Licitação do Cinturão das Águas do Ceará acontece nesta sexta-feira (19)

Canal principal do CAC

A implantação do Cinturão das Águas do Ceará – CAC será iniciada nesta Sexta-feira, 19, através da Central de Licitações do Estado.  Destaque-se que a licitação, do tipo de menor preço, refere-se à edificação do 1º trecho da obra, entre o município de Jati e o Rio Carius.

O CAC é formado por um canal principal que irá margear no sentido leste – oeste, a Chapada do Araripe, para, em seguida, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti – Parnaiba, no sentido sul-norte, até atingir a bacia do Rio Acaraú.

Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos - SRH, a previsão é de que a integração disponibilize 45 mil metros cúbicos de água por segundo para o Estado cearense.

O Cinturão se constitui de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do São Francisco para a 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. Após a conclusão da primeira parte, o Governo do Estado prevê a construção de uma segunda etapa. O investimento total para todo o projeto é de R$ 7 bilhões.

Qualidade e Educação

Recebi do professor Dr. Nei Alberto Pies, artigo intitulado Qualidade e Educação. No artigo, Nei Pies que também é ativista em Direitos Humanos discorre com excelência sobre o ofício de educar.
Segundo ele o maior prazer no processo e, ou, nas relações do ensino-aprendizagem está na utilidade que a construção do conhecimento pode proporcionar. Confira na íntegra o artigo que me foi cedido via correio eletrônico:
Qualidade e Educação
“Viemos ao mundo para dar nome às coisas:
dessa forma nos tornamos senhores delas ou
servos de quem as batizar antes de nós”.
(Lya Luft)
“Qualidade é um substantivo inerente ao ser humano e a seus afazeres. O ofício de educar, como outros, pressupõem a qualidade, gerada na satisfação e na conquista de aprendizagens protagonizadas por educadores e educandos. O prazer maior nas relações de ensino-aprendizagem está na construção do conhecimento como algo útil, agradável e capaz de desencadear alegria e realização. O educador é um dos maiores interessados em qualidade na educação, pois esta sempre carrega potenciais para sua satisfação (o fracasso dos educandos também representa o seu fracasso).
Quem ganha com a desqualificação da educação pública? Quem ganha quando os professores e professoras não são tratados com a dignidade que merecem? Quem goza de alguma vantagem quando os alunos de nossas escolas saem delas sem as mínimas condições de ler e interpretar o mundo, para melhor inserir-se nele?
É incrível: quando a sociedade se mostra disposta a debater qualidade na educação, os professores/as são atacados e apontados responsáveis pelo insucesso escolar. E o que é mais grave: as peculiaridades de seu ofício começam a ser entendidas como privilégios e não como direitos. E professores que lutam para ampliar ou manter seus direitos são duramente penalizados.
Por acaso professores e alunos estão sendo consultados para a avaliação dos processos educativos nos quais são os principais sujeitos? Para avaliarmos a educação, precisamos legitimidade nos processos avaliativos, a partir de acordos e convencimentos capazes de promover o envolvimento dos sujeitos nas realidades avaliadas. Seres humanos não são passivos como os produtos e suas ações e atitudes sempre remetem à sua liberdade.
Rubem Alves, quando discute “Qualidade em educação”, lembra que “a educação, na medida em que lida com a vida das pessoas e a vida do país, deve ser a área mais rigorosamente testada e é preciso que seja excelente. Entretanto, é aquela em que os testes são mais difíceis e as avaliações, vestibulares e provões quase nada significam: nada garante que a qualidade, medida por critérios acadêmicos numéricos, consiga passar os testes que a vida impõe”.
Alves afirma que as avaliações escolares sempre são anunciadas com a intenção de “consertar a máquina” (a estrutura dos sistemas de ensino). E logo responde: “eu, ao contrário, acho que não há nada de errado com a máquina. Não há o que consertar. Acontece que os alunos, mais precisamente os corpos dos alunos – tem também seus mecanismos de “controle de qualidade”. Se eles não aprendem é porque os seus corpos reprovam a máquina. Seus corpos vomitam o que a máquina lhes enfia goela abaixo. O resultado do “examão” seria a prova disso”. E pondera ainda que nosso corpo só aprende dois tipos de conteúdos: os que dão prazer e os que levam ao objeto de prazer (aqueles com razões para serem aprendidos). “A máquina funciona como deve. O problema é que a comida que ela serve é imprópria para a inteligência”.
Faz bom tempo que os educadores/as reclamam qualidade. Faz tempo que apontam imprópria a “comida” que os governos lhes servem (precarização das condições de trabalho, retirada de direitos e penalizações para quem luta). E isto fere suas inteligências. Por isso pedem um favor: não chamem de inteligência o que se faz na gestão da educação pública. É muito indigesto e está longe de gerar prazer. E já seria ousadia demais!”

APEOC debaterá Reformulação do Ensino Médio em Seminário

Acontece nesta sexta-feira (19/04), às 19h, na Assembleia Legislativa do Ceará, o Seminário "Currículo e Formação - Desafios para o Ensino Médio".

