Revista 'CUT com Raça' traz debate sobre preconceito contra população negra


A Central Única dos Trabalhadores lançou a revista CUT com Raça na quarta-feira (12), em evento na capital paulista que reuniu representantes dos movimentos sindical e negro. A publicação é parte da campanha permanente ‘Basta de racismo no trabalho e na vida’, ação da Secretária Nacional de Combate ao Racismo da Central, e também faz parte do calendário da CUT para o Mês da Consciência Negra. A revista foi produzida em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, entidade alemã que desenvolve programas de cooperação para a promoção do desenvolvimento e da democracia.

Publicação é resultado da campanha permanente 'Basta de
racismo no trabalho e na vida' 
"Os conteúdos foram pensados para ser trabalhados do ponto de vista da ação cotidiana de combate ao racismo, como informação e formação", disse Maria Julia Nogueira, secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, ao reafirmar a necessidade de promover essa discussão no dia a dia da classe trabalhadora.

O evento, que foi mediado pelo secretário-geral nacional da CUT, Sérgio Nobre, foi aberto pelo presidente da Central, Vagner Freitas. O dirigente destacou que qualquer discussão referente ao tema deve partir da constatação de que "o Brasil é um país racista, preconceituoso, desumano, desigual, injusto com as minorias". Para Vagner, a revista CUT com Raça é importante porque mostrará que o país "tem várias facetas e várias caras, e não só aquelas que nos apresentam".

A revista, segundo Júlia, reflete a pluralidade de opiniões e ideias por reunir a trajetória e histórias de lideranças negras brasileiras, como Zumbi dos Palmares e Lélia Gonzalez, informações sobre a Década Internacional de Povos Afrodescendentes (2015-2024), além de uma entrevista com o goleiro Aranha (do Santos), vítima de preconceito racial, e artigos assinados por dirigentes da CUT, de confederações filiadas à central e por militantes do movimento negro de todos o país.

A publicação traz ainda um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), encomendado pela CUT, que constatou que 65% dos dirigentes da central se declaram como negros.

Ideias

Após o lançamento da revista, formou-se uma mesa para aprofundamento da discussão de dois eixos fundamentais: ações para combater a discriminação e os impactos do racismo na vida cotidiana.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) e coordenadora nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Lisyane Motta, explicou que o órgão atua no combate à discriminação de maneira preventiva, repressiva e na promoção de direitos. A procuradora ressaltou a necessidade de que os trabalhadores conheçam e se apropriem dos instrumentos oferecidos pelo MPT. Para ela, o Judiciário deve manter estreita articulação com os movimentos sociais. “Se não houver articulação política e social, o Judiciário não responde”, afirma Lisyane.

Carlos Alberto Silva, ouvidor nacional da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), falou dos avanços nas políticas de igualdade racial, nos últimos anos, como a inclusão do crime de racismo como inafiançável na Constituição Federal de 1988 e a promulgação, em 2010, do Estatuto da Igualdade Racial, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira legislação específica a tratar de direitos da população negra, e não apenas ao combate da discriminação.

Outra medida destacada pelo ouvidor foi a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que garantiu uma mudança na forma como o Sistema Único de Saúde (SUS) tratava, até então, esse grupo da população. "São questões que não têm relação direta com o mundo do trabalho, mas é importante que os sindicatos se apropriem e defendam essas medidas que visam a garantir a saúde da população negra", alertou.

Para falar das implicações do racismo no dia a dia da população, Clédisson Júnior, membro da direção do Enegrecer (Coletivo Nacional de Juventude Negra), resgatou o legado da escravidão, que, segundo ele, colaborou para a deterioração do conceito de trabalho. "Quando você pergunta a uma criança o que ela quer ser quando crescer, dificilmente vai dizer que quer ser pedreiro, porteiro ou gari, porque são as profissões que majoritariamente os negros ocupam e dialogam historicamente com as heranças do período da escravidão", refletiu.

Já a secretária Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT), Cida Abreu, que em sua explanação revisitou os principais momentos e fatos do movimento negro, do Quilombo de Palmares aos dias atuais, disse acreditar que a reforma política é também essencial para fazer avançar a luta contra a discriminação. "Financiamento público de campanha é que vai fazer a grande mudança no perfil dos que são eleitos. Se tem lista e financiamento público, tem eleição de pobres e negros", afirmou, defendendo a formação de listas preordenadas, com representação igualitária entre homens e mulheres, para os cargos legislativos.


