Alguma esperança? : DEM presidirá Comissão da Reforma Política




O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocou um deputado da oposição para presidir a comissão especial que vai analisar uma proposta de reforma política. O colegiado, que foi instalado na tarde desta terça-feira, 10, foi conduzido pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), filho do ex-prefeito do Rio César Maia e que cumpre o seu quinto mandato.

Eduardo Cunha (PMDB - RJ) costura acordo e coloca Rodrigo
Maia (DEM/foto) na presidência
da comissão da reforma política.
Em tese, a presidência da comissão é escolhida por uma eleição entre os membros, mas os acordos políticos costumam garantir que o posto seja ocupado sem disputas. “Você quer ter um engajamento para votar e não pode restringir a comissão à maioria. É preciso trazer os que estão em oposição porque é uma matéria que tem a ver com as eleições, e todos vão disputá-las”, afirmou Cunha.
Não vamos conduzir um processo delicado como esse e começar com uma obstrução por ser uma comissão constituída somente por base de governo.” Ele trabalha para que um projeto de reforma política seja aprovada a tempo de valer para as eleições municipais de 2016.

O afago ao Democratas – que faz ferrenha oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff – não é por acaso. Na campanha para a presidência da Câmara, o partido foi um dos primeiros a anunciar apoio a Cunha, que terminou vencendo o petista Arlindo Chinaglia (SP) ainda no primeiro turno.

Também pelas negociações lideradas pelo peemedebista, a relatoria da reforma política ficará com o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que desistiu de disputar a liderança da bancada para apoiar Lúcio Vieira Lima (BA). “O modelo institucional da reforma política não pode ter a visão específica só da bancada do governo. Tem de ser uma visão mais abrangente, fazendo com que a oposição tenha um protagonismo importante”, comemorou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

Golpe para o PT

A composição dos dois postos mais importantes da comissão especial é mais um duro golpe para o PT, que rechaça os termos da reforma política em discussão na Câmara. O texto foi elaborado em 2013 por um grupo de trabalho coordenado pelo ex-deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) em resposta ao que consideraram uma “interferência” de Dilma no Legislativo: depois das manifestações de rua daquele ano, a presidente enviou ao Congresso as linhas gerais de uma reforma política que gostaria de ver aprovada.

O principal ponto que desagrada o PT e o governo é o modelo proposto para o financiamento de campanha, um sistema que permite que os partidos decidam se as campanhas serão custeadas exclusivamente com recursos públicos, privados ou por uma solução mista. Já os petistas defendem o fim do financiamento empresarial das campanhas políticas.

Além do mais, a redação elaborada pelo grupo de Vaccarezza prevê a unificação das eleições a cada quatro anos e o fim da reeleição para cargos do Executivo. O projeto também quer instituir o voto facultativo no País e instituir um sistema pelo qual os Estados seriam divididos em circunscrições eleitorais, com o objetivo de aproximar o eleitor do candidato. A proposta também colocou cláusulas de desempenho para partidos e para candidatos. Ao longo da tramitação, esses itens podem sofrer modificações.

Secretaria da Educação de Altaneira participa do Seminário Estadual do PNAIC


A cidade de Fortaleza, capital cearense, foi palco entre os dias 11 e 12 de fevereiro do ano corrente do II Seminário Estadual do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC que tinha, dentre outros finalidades, apresentar a culminância das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2014, com foco na matemática.

Professor Reginaldo durante exposição no II Seminário
Estadual do PNAIC, em Fortaleza.
Para tanto, vários professores alfabetizadores dos municípios cearenses tiverem a oportunidade de socializar seus projetos no âmbito dessa disciplina. O município de Altaneira, na região do cariri, esteve representado no evento a partir do professor formador/alfabetizador Reginaldo de Sousa Venâncio que compartilhou sua experiência com o tema “Alfabetização Matemática: Aplicação de Instrumentos Concretos para uma Aprendizagem Significativa”.

Participaram ainda do encontro a Professora Coordenadora Municipal do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC, Micirlândia Soares, a professora Formadora, Vanúsia Fernandes e o Secretário da Educação Dhony Nergino.

O professor Reginaldo ainda não teceu comentário sobre o projeto exposto no seminário. Apenas Micirlândia compartilhou fotos dos dois dias do evento, inclusive aqui ilustra este artigo.

