Pesquisa Ibope repõe Dilma e aumenta apetite de Serra por candidatura
Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri - FCC.
Autor de diversos artigos relacionados a temas como política, religião, cultura, etc,bem como também resenhas,todos publicados no site Recanto das Letras.
Diretor de Programação da Rádio Comunitária Altaneira FM. Membro do Grunec. Ex- Assessor de Comunicação do Poder Legislativo de Altaneira.
Vascaino e Professor
Professores da Escola Santa Tereza, em Altaneira, promovem oficinas de Confecção de Instrumentos Musicais Africanos
Alunos da EEM Santa Tereza participam de Oficinas de confecção de instrumentos musicais africanos desenvolvida por Cícero Chagas. Foto: Fabrício Ferraz |
Os
professores da área de Ciências Humanas da Escola Estadual Santa Tereza, no
município de Altaneira, lançaram no dia 13 de maio do corente ano o projeto
intitulado “Nossas Raízes” que concorrem para a efetivação da Lei nº 10.
639/2003.
O Projeto tem a coordenação do professor de História e Filosofia Fabrício Ferraz e tem como uma das finalidades trabalhar a participação da cultura africana na formação da sociedade brasileira.
Nos
dias 25 e 26 de setembro, os alunos tomaram contato com as diversas formas de
manifestação cultural do povo africano a partir de oficinas de confecção de
instrumentos musicais africanos como parte integrante deste projeto. É digno de registro que as principais
características dos africanos são a musicalidade e suas danças compostas por
diferentes ritmos e instrumentos. Desta
feita, a criatividade proporcionou a criação de vários instrumentos musicais
pelo corpo discente.
Instrumentos
Afoxé
– é um instrumento musical de percussão formado por uma cabaça redonda coberta
por uma rede de bolinhas ao redor de seu corpo. O som é produzido quando se
giram as bolinhas em um sentido, e o cabo no sentido oposto. É um instrumento
musical muito utilizado nos rituais de umbanda e pelos grupos de samba e
reggae.
Xequerê
- é um instrumento bem simples, feito de uma cabaça com uma colcha de contas
presa a ela. É um instrumento que dá um molho especial no ritmo executado,
utilizado no Maracatú e, hoje em dia, incorporado até nas baterias de escola de
samba.
Agogô –
instrumento musical percussivo composto de duas a quatro campânulas (objeto em
forma de sino) de tamanhos diferentes, ligadas entre si pelos vértices. É o
instrumento mais antigo do samba.
Berimbau –
é um instrumento de corda usado para fazer percussão na capoeira. É um arco
feito de uma vara de madeira, de comprimento aproximado de 1,20m a 1,60m, e um
fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do
arco é fixada uma cabaça que funciona como caixa de ressonância. Para a
realização do som, é necessária a utilização de uma pedra ou moeda, vareta e
caxixi.
Cuíca
– consiste numa espécie de tambor com uma haste de madeira presa no centro da
membrana de couro, pelo lado interno. O polegar, o indicador e o dedo médio
seguram a haste no interior do instrumento com um pedaço de pano úmido, os
ritmos são articulados pelo deslizamento deste tecido ao longo do bambu. A
outra mão segura a cuíca e com os dedos exerce uma pressão na pele. Quanto mais
forte a haste for segurada e mais pressão for aplicada na pele, mais altos
serão os tons obtidos.
Tambores
– são os principais instrumentos musicais africanos. Existem dos mais variados
formatos, tamanhos e elementos decorativos. É um objeto musical de percussão, é
oco e feito de bambu ou madeira. Além de sua utilização nos eventos festivos,
os tambores eram uma forma de comunicação entre comunidades distantes, em razão
de sua forte potência sonora.
Cícero Chagas e alunos durante oficina |
As
oficinas estão sendo desenvolvidas por Cícero Chagas e tem como foco a
confecção dos instrumentos Afoxé e Xequerê.
Cícero
é membro da Rede de Educação Cidadã – RECID, da Associação Raízes Culturais de
Altaneira e colaborador da Associação Beneficente de Altaneira – ABA, entidade
mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM.