Via Rede Brasil Atual

Associação Universitária de Altaneira promove I Campeonato Xadrez na Escola


A Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Dezembro foi palco na tarde deste sábado, 15 de novembro, do I Campeonato de Xadrez na Escola.

Alunos, Alunas e Instrutores durante primeira rodada do I
Campeonato de Xadrez na Escola.
A iniciativa do torneio partiu da Associação Universitária de Altaneira - AUNA, sob a presidência do jovem Claudio Gonçalves que está contando com a parceria de estudantes e ex-universitários no desenvolvimento do processo.

Antes, porém, os alunos e alunas dos 6º ao 9º anos da instituição de ensino supracitada tiveram aulas teóricas e práticas sobre noções báscicas do xadrez, suas conexões com os grupos sociais, os mitos e verdades de sua origem, dentre outras. A idealização desse projeto é resgatar o gosto dos jovens altaneirenses pelo jogo, seja nas instituições publicas de ensino no município, ou ainda mediante a inserção da modalidade em outros espaços para além da sala de aula. 

O campeonato foi pensado em ser jogado em equipes formadas por três jogadores cada. Estas se enfrentam entre si e, no final, as quatro que mais pontuarem passarão as semifinais. Na tarde de ontem, 15, foram realizadas as três primeiras rodadas. A apuração dos pontos e a tabela de classificação eram feita e atualizada tão logo se encerrava cada rodada pelo ex-universitário e professor de Informática Givanildo Gonçalves.

Aparece como líder nesse primeiro encontro a Equipe B com 25 pontos, seguida das Equipes A, D e G, com 20 e 17 pontos, respectivamente.  Todos os jogos tiveram o acompanhamento de perto de Everton Amorim, Pedro Rafael, Claudio Gonçalves, Givanildo Gonçalves e deste signatário, além, claro, do apoio do professor da escola mencionada Adegildo Domingos.

Confira mais fotos do torneio
















Projeto “Leituraço”: Uma aula de inclusão racial com um menino de 10 anos


O Projeto Leituraço, realizado desde o último dia 3 pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, propôs maior reflexão para a sociedade a respeito de suas raízes, neste mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20) em alguns municípios. Até amanhã (14), quando termina o projeto, 800 mil alunos de 1.462 escolas de educação infantil e de ensinos fundamental e médio terão realizado leituras simultâneas de obras africanas e afro-brasileiras.

A reportagem da TVT, em visita ao CEU Vila Curuçá, na zona leste da cidade, conversou com Gustavo Gomes da Silva, de 10 anos, que deu uma aula sobre cidadania. Veloz e consciente nos argumentos, o garoto da 5ª série do fundamental, falou sobre a importância de se conhecer a cultura afrobrasileira para combater o racismo.

Se eu sou mesmo afrodescendente, eu quero saber as histórias da África, porque mesmo que não apareça a moral, como nas fábulas, elas têm uma moral escondida que você aprende.” Para Gustavo, os heróis negros desses contos ajudam as pessoas a respeitar os outros, ensinam que ninguém vive sozinho, isolado. “São todos em conjunto para combater o preconceito, a fome.”

Gustavo defende o debate proposto pelo Leituraço, já que “sempre haverá alguém racista”. “É importante mostrar a realidade a partir do ponto de vista do próprio negro”, defendeu.

Confira o vídeo

            


Com Pragmatismo Político/Portal Gelede

Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Mestre Pastinha


Vicente Ferreira Pastinha, mais conhecido como mestre Pastinha, já faz parte da cultura popular do Brasil. Nascido em Salvador (BA), no dia 5 de abril de 1889, era visto como “um indivíduo desconfiado e prevenido, que ao aproximar-se de uma esquina, tomava logo o meio da rua.” Outras características peculiares lhe eram atribuídas, como a calça de boca larga que cobria toda a extensão dos pés, a argolinha de ouro na orelha e o tradicional chapéu de banda.

Mesmo depois de muito idoso, jogava Capoeira como um exímio jovem de pouca idade, executando todos os movimentos com grande facilidade. Esse fato e sua intensa dedicação à Capoeira fizeram dele a figura famosa e respeitada que sempre foi, dentro e fora das “rodas”.

Mas quem ensinou a Pastinha a arte da capoeiragem que exercia com tanta perfeição? Quanto a essa questão, existem controvérsias. No prefácio de um pequeno livro publicado em 1964, com o título de “Capoeira Angola” e de autoria de Pastinha, José Benito Colmenro afirma que ele teve como mestre um negro de Angola, de nome Benedito. Entre a maioria dos capoeiristas, porém, a versão aceita é a de que o seu mestre fora Aberrê. 