Matrículas em educação integral apresentam crescimento de 41,2%



quinto ano consecutivo, as matrículas em educação integral apresentam crescimento expressivo. O número de alunos que permanecem, pelo menos, sete horas diárias em atividades escolares aumentou 41,2%, passando de 3,1 milhões para 4,4 milhões. Desde 2010, o contingente de crianças e adolescentes atendidos em tempo integral mais que triplicou. É o que mostra o Censo Escolar da Educação Básica de 2014, divulgado nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O presidente do Inep, Chico Soares, afirmou que o censo aponta, a cada ano, empiricamente, os resultados das políticas públicas. “A expansão da educação integral é fruto do programa Mais Educação, desenvolvido pelo MEC, por meio do qual são transferidos recursos às escolas para manter os alunos em jornada estendida”, disse o presidente.

Proinfância

 “Outro aspecto positivo comprovado pelo censo é a expansão do atendimento em creches, fruto do Proinfância, programa do MEC que destina a estados e municípios recursos para ampliação e melhoria da oferta”, destacou Chico Soares. São 2,9 milhões de crianças matriculadas, o equivalente a um aumento na oferta de 40% nos últimos quatro anos. O número de escolas que oferecem creche chega a 58,6 mil estabelecimentos.

Profissional

A modalidade educação profissional também está evoluindo e já conta com 1,78 milhão de alunos matriculados, uma elevação de 89,2% em relação a 2008. Chico Soares avaliou que um dos fatores que impulsionam a educação profissional de nível médio é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Inclusão

O Censo aponta que 54,8% das escolas brasileiras têm alunos com deficiência incluídos em turmas regulares. Em 2008, esse percentual era de apenas 31%. A evolução está em sintonia com os desafios propostos pelo Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a universalização desse segmento da população de quatro a 17 anos preferencialmente na rede regular de ensino.

Ao todo, o Censo de 2014 registra 49,8 milhões de alunos matriculados na educação básica. No ano anterior, eram 50 milhões. “A queda é fruto do tamanho da população, que diminui a cada ano. É consequência, ainda, de um fenômeno positivo, a melhoria dos indicadores de progressão e, em consequência, a redução da defasagem idade-série. O problema está sendo enfrentado e diminui a cada ano”, observou o presidente do Inep.

O ensino fundamental é a maior etapa de toda educação básica e ultrapassa os 28 milhões de alunos. Destes, 15,7 milhões cursam os anos iniciais e 12,8 milhões os anos finais. Um dos destaques dessa etapa é que praticamente todos os alunos do primeiro ano do ensino fundamental estão na idade adequada para a série.

No ensino médio, o número de matrículas permaneceu estável em quatro anos. A frequência dessa etapa é de 8,3 milhões de alunos, 95,9% desse total em áreas urbanas. As redes estaduais são as que detêm a maior participação, com 84,7% do total de matrículas.

R$ 350 milhões do Programa Dinheiro Direto na Escola é liberado pelo FNDE



A segunda parcela de 2014 do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi liberada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São R$ 350 milhões referentes ao programa que custeia a manutenção e os gastos regulares do ensino básico. Ao todo, 112 mil escolas, com mais de 29 milhões de alunos, são beneficiados diretamente pelos recursos liberados. Os fundos estão em processo de liberação desde o dia 5 de fevereiro, mas devem estar na conta das escolas nos próximos dias.

Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.

O presidente do FNDE, Idilvan Alencar, enfatizou que “o dinheiro do PDDE é importante para apoiar a autonomia da escola, já que são depositados diretamente na conta da própria escola”. Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse. Destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e à manutenção da infraestrutura da escola. Também podem ser utilizados na compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão.


A máscara como símbolo de resistência negra a escravidão




Curso E-Proinfo: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”
Atividade “Articulado Teoria e Prática” (Projeto)
Plano a ser desenvolvido em sala de aula

I – Dados de Identificação

Escola: EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Professor: José Nicolau da Silva Neto
Disciplina: História
Série/Curso: 1º Ano B do Ensino Médio Integrado/Curso de Finanças
Professor: José Nicolau da Silva Neto

II – Tema:

A máscara como símbolo de resistência negra a escravidão

III – Problematização

Discutir sobre as diversas formas de resistências negra a escravidão no Brasil é, sem dúvida, um dos atenuantes que leva a uma mudança de paradigma frente a um dos grandes problemas que acompanha o processo de ensino-aprendizagem centrado, na grande maioria das vezes, em um modelo europeizante onde a história é contada pela visão do dominador.

Dessa feita, compreende-se que não é só um dever enquanto estudante, mas acima de tudo uma obrigação perceber e analisar a história a partir dos grupos a margem do poder, vendo-o e percebendo-o como sujeitos da história, como protagonistas, revelando toda a sua riqueza cultural que perpassou e perpassa pelas suas relações sociais. Ao se pensar assim e tendo como norte de discussão os povos negros, a questão se torna mais preocupante, haja vista a não inserção de forma efetiva da sua história nos livros didáticos, se constituindo como um dos maiores déficit dos sistemas educacionais brasileiros.