Pensando
localmente, a iniciativa é louvável, mas precisa ser ampliada, abarcando assim,
todas as escolas do município. Quando se pensa a nível global, o assunto ganha
ainda mais contornos dramáticos e pesa sobre a não adesão das escolas a Lei
muitos fatores.
Veja Também: Dez anos da lei nº 10.639/2003 e ainda não pegou
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EEM Santa Tereza,
Lei 10.639/2013,
Oficinas de Instrumentos Musicais Africanos,
Projeto Nossas Raizes
Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri - FCC.
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Vascaino e Professor
Eduardo Campos retruca críticas de Ciro Gomes
Eduardo Campos rebateu críticas de Ciro Gomes |
O
presidente nacional do PSB e provável candidato à Presidência em 2014, Eduardo
Campos (PE), rebateu as críticas do ex-ministro Ciro Gomes, que cobrou em
entrevista na quarta-feira, 25, "dignidade" e "compostura"
do governador pernambucano.
"Eu trato as coisas na política, este é o meu jeito", declarou Campos, nesta quinta-feira, 26, acrescentando que houve uma disputa política dentro do partido, em que sua posição saiu vencedora. "Nós vencemos e temos que saber ganhar. E também é importante quem perde saber perder", disse o governador. "Se a gente não souber ganhar, terminamos não ganhando mais nunca. E se a gente não sabe perder, a gente acaba perdendo sempre", alfinetou.
Em
entrevista, Ciro Gomes, que, com o seu irmão e governador do Ceará Cid Gomes,
está de saída do PSB, disse que o governador Campos apresentou sua candidatura
com "a maior truculência e falta de respeito" e avaliou a situação
como "lamentável".
Os
irmãos Gomes eram favoráveis à manutenção da aliança para a reeleição da
presidente Dilma Rousseff em 2014, mas a saída dos socialistas do governo para
articular a candidatura de Campos inviabilizou a permanência dos Gomes.
Via
O Povo/Agência Estado
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Vascaino e Professor
Cid Gomes vai para o PT
Cid Gomes pode ir para o PT |
Segundo
informações no Diário do Nordeste, veiculado nesta quarta-feira, 25, o
governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que já teve o seu desligamento do PSB confirmado, pode está com seu destino
político-partidário definido. Ao contrário dos que muitos imaginavam o Partido
Republicano da Ordem Social – PROS, que teve seu registro aceito pelo TSE não
abrigará o governador cearense.
A
situação de Cid dentro do PSB estava insustentável, principalmente com a
confirmação do governador de Pernambuco, Eduardo Campo, presidente nacional da
agremiação socialista, em concorrer a presidência em 2014. Coloque neste rol, a
possibilidade da ex-prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins ter sido convidada a
filiar-se no PSB. Ela é um dos principais desafetos dos Ferreira Gomes. A
petista ficou de avaliar o pedido. Isolado, o destino de Cid pode ser não mais
o PROS, mas o Partido da então presidente Dilma Rousseff.
De acordo com o Diário do Nordeste, no blog do Roberto Moreira, a executiva
nacional do PT se reuniu ontem, 25, em São Paulo para analisar uma solicitação
de filiação partidária do governador do Ceará ao Partido dos Trabalhadores. A
executiva entendeu que o pedido deve ser atendido e abriu uma ficha de filiação
para Cid Gomes. Houve restrição à filiação do prefeito de Fortaleza, Roberto
Cláudio e a deputados das bancadas federal e estadual. Os seguidores de Cid vão
se filiar ao PROS e ao SOLIDARIEDADE. Partidos alternativos do Palácio do
Planalto. Ciro Gomes, que tem voo próprio, também pode se filiar ao PT ou
permanecer no partido e apoiar Eduardo Campos.
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Vascaino e Professor
Locutores da Rádio Altaneira FM participarão de minicurso
João Alves entrevistando a Secretária de Assistência Social Ellany Cristina no Noticias em Destaque |
A
Rádio A Rádio Altaneira Fm um dos principais veículos de comunicação do
município e o único que atende os lugares e pessoas mais distantes do centro (e
no próprio) e que por diversas razões não possuem acesso as redes sociais e,
ou, a rede mundial de computadores continua tendo um trabalho de informações
precários, embora reconheçamos os grandes avanços que vem tendo.
