senso Comum à Ciência: Desenvolvimento Sustentável e Solidário, edição 2014, organizada pela 18º Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 18, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação – SMEs e, que nesta oportunidade, envolveu projetos construidos por discentes da instituição supracitada sob a orientação de professores subsidiadas nas categorias Linguagem, Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas, Ciências Ambientais, Robótica Educacional e Iniciação Científica – Ensino Fundamental.


Alunas do curso de Agronegócio em apresentação durante
a I Mostra de Ciência e Cultura. Foto: Prof. José Nicolau.
Com a temática “Desenvolvimento Sustentável, Científico, socioeconômico e cultural”, a mostra teve vários projetos que atendiam a proposta científica, com Recortes da Literatura Nordestina, Empreendedorismo, Plantando com Ciência (Horta Orgânica), Do Senço Comum ao Lúdico, Reeleitura do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna e encenação de passagens da obra, Unidade Técnica de Demonstração (UTD): Desenvolvimento das Potencialidades Regionais e Fortalecimento da Agricultura Familiar, além de ensaios voltados as áreas técnicas, referenciadas pelos cursos de Redes de Computadores, Finanças, Agronegócio e Edificações e, claro, daqueles que mexem com a ética na internet.

Todos os projetos tiveram como protagonistas o corpo discente e ocuparam salas de aula. Aqui, receberam visitas da comunidade escolar, de familiares e gestores de instituições de ensino dos três municípios contemplados. Os intentos foram, durante todo o processo de apresentação, avaliados por professores convidados.

O evento foi oficialmente declarado aberto as 13h00 da tarde no auditório pela professora/diretora Lucia Santana e pela professora/coordenadora Ana Maria que arguiram sobre a importância de se promover ações como essa, uma vez que permite que se instigue no alunado o gosto pela pesquisa. Segundo elas, o evento objetivava estimular a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar, conduzida e desenvolvida pelos estudantes, além de promover o intercâmbio artístico, cultural e científico entre os visitantes e participantes da mostra.

Confira outras fotos do evento


































Educadores que Mudaram a Educação: Paulo Freire


Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos. "Sua tônica fundamentalmente reside em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, a criatividade", escreveu o educador. Ele dizia que, enquanto a escola conservadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquietá-los.



16 de outubro de 2014

Compare: Artistas e intelectuais declaram apoio a Dilma e Aécio


Diversos famosos declararam apoio às campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT) nas eleições de 2014. Antes mesmo do primeiro turno, o ator José de Abreu e os cantores Otto e Beth Carvalho levaram ao público o voto na petista.

Diversos famosos declararam votos nos candidatos à Presidência da República em 2014 (Imagem: Conrada Dallago/Pragmatismo Político).

Dilma Rousseff

Em setembro, vários artistas e intelectuais assinaram um manifesto em apoio à reeleição de Dilma. Entre eles, Chico Buarque, que é conhecido por suas fortes convicções políticas e que ainda não havia se manifestado sobre as eleições de 2014 até então. Assim como Chico, diversos outros artistas assinaram o texto, como o cantor Chico César e o ator Paulo Betti.

Marieta Severo, Matheus Nachtergaele e Zezé Motta também assinaram o manifesto pela reeleição de Dilma. Apareceram na lista ainda nomes como Alcione, Angela Vieira, Chico Diaz, Leci Brandão, Leonardo Boff, Nelson Sargento e Tuca Moraes. O ator José de Abreu e os cantores Otto e Beth Carvalho também levaram ao público o voto na petista.

Eu apoio as mulheres, os negros, os pobres. Portanto apoio Dilma, tamo junto!”, declarou o rapper Rappin’ Hood em suas redes sociais, ao divulgar apoio a Dilma. Outro rapper que declarou voto na petista foi Mano Brown, líder do grupo Racionais Mcs.

Outro que está do lado de Dilma é o cartunista Ziraldo, além do ator veterano Antonio Pitanga e a sua filha, Camila Pitanga. Também estão com Dilma os atores Osmar Prado e Henri Castelli, e os escritores Luis Fernando Verissimo e Fernando Morais.