Promovido em parceria entre os mandatos dos deputados federais Chico Lopes e Artur Bruno e a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado José Teodoro, o seminário vai debater a reformulação do Ensino Médio, com destaque para os desafios ligados ao currículo e à formação dos estudantes.

“Currículo e Formação - Desafios para o Ensino Médio", aberto à participação de todos os interessados no tema, vai reunir professores, pesquisadores e estudantes. As propostas apresentadas no seminário, nesta sexta, na Assembleia Legislativa, serão encaminhadas à Comissão Especial para a Reformulação do Ensino Médio, da Câmara dos Deputados, para contribuir sobre o debate nacional quanto aos novos rumos do Ensino Médio.

O Coordenador dessa Comissão no Ceará, o deputado federal Chico Lopes - também integrante da direção do Sindicato APEOC - ressalta: "Vamos discutir o papel do Ensino Médio: o que ele tem sido e o que ele deve ser, no Ceará e no Brasil. Há muitos anos o Ensino Médio tem sido tratado apenas como uma etapa para o acesso do estudante à universidade. E acrescenta o parlamentar: “Precisamos de um Ensino médio capaz de oferecer qualificação e perspectivas para o conjunto dos estudantes, incluindo os que hoje seguem diretamente para o mercado de trabalho, ou para cursos técnicos e de profissionalização".

Os palestrantes do Seminário "Currículo e Formação - Desafios para o Ensino Médio"  serão os professores Enéas Arrais Neto (UFC) e Rejane Bezerra Andrade (UECE).

Foram convidados a participar dos debates: Sindicato APEOC, representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, da Secretaria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, das comissões de Educação da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal, e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Ceará, das universidades cearenses, entre outros.

Com informações do APEOC

Inscrições abertas para 8 concursos no Ceará com 654 vagas



Com o prazo de inscrições já em andamento, os interessados
devem intensificar a preparação

Oito concursos no Ceará estão com inscrições abertas, totalizando uma oferta de 654 vagas para todos os níveis de escolaridade.

Só para a Cagece, são 315 vagas de nível médio/técnico e superior, com salários de até R$ 4.308,97. Inscrições em www.funcab.org.br até 7 de maio.

Outro destaque é a seleção para Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará, com 62 vagas e cadastro de reserva, e salários de R$ 2,4 mil e R$ 3,9 mil. Inscrições em www.concursosfcc.com.br até 8 de maio.

O Tribunal de Justiça do Ceará abriu seleção para 200 vagas de agente de proteção voluntária. O salário não foi informado. Inscrições até 19 de abril no Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria, ou no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, no bairro de Fátima.

Na Controladoria e Ouvidoria Geral, são 18 vagas com salário de R$ 3.057,60 para auditor do controle interno. Inscrições até 22 de abril em www.uece.br/cev.

O Conselho Regional de Odontologia abriu 8 vagas para nível médio e superior com salário de até R$ 2.700. Inscrições até 3 de maio em www.promunicipio.com.
Já o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades está ofertando 20 vagas de nível superior, com salários entre R$ 3.747,97 e R$ 6.169,73. Inscrições vão até 12 de maio pelo site www. ibfc.org.br.
No interior, as prefeituras de Baixio e de Mauriti estão ofertando, respectivamente, 23 vagas para professor alfabetizador e 8 vagas de agente municipal de trânsito.

Nacional
A nível nacional, destaque para o concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para 81 vagas em cargos de nível médio/ técnico e superior. Os salários variam de R$ 4.760,18 a R$ 10.019,20.
As vagas são para as cidades de Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto (SP), Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Inscrições em www.cespe.unb.br/concursos/ans_13.
Acesse mais informações sobre todos os certames mencionados no portal www.concursoseempregos.opovo.com.br.
6,1
mil reais É o maior salário, ofertado pelo Idece para arquiteto e engenheiro civil

Com créditos do O Povo

Juíza beneficia "mandante confesso" da morte do jovem Kaiowá



A Justiça Federal concedeu liminar de reintegração de posse para o fazendeiro Orlandino Carneiro Gonçalves, autor confesso do assassinato do adolescente indígena Denílson Barbosa. O Guarani Kaiowá, de 15 anos, morador de uma aldeia localizada em Caarapó (MS), foi encontrado morto no dia 17 de fevereiro. Desde o assassinato de Denílson, cerca de 500 indígenas ocuparam a fazenda onde teria acontecido o crime e enterraram o corpo do jovem no local. A propriedade, hoje arrendada para a criação de gado e monocultivo de soja, é reivindicada como território tradicional indígena.