Apesar
de vários cursos já terem sido proporcionados aos locutores, o que inclusive
tem melhorado no desempenho de suas funções e, ao mesmo tempo contribuído para
fazer desse espaço de comunicação mais agradável, com programações mais significativas, alguns deles preocupados com músicas de qualidade e com maior
interatividade, ainda sentimos que falta algo mais. No quesito informar a população
local com notícias e fatos que a interessam e que de forma direta e indireta
atingem-na continua sendo feita de forma fragilizada, por exemplo.
Flávia Regina (apresentadora do Noticias em Destque) ao lado de Carlos Alberto Tolovi (um dos grandes coresponsáveis pelas mudanças na Rádio |
É
digno de registro que há sim programas que contribuíram para o relatado acima,
a saber: Esperança do Sertão, Acorda Povo, Notícias em Destaque, dentre outros
que, além de deixar a comunidade informada, permitiu a quebra da uniformidade,
da não variedade e, ou, da monotonia que vinha ate então sendo desenvolvida
pela emissora radiofônica. Mas falta algo mais.
Ante
a esse cenário, pensamos em contribuir para que a nossa Rádio ganhe mais
notoriedade e, acima de tudo, ganhe a um só tempo mais qualidade na área da informação.
Tendo em vista o que foi frisado acima e por acreditarmos que a informação é o
que gera conhecimento e, este é um dos bens mais preciosos da humanidade, vimos
a necessidade de ministrar um minicurso com o objetivo de gerar não só
instrução, direcionamento, mas também reflexão e debate voltado para a formação
cidadã a partir dos nossos locutores que de forma voluntária nos acordam cedo,
nos acompanham na hora do almoço e, as vezes na hora de dormir.
Michele Alves - Apresentadora do Programa Tarde Mania |
A sociedade vem sofrendo grandes
transformações em sua estrutura social, econômica e política, estabelecendo
novas relações sociais, passando a exigir da escola, do rádio e dos vários
espaços a formação de um novo cidadão, capaz de atuar na sociedade, de maneira
a transformá-la. Ante a isso e por acreditar na força do Rádio e dos locutores pretendemos desenvolver esse minicurso que discutirá a importância da cidadania nas suas várias facetas. E isso passa necessariamente pelos espaços de poder e por quem
tem esse poder. A formação cidadã vem sendo destacada como necessária, para que
os cidadãos possam contribuir na construção de novos valores calcados na
solidariedade, pois as novas relações sociais estabelecidas estão provocando a
exclusão social das classes menos favorecidas.
Nesse
sentido, esse Projeto de Comunicação (a partir do minicurso) será, não sem
razão, de caráter informativo cujo objetivo maior é aguçar a capacidade crítica
dos locutores a partir de questões temáticas e que envolvam o nosso cotidiano.
Temas como política, educação, saúde, esportes e cultura serão tratados por nós de forma simples e direta visando levar os locutores altaneirense a está sempre na estrada da cidadania, sem perder o caminho, para que os ouvintes também possam ser.
No
início deste mês nos reunimos com os (as) locutores (as) Flávia Regina, Rafaela
Chavier, Elenice Pereira, João Alves e com o parceiro Cláudio Gonçalves. Na
oportunidade, ficou acordado a data do inicio do minicurso. No entanto, por
motivos superiores não foi possível à realização desse processo. Uma nova data
será marcada.
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Vascaino e Professor
III Conferência Estadual da Cultura Consolida propostas que nortearão etapa nacional
Cícero Chagas representará Altaneira na Conferência Nacional da Cultura. |
Por Cícero Chagas (Cícero Popó)
Confiram
as propostas
aprovadas por eixo que servirão de guia para a comitiva cearense em Brasília, na III Conferência Nacional de Cultura.
Eixo
1 - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
Propostas
Estaduais
1.1
– Reformulação dos marcos legais do estado adequando ao SNC.
Institucionalização e implementação do SEC com todos os elementos constitutivos
(Órgão Gestor de Cultura, Conselho de Política Cultural, Plano de Cultura,
Sistema de Financiamento à Cultura, Conferência de Cultura, Sistema de
Informações e Indicadores Culturais, Sistemas Setoriais de Cultura, Programa de
Formação na Área da Cultura e Comissões Intergestores) em consonância com o
Sistema Nacional de Cultura.