Em 1941, no primeiro andar de um sobrado do Largo do Pelourinho, juntamente com mestre Amorzinho, Pastinha fundou aquela que seria uma das mais famosas academias de Capoeira de Salvador: a Escola de Capoeira de Angola. Às quintas e domingos, a animação contagiava os participantes, capoeiristas ou público presente. Qualquer turista que passasse pela capital da Bahia, não perdia a oportunidade de ver o mestre, no centro de sua roda, jogando com jovens e vigorosos capoeiras, derrotando um a um. E quando saía do jogo, sem precisar descansar, segurava o berimbau e puxava as cantigas. “Aqui pratico a verdadeira capoeira de Angola e aqui os homens aprendem a ser leais e justos. A lei de Angola, que herdei de meus avós, é a lei da lealdade”( Pastinha, em conversa com seu amigo, o escritor Jorge Amado).

Berimbau, pandeiro, caxixi e agogô eram os instrumentos musicais usados na Capoeira de Pastinha que dava preferência aos toques de São Bento Grande, São Bento Pequeno, Angola, Santa Maria, Cavalaria, Amazonas e Iuna.

Um dos poucos capoeiristas de sua época a viajar para o exterior, em abril de 1966 Pastinha integrou a delegação brasileira junto ao Premier Festival International des Arts Nègres, de Dakar (África), a convite do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Ainda dedicava parte de seu tempo para dirigir o Centro Esportivo de Capoeira de Angola, destinado a preservar o jogo em sua forma pura, chamada Angola ou Tradicional.


EEEP Wellington Belém de Figueiredo participa da VII Feira Regional de Ciências e Cultura


A Décima Oitava Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – Crede 18 promoveu durante esta sexta-feira, 14 de novembro, na Escola Estadual de Educação Profissional Violeta Arraes, no município de Crato, a VII Feira Regional de Ciências e Cultura.

Alunas Maria Angelina e Juliana Carlos, do Curso Técnico em Agronegócio, durante realização da VII Feira Regional de
Ciências e Cultura. Foto: Professora Janaina Nobre.
 
Participaram desse primeiro momento, como parte de resultados obtidos da triagem dos 120 (cento e vinte) projetos desenvolvidos por alunos e coordenados por professores das escolas de ensino fundamental, médio e ensino médio integrado em mostras realizadas nas dependências dessas instituições de ensino, apenas 53 (cinquenta e três) que foram considerados aptos.

Juliana Carlos e Maria Angelina, alunas da EEEP Wellington
Belém de Figueiredo na VII Feira Regional de Ciências e
Cultura. Foto: Professora Janaina Nobre.
A Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, situada no município de Nova Olinda e, que em forma de consórcio atende a mais dois municípios – Altaneira e Santana do Cariri – esteve participando do evento a partir da classificação de três projetos, a saber, Unidade Técnica de Demonstração: Desenvolvimento das Potencialidades Regionais e Fortalecimento da Agricultura Familiar (categoria Ciências Ambientais); Educação Financeira: Dificuldades no Planejamento Financeiro dos Jovens (categoria Ciências da Natureza e Matemática) e Recortes da Literatura Nordestina (categoria Linguagens e Códigos). 

O primeiro contou a apresentação das Alunas Maria Angelina e Juliana Carlos e orientado pela professora Janaina Nobre, do Curso Técnico em Agronegócio. O docente Renan Diniz orientou as alunas Camila Felix e Cicera Thayná, do Curso Técnico em Finanças e o terceiro contou com a apresentação dos discentes Raimundo Oliveira e Jane Érika, também do Curso em Agronegócio, sob a orientação da professora Lucélia Muniz.

Esta instituição de ensino esteve realizando no último dia 17 de outubro com a temática “Desenvolvimento Sustentável, Científico, socioeconômico e cultural”, sua I Mostra e contou com o desenvolvimento de 11 (onze) ensaios científicos.

Confira mais fotos do evento que contou também com a cobertura fotográfica da professora Lucélia Muniz.


Participantes a espera da abertura da VII Feira Regional de Ciências e Cultura.
Professora Lucélia Muniz e os discentes Raimundo Oliveira
e Jane Erika, da EEEP Wellington Belém de Figueiredo.
Alunos Raimundo Oliveira e Jane Érika durante a VII Feira Regional, em Crato.
Alunas Camila Félix e Cícera Thayná, do Curso Técnico em
Finanças, durante VII Feira Regional de Ciências e Cultura.