Por esta perspectiva, entende-se que estudar as diversas formas de manifestações do povo negro pelo viés não europeizante permite que se saia da condição de comodismo particular e se estabeleça uma luta pautada nas inquietações individuais e coletivas construídas a partir de uma visão de alpinista.

Como ponto de partida e também de reflexão, pretende-se construir/reconstruir o imaginário popular no que toca as várias formas de resistência negra a escravidão, tendo como norte de discussão o uso forçado por negros e negras de máscaras de folha de flandres como símbolo de um passado que insiste em permanecer nos mais variados espaços sociais, mudando-se apenas as metodologias e as estratégias para manter sob controle classes sociais. Porque o uso de máscara insiste em permanecer no seio da sociedade brasileira? Por outro lado, como se pode perceber a força, a bravura e a coragem negra no uso das máscaras?

A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos se não por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha-de-flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dois para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. (…) Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e algumas vezes o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras

É sabido que a utilização desse instrumento se configura mais como um ato de resistência negra do que propriamente como punição por parte dos escravocratas. Ela (a máscara) não só era usada como método para reprimir e, ou impedir que os escravos engolissem metal nas minas de ouro, mas pode-se perceber que esta era associada também a uma visão ainda hoje sustentada – a mulher negra como objeto sexual. A escrava Anastácia passou ao imaginário popular como símbolo de luta e de recusa a essa condição imposta pelos senhores de engenho escravocratas. Ela foi obrigada a usar a máscara por um senhor de escravos que não ficou contente com a não aceitação dela de submeter aos desejos aflorados deste. Aqui, ela só era retirada do rosto de Anastácia apenas para que ela fizesse as refeições.

A Escrava Anastácia, ou simplesmente a “santa” , como passou a ser denominada na linguagem da religião afro-brasileira, representa a imagem que a história ou a lenda deixou em volta de seu nome e na sua postura enquanto mártir e heroína, ao mesmo tempo. O caso da negra Anastácia é apenas um dentre inúmeros outros que vem a demonstrar a bravura da negritude em não submeter aos caprichos senhorios.

IV – Metodologia

Utilizar-se-á como campo de análise, reflexão, debate e atuação para o desenvolver deste ensaio oficina de confecção de máscaras tendo como matéria prima cabaças envolvendo 10 participantes, distribuído nos 4 cursos técnicos – Redes de Computadores, Finanças, Agronegócio e Edificações. Antes, porém, será realizada uma pesquisa por intermédio da leitura de autores que abordem a temática, assim como da análise e do debate sobre o poema Navio Negreiro, de Castro Alves.

Para tanto, será realizado reuniões semanais a fim de proporcionar discussões sobre os caminhos trilhados pelos autores do projeto junto aos demais integrantes, vindo a socializar os resultados obtidos. A luz dos saberes e das atitudes de resistências negra, primar-se-á pela importância e a valorização dos aspectos culturais, dentro do ambiente escolar, vindo a criar espaços com manifestações artísticas e exposições.

Ressalte-se ainda que será feito uma revisão das discussões historiográficas sobre a temática, onde será aberto um leque de discussões em face das mudanças e permanências que perpassa pelo nosso país, com a finalidade de que essa enredo seja rediscutido. Ao passo que se fará também sondagem com o propósito de se ter um diagnóstico sobre a concepção e os conhecimentos prévios que os educandos possuem sobre a temática.

V – Relevância do Projeto

Entendendo que a história precisa ser vista pelo viés das classes menos favorecidas nas mais diversas facetas e que isso sobrepõe mudanças e permanências é que há a necessidade de demonstrar que a máscara de folha de flandres atravessou gerações e permanece viva no imaginário popular, mudando apenas as estratégias, os locais e as pessoas que impõe seu domínio seja ela, social, cultural, religioso ou político.

É digno de registro ainda que uma das principais fundamentações deste ensaio se verifica ao atender ao que expõe os Parâmetros Curriculares Nacionais, que fomenta a discussão onde as instituições de ensino trabalhem com a diversidade cultural e formação ética e estética por intermédio da arte.