1.2
– Revisão da Lei do Fundo Estadual de Cultura (FEC), destinando-o
exclusivamente para formação, fomento, criação e difusão previstas nos planos
estadual e municipais, garantindo 2% do orçamento geral do Estado para o FEC e
repasse de 50% dos recursos aos municípios com os Sistemas Municipais de
Cultura implementados para o fomento das atividades culturais locais.
1.3
- Reformular o organograma da Secult-CE, com a criação da coordenação de gestão
cultural, politicas culturais, secretarias executivas regionais, efetivação do
SIEC e divisão da CODAC em diretoria setoriais para acompanhar, orientar e
assessorar os municípios, artistas e instituições culturais no Sistema
municipal, politicas, programas e projetos culturais.
1.4
–(aglutinação das propostas 1.4 e 1.5) Reformulação e atualização do Sistema de
Informações e Indicadores Culturais da Secult, visando à ampliação dos
cadastros realizados e do acesso às informações culturais do Estado. Realização
do mapeamento da diversidade das expressões artísticas e do patrimônio cultural
em todo território cearense, objetivando o incentivo a pesquisa na área
cultural e a fruição dos bens culturais do Estado.
1.5
– Revisão da política de editais da Secult, garantindo a regionalização, a
ampliação de recursos, a desburocratização, a transparência em todo o processo
e a criação de novas temáticas que contemplem as demandas locais e todas as
linguagens e setores, buscando a equidade de gênero.
1.6
– Implementação de parcerias intersetoriais entre a Secult, as secretarias
correlatas (Seduc; Setur; STDS; DAS; Secretaria do Esporte; Secitece; Seplag;
Sefaz e Sejus), os municípios e os Fóruns Regionais de Cultura e Turismo do
Estado com intuito de realizar projetos e programas voltados para a área
cultural.
1.7
– Criação de programas de capacitação em Gestão Cultural e na área de Arte e
Cultura anuais voltados para os gestores, conselheiros, pareceristas e demais
funções na área da cultura dos municípios e do estado, instituições culturais
sem fins lucrativos e artistas, com uma plataforma virtual semi-presencial e
presencial.
1.8
- Modificação da lei do conselho estadual de cultura dando-lhes as funções
consultiva, deliberativa, normativa e fiscalizadora. Garantindo-lhe paridade na
sua composição. Os conselheiros representantes da Sociedade civil devem ser
eleitos via fóruns setoriais, de acordo com a distribuição dos fóruns
nacionais.
1.9
- Apresentação do plano estadual de cultura para consulta pública e envio
imediato para aprovação na assembleia legislativa.
1.10
- Fazer cumprir os instrumentos legais que versam sobre acessibilidade conforme
meta 29 do plano nacional de cultura -
PNC e decreto 5.296 de 02 de Dezembro de 2004.
1.11
- Instituir através de Lei estadual o Programa Agentes de Cultura no estado do
Ceará, com atuação em todos os municípios cearenses.
1.12
- Alterar a Lei do Mecenato modificando o percentual de renúncia fiscal para
10% nas empresas de pequeno porte, 6% nas empresas de médio porte e 3% nas
empresas de grande porte. Mantendo o teto estipulado pela SEFAZ.
Propostas Nacionais
1.1 - Articulação com o congresso nacional para
a aprovação e posterior sanção do PEC nº 150-2003, garantindo as porcentagens
para os fundos de cultura e o funcionamento dos sistemas de cultura.
1.2 – Criação de um escritório de representação
regional do ministério da cultura no Ceará para atendimento dos estados: Ceará,
Piauí e Maranhão; tendo, entre outras funções, a de assessorar os municípios na
implantação dos seus Sistemas Municipais de Cultura, através de cursos,
oficinas, palestras e outras atividades, assegurando dotação
orçamentaria para execução dessas atividades.
1.3 – Implantação do Programa Nacional de
Formação em Gestão Cultural, para gestores de órgãos governamentais, não
governamentais e conselheiros de cultura, e ampliação do número de vagas no
curso de gestão oferecido pelo ministério em parceria com as universidades federais.