Com a determinação da Justiça, os indígenas têm dez dias para deixar a área. Em caso de desobediência, a decisão estabelece multa diária de R$ 10 mil a ser paga pela comunidade e R$ 100 mil pela Fundação Nacional do Índio (Funai).
A juíza da 1ª Vara Federal de Dourados, Raquel Domingues do Amaral, também exige que a Funai "proceda à exumação e traslado do corpo do jovem indígena sepultado na fazenda".
Os índios já declararam que não vão deixar o local e só saem de lá mortos. Uma das lideranças informou que “hoje tem 500 pessoas e uns 80 barracos e vai vir mais gente pra ajudar a resistir”.
Com informações da Radioagencia NP

Secretaria Municipal da Educação de Altaneira adquire novas cadeiras e bancas para as escolas da rede municipal



Alunos da Escola 18 de Dezembro já passaram a utilizar
as novas cadeiras e mesas. Foto: João Alves
Os alunos da escola 18 de Dezembro passaram por uma significativa mudança em sala de aula nesta segunda-feira (15).  Os mais de 200 estudantes atendidos pela escola da rede municipal de ensino deixarão de utilizar as antigas cadeiras que estão sendo trocadas por novas cadeiras e bancas adquiridas pela prefeitura de Altaneira através da Secretaria Municipal da Educação.

Além dos novos móveis serem fabricados em aço e plástico resistentes, são mais confortáveis e anatômicos. Segundo o Secretário Deza Soares, as novas bancas e cadeiras irão proporcionar maior comodidade e segurança ao alunado.

Foram adquiridas 200 cadeiras acompanhadas das mesas para os alunos, 5 mesas com cadeiras para os professores, além de 20 mesas para apoio aos cadeirantes. Essa ação faz parte do Plano de Ações Articuladas – PAR. Uma das metas da Secretaria é equipar todas as escolas da rede municipal com o novo material.



Inscrições abertas para o II Festival Intercolegial de Poesia Infantil



Estudantes da educação básica das redes pública e particular podem participar do 2º Festival Intercolegial de Poesia Estudantil. O projeto, idealizado pelo Grupo Chocalho, tem como principais objetivos, a popularização da literatura no meio estudantil, além da descoberta de novos talentos na poesia. As inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 30 de junho de 2013, na sede da entidade ou na secretaria da escola. Outra opção é enviar os trabalhos via Correios, para o Grupo Chocalho (a data impressa no envelope será o comprovante de cumprimento do prazo).
Cada estudante poderá inscrever até três poemas, e deverá assinar seus trabalhos sob pseudônimo. Devem ser entregues cinco cópias impressas de cada poema inscrito, além de um CD com o conteúdo. Em envelope separado, deve conter os dados do autor, como: nome completo, endereço, e-mail, telefones, nome da escola e declaração confirmando que o aluno está regularmente matriculado e com frequência normal.
A Comissão Julgadora selecionará os 100 melhores poemas, que farão parte do livro II Antologia de Poesia Estudantil, prêmio do festival. Os três primeiros colocados em cada nível receberão, também, troféus, livros, prêmios dos patrocinadores e diplomas.
Endereço do Grupo Chocalho:
Casa de Juvenal Galeno – Rua General Sampaio, 1128 - Centro - Fortaleza – Ceará, CEP 60.020-030.
Mais informações:
Blog do grupo chocalho
Professor Auriberto Cavalcante - ( 85 ) 91 42 31 95
Assessoria de Comunicação da Seduc

Nicolás Maduro vence eleição na Venezuela com 50,6% dos votos



Maduro é recebido por partidário ao chegar a colégio
eleitoral em Caracas
Considerado sucessor político de Hugo Chávez e atual presidente interino do país, Nicolás Maduro, foi eleito presidente da Venezuela, anunciou a presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena. Maduro, candidato da situação, teve 50,66% dos votos, superando os 49,07% do oposicionista Henrique Capriles. Maduro irá suceder Hugo Chávez, que morreu em março após lutar contra um câncer.

De acordo com a presidenta do conselho, não há como o resultado mudar. Até o momento, 99,12% das urnas foram apuradas. “O CNE, quando dá um resultado eleitoral, é porque é irreversível”, disse. Segundo o conselho, 78,71% dos eleitores votaram neste domingo 14. O resultado foi divulgado às 23h16 (horário de Caracas).

Maduro tem 51 anos, foi motorista de ônibus e participou desde o início do movimento de esquerda fundado por Hugo Chávez. Em 2000, foi eleito deputado da Assembleia Nacional, e em 2006, assumiu o cargo de Ministro das Relações Exteriores do governo de Chávez, e se manteve na função até ser designado vice-presidente do país.

Assumiu interinamente a Presidência da Venezuela, quando Chávez teve de se afastar de suas funções de presidente para tratar o câncer. Foi escolhido, pelo próprio Chávez, para ser seu herdeiro político. Maduro continuou como presidente do país após a morte de Chávez e durante o período eleitoral. Sua estratégia de campanha buscou vinculá-lo fortemente à imagem do líder venezuelano.

Tibisay Lucena apelou para que os candidatos peçam a seus seguidores que recebam o resultado das urnas com tranquilidade, ressaltando que o processo de votação foi tranquilo, pacífico e que os venezuelanos definiram os rumos do país “em paz e por meio dos votos”.

Com informações da Carta Capital