Aécio Neves

Aécio Neves não recebeu manifesto assinado por famosos, mas também tem o apoio de diversos artistas. O apresentador Luciano Huck, o ex-jogador de futebol Ronaldo e o técnico de vôlei Bernardinho se mobilizaram em prol do tucano. O ator pornô Alexandre Frota também já declarou voto em Aécio.

O cantor Zezé di Camargo e a filha Wanessa apoiam o candidato tucano e chegaram a participar de propaganda política de Aécio. Chitãozinho e Xororó também participaram de propaganda política de Aécio. Outra dupla sertaneja, Gian e Giovanni, declarou apoio ao presidenciável tucano.

O casal de atores Rosamaria Murtinho e Mauro Mendonça fazem parte do time do tucano, assim como o ator e político Stepan Nercessian.

O vocalista do grupo Jota Quest, Rogério Flausino, está no time pró-Aécio. Henrique Portugal, do grupo Skank, também apoia a candidatura do tucano, assim como o cantor Raimundo Fagner. O músico conservador Lobão é outro que declarou nesta semana voto no candidato do PSDB.

Via pragmatismo Político

Educadores que Mudaram a Educação: Lev Vygotsky


Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, região então dominada pela Rússia (e que só se tornou independente em 1991, com a desintegração da União Soviética, adotando o nome de Belarus). Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu a Vygotsky uma formação sólida desde criança. Ele teve um tutor particular até entrar no curso secundário e se dedicou desde cedo a muitas leituras. Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.

Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, em 1917, ano da revolução bolchevique, que ele apoiou. Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia - área em que rapidamente ganhou destaque, graças a sua cultura enciclopédica, seu pensamento inovador e sua intensa atividade, tendo produzido mais de 200 trabalhos científicos. Em 1925, já sofrendo da tuberculose que o mataria em 1934, publicou A Psicologia da Arte, um estudo sobre Hamlet, de William Shakespeare, cuja origem é sua tese de mestrado.

O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky morreu há 74 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. "Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea", diz Teresa Rego, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Ela ressalta, como exemplo, os pontos de contato entre os estudos de Vygotsky sobre a linguagem escrita e o trabalho da argentina Emilia Ferreiro, a mais influente dos educadores vivos.

A parte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.




15 de outubro de 2014

Secretário da Educação de Altaneira lança nota em homenagem ao dia do professor


O Secretário da Educação do município de Altaneira, Deza Soares, publicou na tarde desta quarta-feita, 15 de outubro, na rede social facebook nota em que tece homenagens ao professor, referenciado pelo dia dedicado a essa classe social.

Deza informa ainda que em breve a Seduc estará realizando confraternização objetivando reconhecer o esforço e a dedicação a esses profissionais do ensino-aprendizagem.

Abaixo, transcrevemos a íntegra do documento:

Hoje, 15 de outubro, data reservada a nós professores e professoras, que com toda honra e merecimento, somos homenageados ou pelo menos, lembrados de forma mais singela, com mensagens ou frases motivadoras e de reconhecimentos, em ambos os casos, entendemos como atitudes gratificantes, porém, o indispensável, é que tenhamos no nosso ego a consciência da importância que representamos para a sociedade, como profissionais que exercem papel fundamental na construção de espaços pautados na justiça social e na cidadania.

"Um professor pode encontrar a eternidade, pois nunca poderemos determinar onde pára a sua influência sobre os alunos que um dia serão homens, gênios, inventores, sementes que germinaram pelas mãos de seus mestres. Henry Adams

Pensar assim, é estar consciente de que as nossas responsabilidades como educadores são complexas, são cumpridas em circunstâncias muito especiais, sob permanente exposição a centenas de olhares fixos daqueles que pretendemos formar para que no futuro bem próximo possam agir como cidadãos atuantes em busca de contribuir na perspectiva da igualdade social.

O prazer maior nas relações de ensino-aprendizagem está na construção do conhecimento como algo útil, agradável e capaz de desencadear alegria e realização. O professor, sem dúvida, é um dos maiores interessados em qualidade na educação, portanto, em nome do Governo Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, parabenizamos e agradecemos a todos, que tenhamos muito sucesso na nossa importante missão de educador(a).