1.4 – Ampliação da política de editais, bem
como das linhas de financiamento, que contemplem todas as linguagens e setores artísticos, garantindo a
produção, circulação e intercambio destes, e desburocratização dos processos,
dando maior acesso aos municípios de pequeno porte.
Eixo
2 - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
Propostas
Estaduais
2.1.
Criação, estruturação, ampliação e implantação de cursos de curta, média e
longa duração contínuos (técnicos, profissionalizantes e de nível superior) em
Arte, Cultura e Patrimônio promovidos pelo Governo do Estado do Ceará, voltados
para a formação de profissionais da cultura e gestores culturais, contemplando
todos os municípios cearenses.
2.2. Criação e estruturação de escolas
de arte e cultura nas 14 microrregiões do Estado permitindo a formação
artística, cultural, patrimonial (material e imaterial), de acordo com a
necessidade de cada microrregião.
2.3.
Ampliação e efetivação da parceria entre Secult, Seduc e Secretarias Municipais
de Educação e Cultura para a implementação na matriz curricular do ensino
fundamental e médio, assegurando formação continuada dos professores nos
conteúdos: de história local, cultura e cidadania, que versem sobre a
diversidade cultural brasileira, cearense e municipal, com destaque nas leis
10.639-03 e 11.645-08 e com caráter de punição aos municípios que não as
cumprirem.
2.4
Garantir um espaço de transmissão de saberes e fazeres das culturas
tradicionais aos mestres de cultura,
grupos culturais, entre outros sujeitos dentro da escola.
2.5.
Criação de programa de intercâmbio cultural do estado do Ceará garantindo a
difusão de conhecimentos das manifestações artístico-culturais, tradicionais e
contemporâneas que contemplem os povos indígenas, quilombolas e comunidades
tradicionais a fim de promover o fortalecimento e a divulgação das culturas
municipais, bem como a valorização dos artistas populares.
2.6. Ampliação
da divulgação das manifestações culturais locais e regionais através dos meios
de comunicação públicos e privados (rádio, TV, Internet, jornal, etc...) e
produções artísticas (livros, documentários, etc...).
2.7.
Criação e manutenção de centros de cultura digital, disponibilizando cursos de
informática e serviços digitais que contemplem as comunidades, artistas e
grupos culturais nos municípios.
2.8.
Implantação do Cinturão Digital em todos os municípios do Ceará.
2.9.
Criação de cursos sobre patrimônio cultural material e imaterial que promova a
valorização e preservação dos mesmos.
2.10.
Criar mecanismos orçamentários de fomento e incentivo à implantação dos
arquivos públicos municipais.
2.11.
Reformulação da Lei dos Mestres, objetivando a ampliação do número de mestres
do tesouro vivo, assegurando a transparência dos critérios de escolha, com a participação
dos mestres na reformulação da lei, bem como o fortalecimento de grupos e
pessoas que detenham o título de tesouro vivo para a permanência e
desenvolvimento dos mesmos.
(proposta: revisão dos valores, criação de comitê gestor para
acompanhamento e valorização dos mestres)
2.12. Criação e manutenção de políticas públicas de estado
que valorizem e preservem a diversidade cultural, as comunidades indígenas,
quilombolas e pessoas com deficiência nos municípios.
2.13. Manter os eventos consolidados nas regiões e
descentralizar os recursos para realização de novos eventos e circulação de
cursos de segmento cultural de acordo com a demanda de cada município do Ceará.
2.14. Fomento à criação artística, à estruturação e à
manutenção de grupos artísticos e culturais nos municípios, garantindo o
mapeamento e a produção artístico-cultural cearense.
2.15 – Retorno da TVC para a Secretaria de Cultura, tendo
como principal pauta a produção cultural cearense.
Propostas Nacionais
2.1 - Ampliação e implantação
de intercâmbios artístico-culturais a nível nacional e internacional e cursos
de formação, técnicos, profissionalizantes e de nível superior na área de arte,
cultura e patrimônio que atendam à demanda dos profissionais, artistas e
gestores da cultura, em todos os níveis federativos.