VI – Referência Bibliográfica

ASSIS, Machado. Pai Contra Mãe. Texto proveniente da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro e digitalizado por NUPILL – Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística, da Universidade Federal de Santa Catarina.
OLIVEIRA, Eduardo de. Quem é Quem na Negritude Brasileira. Texto apresentado no Congresso Nacional Afro-Brasileiro, 1998.
PATTERSON, Orlanda. Escravidão e Morte Social. Editoria EDUSP, 2008.
PINSKY, Jaime. A Escravidão no Brasil. Editora Contexto.
PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) - MEC




A escola diante desse novo panorama da sociedade


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Curso E-Proinfo: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”

Reflexão sobre “a escola diante desse novo panorama da sociedade”

As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.’” (DOWBOR, 2001, não paginado).

Ao se voltar sobre o papel das instituições de ensino diante da presença das novas tecnologias e de que forma esa atuação vem interferindo no processo de ensino-aprendizagem há a necessidade de se provocar o debate sobre a utilização desses recursos metodológicos no cotidiano escolar, trazendo a luz reflexões sobre as mudanças e permanências na área educacional nessa nova conjuntura cultural digital, trazendo a luz do debate o papel dinâmico e estratégico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS, os desafios na relação entre professor e aluno a partir do surgimento de novos ambientes de aprendizagem e a importância na formação e preparação do professor.

A cultura digital e, por conseguinte o seu uso pode se útil e contribuir para o processo de desenvolvimento educacional. Por outro lado, pode deixar irreparáveis. Vai depender do olhar pedagógico e das funções que a elas são atribuídas. 

Pensar na inserção dessas novas tecnologias no processo educativo envolve várias reflexões. A começar pela necessidade imediata de se responder a questionamentos como, de que forma utilizar essas TICs no ambiente escolar para contribuir no melhoramento do processo ensino-aprendizagem? Qual o investimento que está tendo no professor nesse novo cenário educativo que vem se desenvolvendo a partir do uso do computador e da internet em sala de aula? E no contraponto, de que maneira os aprendizes podem tirar proveito das TICs agregando novos conhecimentos e o utilizando de forma crítica e reflexiva no seu cotidiano? Como utilizar as novas tecnologias de forma integrada no projeto pedagógico?


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento


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Curso E-Proinfo: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”

Síntese do texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo (2004).

O grande desafio da educação ante as mudanças avassaladoras proporcionadas pelos recursos digitais é fazer com que o estudante consiga fazer desses aparatos tecnológicos algo importante no processo da aprendizagem. Testemunha-se de forma recorrente um emaranhado de jovens descontentes com a sala de aula e com os professores, pois enxergam esses ambientes como sem importância e sem ter, na grande maioria das vezes conexão nenhuma com as experiências por eles vividas.  Ressalte-se que o ensino com as novas mídias e a apropriação dos estudantes com estas deve ser vista com rigor pedagógico. Afinal de contas, há uma diversidade de informações e em um volume muito grande que o corpo discente toma contato e, que nem sempre é saudável para o objetivo maior da educação, a saber, formar cidadãos críticos atuantes do meio em que vive para poder transformá-lo. Para que isso ocorra é fundamental se ter professores capacitados para lhe dar com as TICs e fazer com que as informações ora expostas e de forma instantânea se torne em conhecimentos.

Moran (1998) argui que o trabalho com as TICs deve ser questionador das relações consensuais entre educador e educando. O professor deve assumir um papel de humano. Ele precisa estar aberto e valorizar a busca e incitar seus alunos a terem cada vez mais sede de conhecimento. Dentro desta perspetiva, faz necessário uma mudança de postura tanto do professor quanto do aluno e criar alternativas de aprendizagem que permita a transformação das informações recebidas instantaneamente em conhecimentos e isso precisa ser feito primando sempre pela criticidade dos discentes, ou seja, ao tomar contato com determinada informação ele deve ser capaz, de forma dialética e dialógica, se posicionar criticamente tomando partido.


Poema “Navegação à Deriva”, de Marcos Vinícius Quiroga


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Curso E-Proinfo: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”

Poema “Navegação à Deriva”, de Marcos Vinícius Quiroga

Análise


A leitura do poema nos proporciona perceber que há um mundo além do que conhecemos. Enxergar outros caminhos, traçar outras metas através do novo pode parecer difícil, mas necessário. O medo do novo não pode nos afastar dos objetivos que queremos alcançar, ao contrário, pode e deve sempre nos estimular. Toda via, é preciso muito cuidado. Quem não sabe aonde quer chegar qualquer lugar serve. Nesse caso, a deriva exige cautela e comprometimento naquilo a que se propõe. Temos que ter projetos de vida e precisamos a cada instante estar comprometido e firme na busca desse propósito.