Livro busca quebrar preconceitos sobre origem africana da matemática

 

(FOTO | Reprodução).

A editora Ananse lança na próxima quinta-feira (7), na livraria Martins Fontes, em São Paulo, o livro “A Origem Africana da Matemática”, do escritor Jefferson Todão. A obra busca quebrar conceitos arraigados ao desafiar a narrativa tradicional que limita a origem da ciência e da matemática às civilizações gregas e europeias.

Ao destacar a herança científica e cultural de países africanos como África do Sul, República Democrática do Congo, Mali, Líbia e Egito, Todão compartilha a importância de conceitos fundamentais originados nesses países, como o calendário, a escrita e a astronomia. 

Além de enriquecer a compreensão sobre a origem da matemática, a obra se alinha à necessidade de cumprir com a Lei 10.639/03, que busca promover a história e a cultura afro-brasileira e africana nas escolas do Brasil.

Visando destacar a importância de reconhecer e celebrar essas contribuições dos povos africanos, o autor explora desde os primeiros sistemas de numeração até os avanços na geometria e álgebra, e ressalta a sofisticação matemática das civilizações africanas antigas.

Por meio dessa revisão histórica, o livro se propõe a corrigir um epistemicídio histórico, trazendo à luz as contribuições ignoradas dos povos africanos para o desenvolvimento global da ciência e da construção do conhecimento humano.

O autor também defende que a educação em ciências deve refletir a diversidade de contribuições culturais e desafiar a hegemonia eurocêntrica que domina os currículos educacionais para promover uma educação decolonial.
--------
Com informações do Alma Preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!