2.2 - Ampliação da divulgação
de conteúdo cultural nos meios de comunicação públicos e privados a fim de
valorizar e promover a diversidade cultural brasileira.
2.3 - Ampliação dos programas de fomento, valorização e
preservação do patrimônio artístico-cultural brasileiro que contemplem todos os
níveis federativos, respeitando as especificidades locais e agregando-as ao
conjunto formador da cultura brasileira.
2.4 Ampliação das políticas públicas de valorização e preservação
das manifestações culturais das comunidades tradicionais, indígenas e
quilombolas.
Eixo 3 – CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
Propostas Estaduais
3.1. Reestruturação do calendário
cultural do Ceará garantindo o direito à livre manifestação e participação
artística e cultural locais, independente de filiação junto às entidades
representativas de cada segmento/linguagem, contemplando todo o estado,
viabilizando a itinerância.
3.2. Ampliação dos pontos de
cultura do Ceará contemplando todos os municípios cearenses, garantindo o
acompanhamento periódico por técnicos da Secretaria da Cultura no que diz
respeito à lícita aplicação dos recursos e democratização de seus equipamentos,
além da manutenção dos já existentes.
(proposta de assessoria jurídica e prestação de contas por
técnicos da secretaria da cultura)
3.3. Reestruturação do projeto
Agentes de Leitura transformando-o em política pública de modo a garantir a
continuidade do projeto, respeitando a proporcionalidade do número de
habitantes de cada município, garantindo monitoramento das ações executadas
pelos agentes durante sua execução.
3.4. Criação e manutenção de
espaços e equipamentos culturais com atividades contínuas, valorizando as
culturas locais e contemplando todos os municípios cearenses, respeitando as
particularidades de cada um. (proposta: fomentar a estruturação, ampliação,
manutenção e usufruto efetivo de espaços culturais, em todo o Ceará dotados de
pessoal qualificado e de tecnologia assistiva, necessários para a produção, circulação
e divulgação de atividades de arte e cultura acessíveis; de acordo com os
artigos 9º e 30º do decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, o artigo 47 do
decreto 5.296/2004 e por fim, a convenção sobre a proteção e promoção da
Diversidade das expressões culturais)
3.5. Garantia do acesso democrático
a todos os equipamentos, bens e serviços culturais do estado, tornando-os acessíveis às pessoas com deficiência por
meio de recursos estruturais e de fruição cultural, tais como, audiodescrição,
audiolivro, legendagem para surdos e tradução em libras e braille e pessoas com
necessidades especiais.
3.6. Instituir no âmbito do
organograma da SECULT/CE, uma coordenadoria designada a potencializar a
participação popular no Estado do Ceará.
3.7 – Assegurar a contratação de profissionais com
deficiência para atividades em arte e educação em espaços culturais públicos e
privados, incentivando a formação e qualificação destas pessoas.
3.8 - Edital de
fomento ao artista com deficiência
3.9 – Reconhecer e transformar as escolar públicas em espaços
privilegiados de fruição, circulação, vivência e experimentação estética e
artística e cumprimento da resolução do conselho estadual de educação nº 611
que dispõe sobre o ensino de arte nas escolas de ensino básico, através de
política intersetorial entre a SECULT e SEDUC.
Propostas Nacionais
3.1 - Criação e Ampliação de programas para manutenção,
construção e reforma de auditórios, centros culturais, equipamentos culturais,
etc., em parceria com instituições públicas e privadas, garantindo o
cumprimento da meta 29, do Plano Nacional de Cultura.
3.2 - Tornar o programa Centros Unificados de Esporte e
Cultura – CEU’s uma política pública de Estado, ampliando sua atuação e
contemplando todos os municípios brasileiros que possuam seus sistemas
municipais de cultura efetivados.
3.3 – Fortalecimento do Programa Cultura Viva, expandindo a
rede e garantindo a manutenção dos Pontos de Cultura já existentes.
3.4 – Fortalecer e
facilitar a formação e funcionamento de fóruns e redes de equipamentos e
artistas, agentes, gestores, investidores, ativistas e produtores culturais.
Eixo 4 – CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Propostas Estaduais
4.1. Ampliação da oferta de cursos continuados e criação de cursos técnicos e
de graduação, gratuitos, de formação em Gestão Cultural para a elaboração de
projetos, para fomento financeiro e promoção de bens e serviços culturais, de
forma periódica, e em todo território cearense, contemplando os agentes
culturais, com transparência no processo de seleção.
4.2. Criação de bolsas voltadas para o financiamento da
qualificação de artistas, proporcionando a inserção no mercado de trabalho
formal.
4.3. Elaboração de tabela de referência de valores de
serviços voltados para a cultura do estado, visando à ampliação da formalização
dos profissionais do setor cultural.
4.4. Promoção de ações voltadas para a sustentabilidade do
Turismo Cultural, Religioso, Gastronômico, de base comunitária, entre outros,
em parceria intersetorial entre as Secretarias do Estado, contemplando todos os
municípios, garantindo a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência.
(proposta: incluir povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais)
4.5 – Criação de programas em parcerias entre o estado, as
empresas privadas, públicas e o terceiro setor para o fomento/financiamento de
ações dos grupos, associações, ONG's, entidades, entre outros, que desenvolvam
atividades artísticas, culturais, extrativistas e turísticas.
4.6 – Criação de assessoria na SECULT para a divulgação e
orientação acerca da política de direitos autorais nacional.
4.7 – Implementação de programas e projetos de financiamento
aos territórios criativos, contemplando as várias linguagens e setores em todos
os municípios cearenses.
4.8 – Criação de Centros Regionais de Referência do
Artesanato em parceria com a STDS e a SECULT com programas de
capacitação/qualificação, realização de feiras para o escoamento da produção e
fomento das cooperativas e associações de artesãos contemplando, também,
artesãos com deficiência, ampliação da divulgação e expansão da Carteira do
Artesão expedida pela CEART.
4.9 - Realização do
mapeamento das cadeias produtivas do setor cultural em todos os municípios
cearenses.
4.10 – Efetivação do Criativa- Birô no estado do Ceará.
4.11 – Criação do Departamento de Economia Criativa dentro da
Agência de Desenvolvimento Econômico do estado do Ceará.
4.12 – Formação da Rede Colaborativa permanente da Economia
Criativa com a criação do observatório da cultura do Ceará.
4.13 – Qualificação do corpo técnico dos centros regionais de
artesanato e de economia criativa para atender pessoas com deficiência.
Propostas Nacionais
4.1 – Criação de novos roteiros turísticos culturais de base
comunitária, bem como ampliação, potencialização, certificação e qualificação
dos roteiros já existentes, que valorizem o patrimônio material, imaterial e
natural, com foco no desenvolvimento local e/ou regional em parceria entre o
Ministério da Cultura, o Ministério do Turismo, Ministério das Cidades e
Ministério do Desenvolvimento Social.
4.2 – Efetivação do projeto Criativa Birô (escritórios
regionais de economia criativa) objetivando o apoio aos agentes criativos para
fomentar o desenvolvimento econômico dos setores criativos nacionais.
4.3 – Regulamentação das práticas e atividades culturais,
garantindo os direitos trabalhistas, previdenciários e autorais aos
profissionais do setor cultural de forma desburocratizada.
4.4 – Criação de programas de incentivo à sustentabilidade
das cadeias produtivas do setor cultural (artesãos, artistas, grupos e
coletivos culturais), promovendo a difusão, fruição e comercialização, nacional
e internacional, dos produtos e serviços culturais, garantindo a acessibilidade
e a inclusão.
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Conferência Nacional da Cultura,
cultura,
Delegados Altaneirenses na III CEC,
III Conferência Estadual da Cultura
Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri - FCC.
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Vascaino e Professor
Mujica faz discurso inspirador na ONU
Mujica discursa na ONU. "Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos, carregamos frustrações, pobreza e autoexclusão". (Reprodução/ UN). |
O
presidente do Uruguai, José Mujica, criticou duramente o consumismo durante seu
discurso na 68º Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira
(24/09). “O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de
felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não
podemos, carregamos frustração, pobreza e autoexclusão”, afirmou.
No
discurso, que durou 40 minutos, ele também elogiou a utopia “de seu tempo”,
mencionou sua luta pelo antigo sonho de uma “sociedade libertária e sem
classes” e destacou a importância da ONU, que se traduz para ele um “sonho de
paz para a humanidade”.
Aos
jornais uruguaios, Mujica prometeu um “discurso exótico” e fugiu do protocolo
ao dizer que “tem angústia pelo futuro” e que nossa “primeira tarefa é salvar a
vida humana”. “Sou do Sul (…) e carrego inequivocamente milhões de pessoas
pobres na América Latina, carrego as culturas originárias esmagadas, o resto do
colonialismo nas Malvinas, os bloqueios inúteis a Cuba, carrego a consequência da
vigilância eletrônica, que gera desconfiança que nos envenena inutilmente.
Carrego a dívida social e a necessidade de defender a Amazônia, nossos rios, de
lutar por pátria para todos e que a Colômbia possa encontrar o caminho da paz,
com o dever de lutar pela tolerância”.
A
humanidade sacrificou os deuses imateriais e ocupou o templo com o “deus
mercado, que organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade.
Parece que nascemos só para consumir e consumir. E quando não podemos,
carregamos a frustração, a pobreza, a autoexclusão”. No mesmo tom, ressaltou o
fracasso do modelo adotado no capitalismo: “o certo hoje é que para a sociedade
consumir como um americano médio seriam necessários três planetas. Nossa
civilização montou um desafio mentiroso”.
Para
o presidente, o atual modelo de civilização “é contra os ciclos naturais,
contra a liberdade, que supõe ter tempo para viver, (…) é uma civilização
contra o tempo livre, que não se paga, que não se compra e que é o que nos
permite viver as relações humanas”, porque “só o amor, a amizade, a
solidariedade, e a família transcendem”. “Arrasamos as selvas e implantamos
selvas de cimento. Enfrentamos o sedentarismo com esteiras, a insônia com
remédios. E pensamos que somos felizes ao deixar o humano”.
Paz e guerra
“A
cada 2 minutos se gastam dois milhões de dólares em insumos militares. As
pesquisas médicas correspondem à quinta parte dos investimentos militares”,
criticou o presidente ao sustentar que ainda estamos na pré-história: “enquanto
o homem recorrer à guerra quando fracassar a política, estaremos na
pré-história”, defendeu.
Assim,
criamos “este processo do qual não podemos sair e causa ódio, fanatismo,
desconfiança, novas guerras; eu sei que é fácil poeticamente autocriticarmos.
Mas seria possível se firmássemos acordos de política planetária que nos
garantam a paz”. Ao invés disso, “bloqueiam os espaços da ONU, que foi criada
com um sonho de paz para a humanidade”.
O
uruguaio também abordou a debilidade da ONU, que “se burocratiza por falta de poder
e autonomia, de reconhecimento e de uma democracia e de um mundo que
corresponda à maioria do planeta”.
“Nosso
pequeno país tem a maior quantidade de soldados em missões de paz e estamos
onde queiram que estejamos, e somos pequenos”. Dizemos com conhecimento de
causa, garantiu o mandatário, que “estes sonhos, estes desafios que estão no
horizonte implicam lutar por uma agenda de acordos mundiais para governar nossa
história e superar as ameaças à vida”. Para isso é “preciso entender que os
indigentes do mundo não são da África, ou da América Latina e sim de toda
humanidade que, globalizada, deve se empenhar no desenvolvimento para a vida”.
“Pensem
que a vida humana é um milagre e nada vale mais que a vida. E que nosso dever
biológico é acima de todas as coisas, impulsionar e multiplicar a vida e
entendermos que a espécie somos nós” e concluiu: “a espécie deveria ter um
governo para a humanidade que supere o individualismo e crie cabeças
políticas”.
Via Pragmatismo Político/Opera Mundi
Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri - FCC.
Autor de diversos artigos relacionados a temas como política, religião, cultura, etc,bem como também resenhas,todos publicados no site Recanto das Letras.
Diretor de Programação da Rádio Comunitária Altaneira FM. Membro do Grunec. Ex- Assessor de Comunicação do Poder Legislativo de Altaneira.
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